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#34253
Concurso
IFPB
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFPB
Matéria
Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais
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(1,0)

Entende-se por unidade de estocagem, todo e qualquer tipo de instalação destinada à armazenagem de materiais. Dentre as alternativas apresentadas, qual NÃO pode ser considerado como unidade de estocagem: 

#34252
Concurso
IFPB
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFPB
Matéria
Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais
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(1,0)

Na Organização e Administração do Almoxarifado, é CORRETO afirmar que o seu espaço útil 

#34251
Concurso
IFPB
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
IFPB
Matéria
Administração de Recursos de Materiais e Patrimoniais
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(1,0)

Um prédio ideal ao funcionamento de um Almoxarifado será aquele que, além do seu dimensionamento adequado, terá como complemento o seguinte: 

I. Perfeito sistema de segurança, ventilação e escoamento de águas; 

II. Compartilhamento com temperatura regulável (estufa); 

III. Compartilhamento seco; 

IV. Compartilhamento frio; 

V. Compartilhamento para armazenagem de gases engarrafados; 

VI. Plataformas de cargas e descargas de materiais, cobertas; 

VII. Rampas de acesso para equipamentos rodantes de pequeno e médio porte. 

É CORRETO o que se afirma em: 

#34242
Concurso
Polícia Civil-BA
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-BA
Matéria
Metodologia da Investigação Policial
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(1,0)

Sobre a atividade de investigação e a postura do investigador, é incorreto afirmar: 

#34241
Concurso
Polícia Civil-BA
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-BA
Matéria
Metodologia da Investigação Policial
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(1,0)

Sobre os princípios da investigação, é incorreto afirmar: 

#34239
Concurso
IFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

A concepção de currículo, pautada no multiculturalismo, reconhece as diferentes situações sociais e repertórios culturais presentes nas salas de aula e nas relações de poder. O currículo nessa perspectiva parte do reconhecimento dessas diferenças, da heterogeneidade cultural. Para tanto é necessário, dentre outros aspectos, que:

#34238
Concurso
IFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-AL
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Pedagogia
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(1,0)

A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação. “[...] no geral a escola brasileira opera com a verificação e não com a avaliação da aprendizagem”. (LIBÂNEO, 2011). São consideradas ações de uma prática avaliativa escolar:

#34237
Concurso
IFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

O planejamento é definido como um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas. Em relação ao planejamento educacional, é correto afirmar que: 

#34236
Concurso
IFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

A formação do trabalhador enquanto direito social se fundamenta na superação da dicotomia trabalho manual/ trabalho intelectual, com a integração entre ensino médio e educação profissional. Nesse sentido, são princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio: 

I. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento apenas para a vida profissional; 

II. Trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular; 

III. Articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico; 

IV. Dissociabilidade entre educação e prática social, desconsiderando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem; 

V. Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem; 

VI. Interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, persistindo a fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular; 

VII. Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas. 

É correto afirmar que: 

#34234
Concurso
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Cargo
. Cargos Diversos
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CEFET-AL
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Pedagogia
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(1,0)

As relações de poder são questões centrais das teorias críticas do currículo, visto que o poder se manifesta em relações sociais em que os indivíduos ou grupos são submetidos às decisões arbitrárias de outros e que podemos constatar essas relações no âmbito escolar. Nesse sentido, podemos afirmar que: 

I. O currículo oficial, reconhecido como válido e importante na escola, expressa os interesses dos grupos e classes menos favorecidos, colocando-os em vantagem nas relações de poder; 

II. A tarefa de teorização curricular crítica deve estar em um esforço contínuo de identificação e análise das relações de poder envolvidas na educação e no currículo; 

III. O currículo oficial contribui para o fortalecimento de identidades heterogêneas e, consequentemente, para a representação dos interesses individuais dos sujeitos, não subjugando-os às relações de poder existentes na escola. 

Pode-se afirmar que:

#34233
Concurso
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. Cargos Diversos
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CEFET-AL
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Pedagogia
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(1,0)

As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através: 

I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e as necessidades básicas da aprendizagem; 

II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua importância para um país em desenvolvimento tecnológico; 

III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade; 

IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais; 

V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores. 

São afirmativas corretas: 

#34230
Concurso
IFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
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médio

(1,0)

A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade educacional, visando transformá-la. A partir dessa perspectiva, análise os itens abaixo: 

I. A avaliação emancipatória está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse primordial é analisar a participação ativa do individuo no seu processo avaliativo, permitindo que ele copie os modelos educacionais existentes. 

II. Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta de avaliação são: emancipação, conformação, decisão democrática, transformação, reprodução e crítica educativa. 

III. Os procedimentos da avaliação emancipatória caracterizam-se por métodos dialógicos e participantes, fundamentados pela ótica da abordagem educacional qualitativa. 

IV. Nessa perspectiva de avaliação, a emancipação prevê que a consciência crítica da situação e a proposição de alternativas de solução para a mesma constituam-se em elementos de luta transformadora para os diferentes participantes da avaliação. 

Tendo como base os itens acima descritos, é correto afirmar que: 

#34229
Concurso
IFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
2
médio

(1,0)

Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que: 

#34227
Concurso
IFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-AL
Matéria
Pedagogia
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0)

O processo de organização escolar, na gestão democrática participativa, dispõe de funções que são propriedades comuns ao sistema organizacional de uma instituição, a partir das quais se definem as ações e as operações necessárias ao seu funcionamento. Em relação às funções dos elementos da organização e gestão escolar é correto afirmar que: 

#34226
Concurso
IFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
CEFET-AL
Matéria
História Geral
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0)

No inicio da década de 60, os movimentos populares como as Ligas Camponesas e suas ações como sindicalização rural e ocupação de terras ganharam mais impactos. Do ponto de vista político, o acontecimento que fez acentuar as ações para além da legalidade foi a: