(1,0)
Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:
Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)
Uma clínica de médio porte comunica aos clientes fidelizados que já está disponível para consumo uma vacina contra o câncer de mama. Segundo o comunicado, tal vacina é fruto de uma recente descoberta de um laboratório multinacional de reconhecida reputação internacional. Mais tarde, descobre-se que a oferta é, na realidade, falsa, e que o medicamento é apenas placebo. O laboratório envolvido nessa promoção oportunista, no entanto, defende-se publicamente por meio de veículos de comunicação de massa.Nesse caso, as peças mais indicadas para se chegar aos clientes fidelizados da clínica e para se fazer um desmentido público são, respectivamente, o(a)
O bom funcionamento de um aeroporto raramente é divulgado nos noticiários. Por outro lado, um acidente aéreo ou o atraso nos voos colocam o mesmo aeroporto em evidência nas páginas dos jornais.Esse tipo de ocorrência NÃO significa que
O processo da produção colaborativa de notícias, propiciada pelo aspecto de interatividade oferecido pela internet, por sua natureza, adapta-se melhor a notícias
Uma importante indústria farmacêutica é acusada de fabricar um lote de anticoncepcionais com problemas. No lugar de alguns comprimidos do princípio ativo, foram encontradas cápsulas de placebo.Diante das denúncias comprovadas, que foram veiculadas pela mídia, a assessoria de imprensa tem como obrigação
Um site carioca de dicas infantis recebe rotineiramente, via e-mail, divulgação sobre peças de sex shop. O fato revela uma prática condenada pelos modernos manuais de assessoria de imprensa.Essa prática denomina-se
Uma agência de publicidade é dividida em departamentos que se complementam na busca do desenvolvimento perfeito da comunicação de seus clientes, seguindo uma ordem lógica própria de procedimentos.Em uma campanha de desempenho perfeito, com todas as partes acertando suas funções de imediato, duas áreas que atuam tanto antes quanto depois do trabalho da criação são:
Com a evolução constante da tecnologia, os jogos de computador, sejam eles simples ou complexos, passaram a ocupar um espaço considerável da internet.Do ponto de vista da atuação publicitária on-line, essa migração significou, entre outras coisas, uma
Na elaboração de uma campanha motivacional interna, serão confeccionados cartazes e banners animados para a intranet. Seria possível utilizar o mesmo programa para elaborar todos os layouts, porém o resultado final poderia ficar comprometido.Nessa situação, os programas indicados para executar cada tipo de material, respectivamente, serão
Todo projeto paginado — livros, revistas ou newsletters —, impresso em gráfica, deve ter o seu número de páginas múltiplo de 4. O motivo é que o processo de impressão do arquivo organiza as páginas em folhas impressas e dobradas para formar uma seção do projeto. Essa seção é chamada de
Uma empresa vai participar de uma feira internacional para divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes. Para isso, o profissional de criação desenvolveu uma série de materiais gráficos.Ao enviar os arquivos para a impressão, ele tomou alguns cuidados, tais como os de
A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.II – As promoções de vendas são instrumentos eficazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra.III – As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários.IV – As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas. Estão corretas as afirmativas
Em suas ações de branding, uma organização financeira adota um posicionamento por uso/aplicação.Sendo assim, suas campanhas de comunicação realçam o fato de que ela é a
No ambiente empresarial, a frase que representa de forma mais apropriada o conceito de comprometimento no endomarketing é a seguinte:
Recuperar senha