(1,0)
Considerando as funções de administração, julgue os itens a seguir.
Todos os relacionamentos interpessoais que o organograma não pode captar referem-se à organização ou à estrutura informal.
Julgue os itens seguintes, referentes aos tipos de departamentalização.
A departamentalização por produto dificulta a avaliação, realizada pela gerência, do desempenho da unidade de trabalho, devido à separação das diferentes divisões dos produtos.
Com relação às características do planejamento, julgue os itens seguintes.
O planejamento permite aos gestores saberem o que o futuro reserva para seus concorrentes, fornecedores e empresas.
A respeito da gestão da qualidade, do modelo de excelência gerencial e da gestão de projetos, julgue os itens subsequentes.
O diagrama de Pareto é uma ferramenta da qualidade indicada para descobrir as causas dos problemas eventualmente identificados na organização.
A organização privada que adota o modelo da Fundação Nacional da Qualidade para avaliar o nível de suas práticas de gestão tem a sociedade como critério de excelência a ser analisado.
Ao assumir a gerência de qualidade de uma organização, Maria pretende criar uma auditoria de processos gerenciais, que avaliará a conformidade das atividades desenvolvidas pelos diversos setores componentes da organização. Para compor sua equipe, Maria decidiu recrutar pessoalmente cada colaborador, por meio de seleção externa, pois acredita que, de modo geral, as pessoas não são responsáveis e não gostam de trabalhar. Visando atrair colaboradores para o cargo, ela oferecerá as melhores gratificações financeiras da organização. Os futuros auditores de processos terão uma rotina muito bem delineada e serão avaliados semestralmente pelas chefias imediatas. Os aspectos da avaliação julgados deficientes serão objeto de capacitações.
Com referência a essa situação hipotética e ao tema por ela evocado, julgue os próximos itens.
A avaliação de desempenho por incidentes críticos se baseia na avaliação dos aspectos normais e recorrentes das atividades desenvolvidas em uma organização.
Com relação às características básicas da administração, julgue os itens a seguir.
O denominado primeiro setor corresponde às empresas, o segundo setor representa o governo e o chamado terceiro setor compreende as organizações de utilidade pública, que têm origem na sociedade e no governo, independentemente de possuírem ou não fins lucrativos.
A respeito do clima e da cultura organizacionais, julgue os itens subsecutivos.
A cultura organizacional pode decorrer da criação consciente de padrões, valores e princípios dos criadores da organização.
Acerca das características básicas das organizações formais modernas, julgue os itens a seguir.
Entre os critérios de departamentalização, inclui-se o funcional, organizado por tarefas independentes e orientadas para um objetivo geral.
Com relação ao processo organizacional, julgue os itens subsequentes.
A primeira tarefa do planejador é definir um plano, parte mais importante do processo de planejamento. Em seguida, ele deve coletar e processar dados relevantes para a implementação desse plano, a partir de novas informações e decisões.
A divisão do trabalho, cuja finalidade é produzir mais e melhor, com o mesmo esforço, é a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de tarefas.
Julgue os itens a seguir, relativos às organizações modernas e suas estruturas.
Nas organizações modernas, as redes sociais e pessoais, fundamentais para a estrutura organizacional, integram a sua estrutura informal, e a concorrência com a estrutura formal é identificada como fator favorável à melhoria do desempenho da organização.
A respeito da gestão de projetos e da legislação administrativa nas organizações, julgue os próximos itens.Primeira atividade a ser desenvolvida para a gestão de um projeto, a elaboração do cronograma constitui o ponto de partida para o desenvolvimento das demais atividades associadas a uma gestão.
A respeito dos processos de gestão nas organizações, julgue os itens seguintes.As estratégias genéricas de estabilidade são recomendadas não só para organizações que se encontram em ambientes com ameaças críticas e têm competências distintivas, mas também para organizações que operam em ambientes com oportunidades abundantes e limitações críticas.
Considerando a evolução da administração gerencial e da administração pública no século XX, julgue os itens a seguir. No século XX, a evolução da administração foi marcada pela transição do enfoque relacional — que prioriza aspectos da organização informal e elementos comportamentais — para o enfoque estrutural, com ênfase na organização formal, nas regras e nas estruturas organizacionais
Recuperar senha