(1,0)
Considerando a tabela precedente, em que baixa, média e alta são as complexidades das funções, julgue o próximo item, relativo a análise de pontos de função (APF).
A aplicação A possui mais pontos de função brutos do que a aplicação B.
Acerca de bancos de dados, julgue o item que segue.
Considere os seguintes comandos SQL.
WITH Numeros (num)
AS
(
SELECT 0 as num
union all
SELECT num + 3 as num
FROM Numeros
WHERE num <13
)
SELECT * FROM Numeros
É correto afirmar que o resultado da execução desses comandos é o seguinte.
0
3
6
9
12
O código a seguir, criado no SQL Server 2017, apresenta uma visão materializada, especificamente devido ao argumento
SCHEMABINDING.
CREATE VIEW VwTeste
WITH SCHEMABINDING
SELECT campo1 FROM tabela WHERE campo1 > 17;
O DB2 for z/OS 12.0.0 não suporta a criação de stored procedures; em razão da sua estrutura de camadas internas, somente é possível a atualização de dados direta, sem o uso de funções e(ou) procedimentos armazenados.
O item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação a testes de software.Uma equipe de desenvolvimento de softwares pretendia realizar testes de forma incremental durante o desenvolvimento de um programa, a fim de verificar se mudanças no programa não haviam nele introduzido novos bugs; para isso, foram sugeridos os testes unitários e de regressão. Nessa situação, será correto utilizar os testes unitários, mas não os testes de regressão, pois esses últimos não visam verificar novos bugs, mas sim, tão somente, avaliar as funcionalidades do sistema.
O item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com relação a testes de software.
Determinada equipe de desenvolvimento de softwares pretendia realizar testes que permitissem avaliar cenários com os quais os usuários reais do sistema pudessem se relacionar. Esses cenários deveriam descrever uma maneira de usar o sistema. Para isso, foram sugeridos os testes de release e de cenário. Nessa situação, será correto aplicar testes de cenários, que são incompatíveis com os de release, devendo a aplicação desses últimos ser descartada.
Determinada equipe de desenvolvimento de softwares desejava realizar testes que avaliassem o comportamento do sistema por meio do estudo das entradas e das saídas relacionadas, sem validação da implementação do software e sem acesso ao seu código-fonte. Para isso, a equipe sugeriu a utilização dos testes de caixa-preta e de caixa-branca. Nessa situação, somente o teste tipo caixa-preta é corretamente aplicável, pois o tipo caixa-branca depende de acesso ao código-fonte do sistema.
A respeito de engenharia de requisitos, julgue o item a seguir.
A revisão técnica é um procedimento utilizado para validar os requisitos de um projeto, com o objetivo de identificar eventuais inconsistências e verificar se os artefatos estão de acordo com o padrão esperado.
No levantamento de informações, os requisitos dos solicitantes são classificados como normais e conceituais. Os requisitos normais refletem os objetivos e as metas do produto, ao passo que os conceituais estão implícitos no produto ou extrapolam as expectativas do cliente.
O protótipo operacional serve para aprimorar o entendimento de como o sistema deve funcionar, por meio da elucidação dos requisitos do usuário e da compreensão de suas necessidades.
Acerca dos métodos ágeis, julgue o próximo item.
Em XP, a técnica de planning game é utilizada pelo cliente para identificar as prioridades do que deve ser construído em um software, sem a participação dos desenvolvedores.
No Scrum, um dos objetivos da sprint review é mostrar o que foi feito pelos membros da equipe na sprint anterior, ao passo que a retrospectiva visa identificar o que pode ser melhorado na próxima sprint.
Nas regras SMART, aplicadas para identificar os objetivos de um produto, a regra realistic garante que todos os stakeholders tenham o mesmo entendimento a respeito desses objetivos.
Considerando os conceitos de análise e projeto orientados a objetos, julgue o item subsecutivo.Dois métodos podem ser utilizados para identificar casos de uso: um que se baseia em atores, em que primeiro são identificados os atores e, depois, os eventos dos quais eles participam; e um que se baseia em eventos, em que primeiro são identificados os eventos e, depois, os atores relacionados.
Considerando os conceitos de análise e projeto orientados a objetos, julgue o item subsecutivo.
A UML é um guia para análise e projeto orientados a objetos, e mostra ao desenvolvedor como realizar essas atividades.
Recuperar senha