(1,0)
Acerca de engenharia de requisitos de software, coesão, acoplamento e medição e estimativas de projetos de software, julgue os próximos itens.De acordo com os princípios da engenharia de software relacionados à independência funcional, os algoritmos devem ser construídos por módulos visando unicamente ao alto acoplamento e à baixa coesão, caso a interface entre os módulos dê-se pela passagem de dados.
A engenharia de software busca sistematizar a produção desoftware com qualidade. No que concerne ao estágio de projeto,julgue os seguintes itens.A independência dos componentes é um dos atributos que reflete a qualidade do projeto. O grau de independência pode ser medido a partir dos conceitos de acoplamento e coesão, os quais, idealmente, devem ser alto e baixo, respectivamente.
Acerca de coesão e acoplamento, elementos críticos para odesenvolvimento e manutenção de sistemas, julgue os itens que seseguem.O acoplamento de métodos expressa o fato de que qualquer método deve ser responsável somente por uma tarefa bem definida.
Acerca de coesão e acoplamento, elementos críticos para odesenvolvimento e manutenção de sistemas, julgue os itens que seseguem.De acordo com o princípio da coesão de classes, cada classe deve representar uma única entidade bem definida no domínio do problema. O grau de coesão diminui com o aumento contínuo de código de manutenção nas classes.
Julgue os itens subsequentes, relativos às as métricas de software, medições que se referem a um sistema, processo ou documentação,e que, aliadas aos padrões, auxiliam na qualidade do software.
A métrica de acoplamento e coesão analisa o grau de dependência entre componentes de um programa. Em um projeto de software, buscam-se um baixo grau de acoplamento e um alto grau de coesão. A medida fan-in, que mede o grau de acoplamento, indica quantos módulos controlam diretamente determinado módulo; desse modo, um valor baixo de fan-in indica que uma função Y está estreitamente acoplada ao restante do projeto.
A respeito de arquitetura para desenvolvimento de sistemas, de programação orientada a aspectos (POA) e de banco de dados distribuídos, julgue o item subsecutivo.Com a POA, cujo objetivo consiste em aperfeiçoar a programação orientada a objetos (POO), permitindo que objetos correlacionados sejam evoluídos em conjunto, sem afetar a coesão e o acoplamento dos módulos, é possível, durante o desenvolvimento do software, unir a modelagem de dados, a segurança e a auditoria.
Acerca dos padrões GRASP, julgue os itens a seguir.Nos casos em que a solução oferecida pelo padrão Expert violar a alta coesão e o baixo acoplamento, o padrão adequado a ser aplicado será o Creator, que atribui um conjunto altamente coesivo de responsabilidades a uma classe artificial que não representa um conceito do domínio do problema.
Julgue o seguinte item, a respeito de programação orientada a objetos.
O encapsulamento em uma classe garante que seus métodos e suas variáveis tenham alta coesão e baixo acoplamento, seguindo os objetivos básicos da programação orientada a objetos.
No que se refere às linguagens de programação, julgue os itens subsecutivos.Coesão e acoplamento são dois critérios úteis para se analisar a qualidade da interface pública de uma classe. A interface pública será considerada coesa se todos os seus recursos estiverem relacionados ao conceito que a classe representa, enquanto, no acoplamento, uma classe é dependente de outra.
Julgue o item a seguir, a respeito dos padrões GRASP (general responsibility assignment software patterns).Entre os padrões definidos pelo GRASP, destacam-se baixa coesão e alto acoplamento.
Recuperar senha