(1,0)
Com referência à administração de bens materiais, julgue os itens que se seguem.
Entre as técnicas não-matemáticas de previsão de consumo, a projeção que admite que o futuro será repetição do passado e a explicação que relaciona os quantitativos com alguma variável cuja evolução é conhecida ou previsível são as mais utilizadas.
É função da administração de estoques minimizar o capital total investido em estoques, sem que com isso seja comprometida a cadeia de suprimentos.
Acerca da administração de materiais, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o Decreto n.º 99.658/1990, os materiais a serem alienados por um órgão público deverão ser vendidos observando-se os preços atualizados e praticados pelo mercado.
Na definição do nível adequado de estoque, devem ser consideradas as necessidades de uso dos itens guardados e desconsideradas as questões financeiras envolvidas.
A gestão ou administração dos estoques é responsável por equilibrar as necessidades de recursos das organizações.
Com relação ao processo de compras, julgue os itens subsequentes.
Cabe ao comprador, além de especificar a qualidade, providenciar os meios apropriados de inspeção e testes de verificação que comprovem a qualidade por ele desejada.
Cabe ao departamento de compras manter boa articulação com o mercado fornecedor.
A aquisição emergencial e rápida é uma das vantagens da centralização da função de compras nas organizações.
Compras é uma função paralela à administração de materiais que influencia o controle de estoques.
Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.
Gestão estratégica compreende o modo de gerir uma organização com foco em resultados tangíveis, muito bem estruturados e predeterminados. Na prática, é planejar estrategicamente os passos da organização, definindo metas e objetivos, antevendo de certa forma o futuro, de modo a se prevenir e poder aplicar o quanto antes as ações corretivas necessárias.
Em relação a organização para a administração, julgue os itens a seguir.
Os tipos de estruturas organizacionais mais usuais são: clássica ou linear; funcional; linha e assessoria; comissional ou colegiada; matricial.
Estrutura organizacional é a forma pela qual representa-se graficamente uma organização formal.
As funções devem ser distribuídas de forma a assegurar equilíbrio na organização e evitar: duplicidade, omissão de funções essenciais e supervalorização de funções secundárias.
A organização deve ser estruturada em função das pessoas ou grupos que a integram e não em função de seus objetivos.
O ato fundamental em administração é a criação de estruturas organizacionais, que servirão de base para a aplicação das diversas técnicas administrativas. Na prática, pode-se definir organização como uma correlação de deveres ou funções para a consecução de objetivos específicos.
Recuperar senha