(1,0)
Assinale a alternativa em que a oração encontra-se na voz passiva sintética:
Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna:Gostamos do filme ______ enredo trata do conflito em Ruanda.
DespedidaRubem BragaE no meio dessa confusão alguém partiu sem sedespedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvezfosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim, umaseparação como às vezes acontece em um baile decarnaval - uma pessoa se perde da outra, procura-a porum instante e depois adere a qualquer cordão. É melhorpara os amantes pensar que a última vez que seencontraram se amaram muito - depois apenas aconteceuque não se encontraram mais. Eles não se despediram, avida é que os despediu, cada um para seu lado - semglória nem humilhação.Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, etambém uma lembrança boa; que não será proibidoconfessar que às vezes se tem saudades; nem será odiosodizer que a separação ao mesmo tempo nos traz uminexplicável sentimento de alívio, e de sossego; e umindefinível remorso; e um recôndito despeito.E que houve momentos perfeitos que passaram, masnão se perderam, porque ficaram em nossa vida; que alembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; masque essa solidão ficou menos infeliz: que importa que umaestrela já esteja morta se ela ainda brilha no fundo de nossanoite e de nosso confuso sonho?Talvez não mereçamos imaginar que haverá outrosverões; se eles vierem, nós os receberemos obedientescomo as cigarras e as paineiras - com flores e cantos. Oinverno - te lembras - nos maltratou; não havia flores,não havia mar, e fomos sacudidos de um lado para outrocomo dois bonecos na mão de um titeriteiro inábil.Ah, talvez valesse a pena dizer que houve umtelefonema que não pôde haver; entretanto, é possível quenão adiantasse nada. Para que explicações? Esqueçamosas pequenas coisas mortificantes; o silêncio torna tudomenos penoso; lembremos apenas as coisas douradas edigamos apenas a pequena palavra: adeus.A pequena palavra que se alonga como um canto decigarra perdido numa tarde de domingo.Considere as afirmações:I. De acordo com o texto, a separação de alguém traz tristeza, mas os bons momentos podem permanecer na memória.II. O autor despediu-se de alguém no baile de carnaval e, agora, no inverno, sente falta dela.De acordo com o texto, está correto o que se afirma em:
DespedidaRubem BragaE no meio dessa confusão alguém partiu sem sedespedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvezfosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim, umaseparação como às vezes acontece em um baile decarnaval - uma pessoa se perde da outra, procura-a porum instante e depois adere a qualquer cordão. É melhorpara os amantes pensar que a última vez que seencontraram se amaram muito - depois apenas aconteceuque não se encontraram mais. Eles não se despediram, avida é que os despediu, cada um para seu lado - semglória nem humilhação.Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, etambém uma lembrança boa; que não será proibidoconfessar que às vezes se tem saudades; nem será odiosodizer que a separação ao mesmo tempo nos traz uminexplicável sentimento de alívio, e de sossego; e umindefinível remorso; e um recôndito despeito.E que houve momentos perfeitos que passaram, masnão se perderam, porque ficaram em nossa vida; que alembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; masque essa solidão ficou menos infeliz: que importa que umaestrela já esteja morta se ela ainda brilha no fundo de nossanoite e de nosso confuso sonho?Talvez não mereçamos imaginar que haverá outrosverões; se eles vierem, nós os receberemos obedientescomo as cigarras e as paineiras - com flores e cantos. Oinverno - te lembras - nos maltratou; não havia flores,não havia mar, e fomos sacudidos de um lado para outrocomo dois bonecos na mão de um titeriteiro inábil.Ah, talvez valesse a pena dizer que houve umtelefonema que não pôde haver; entretanto, é possível quenão adiantasse nada. Para que explicações? Esqueçamosas pequenas coisas mortificantes; o silêncio torna tudomenos penoso; lembremos apenas as coisas douradas edigamos apenas a pequena palavra: adeus.A pequena palavra que se alonga como um canto decigarra perdido numa tarde de domingo.Considere as afirmações:I. Ao longo do texto, o autor dirige-se a um interlocutor.II. O autor usa metaforicamente as estações do ano para representar os tempos bons e ruins.Está correto o que se afirma em:
DespedidaRubem BragaE no meio dessa confusão alguém partiu sem sedespedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvezfosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim, umaseparação como às vezes acontece em um baile decarnaval - uma pessoa se perde da outra, procura-a porum instante e depois adere a qualquer cordão. É melhorpara os amantes pensar que a última vez que seencontraram se amaram muito - depois apenas aconteceuque não se encontraram mais. Eles não se despediram, avida é que os despediu, cada um para seu lado - semglória nem humilhação.Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, etambém uma lembrança boa; que não será proibidoconfessar que às vezes se tem saudades; nem será odiosodizer que a separação ao mesmo tempo nos traz uminexplicável sentimento de alívio, e de sossego; e umindefinível remorso; e um recôndito despeito.E que houve momentos perfeitos que passaram, masnão se perderam, porque ficaram em nossa vida; que alembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; masque essa solidão ficou menos infeliz: que importa que umaestrela já esteja morta se ela ainda brilha no fundo de nossanoite e de nosso confuso sonho?Talvez não mereçamos imaginar que haverá outrosverões; se eles vierem, nós os receberemos obedientescomo as cigarras e as paineiras - com flores e cantos. Oinverno - te lembras - nos maltratou; não havia flores,não havia mar, e fomos sacudidos de um lado para outrocomo dois bonecos na mão de um titeriteiro inábil.Ah, talvez valesse a pena dizer que houve umtelefonema que não pôde haver; entretanto, é possível quenão adiantasse nada. Para que explicações? Esqueçamosas pequenas coisas mortificantes; o silêncio torna tudomenos penoso; lembremos apenas as coisas douradas edigamos apenas a pequena palavra: adeus.A pequena palavra que se alonga como um canto decigarra perdido numa tarde de domingo.Considere o período:"Se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste (...)"A oração destacada é classificada como:
DespedidaRubem BragaE no meio dessa confusão alguém partiu sem sedespedir; foi triste. Se houvesse uma despedida talvezfosse mais triste, talvez tenha sido melhor assim, umaseparação como às vezes acontece em um baile decarnaval - uma pessoa se perde da outra, procura-a porum instante e depois adere a qualquer cordão. É melhorpara os amantes pensar que a última vez que seencontraram se amaram muito - depois apenas aconteceuque não se encontraram mais. Eles não se despediram, avida é que os despediu, cada um para seu lado - semglória nem humilhação.Creio que será permitido guardar uma leve tristeza, etambém uma lembrança boa; que não será proibidoconfessar que às vezes se tem saudades; nem será odiosodizer que a separação ao mesmo tempo nos traz uminexplicável sentimento de alívio, e de sossego; e umindefinível remorso; e um recôndito despeito.E que houve momentos perfeitos que passaram, masnão se perderam, porque ficaram em nossa vida; que alembrança deles nos faz sentir maior a nossa solidão; masque essa solidão ficou menos infeliz: que importa que umaestrela já esteja morta se ela ainda brilha no fundo de nossanoite e de nosso confuso sonho?Talvez não mereçamos imaginar que haverá outrosverões; se eles vierem, nós os receberemos obedientescomo as cigarras e as paineiras - com flores e cantos. Oinverno - te lembras - nos maltratou; não havia flores,não havia mar, e fomos sacudidos de um lado para outrocomo dois bonecos na mão de um titeriteiro inábil.Ah, talvez valesse a pena dizer que houve umtelefonema que não pôde haver; entretanto, é possível quenão adiantasse nada. Para que explicações? Esqueçamosas pequenas coisas mortificantes; o silêncio torna tudomenos penoso; lembremos apenas as coisas douradas edigamos apenas a pequena palavra: adeus.A pequena palavra que se alonga como um canto decigarra perdido numa tarde de domingo.A conjunção destacada abaixo estabelece entre as orações uma relação de:"E que houve momentos perfeitos que passaram, mas não se perderam(...)"
Considere as orações:I. Lembramos os bons momentos.II. Lembramo-nos dos bons momentos.De acordo com a norma culta:
Considere os períodos:I. O rapaz foi um dos que se pronunciaram contra a decisão da diretora.II. Faz dois anos que ele foi embora.De acordo com a norma culta:
Uma empresa, sem fins lucrativos, que destina uma determinada quantia monetária para um fim específico, deverá chamar a este montante:
São tipos de licitação na modalidade Pregão:
Na Lei Federal nº 8666/1993 são modalidades de contratação direta:I - Dispensa de licitação;II - Inexigibilidade de licitação;III- Vedação.
Haverá rescisão contratual na Administração Pública:I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo 78 da Lei Federal nº 8666/1993;II - amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo de licitação, desde que haja conveniência para a Administração;III- judicial, nos termos da legislação.Sendo assim, podemos dizer que:
Um capital de R$ 200,00 foi aplicado em regime de juros compostos a uma taxa de 20% ao mês. Após três meses, o montante será:
Analise as afirmativas a seguir com relação aos indicadores financeiros:I- A análise do índice de liquidez tem como objetivo analisar a dependência de capital de terceiros da empresa;II- Os prazos médios para pagamento de dívidas devem ser inferiores aos oferecidos aos clientes da empresa;III- O índice de participação de capitais de terceiros indica em percentual o grau de endividamento do passivo;IV- Liquidez geral mede a capacidade insolvente dos fornecedores;V- Retorno sobre o Ativo é um índice operacional.Das afirmações acima estão corretas:
Com relação ao plano plurianual é correto afirmar que:I- É um instrumento de gestão e pode medir resultados alcançados no atendimento das demandas da sociedade.II- Tem vigência até o primeiro exercício financeiro do mandato subseqüente do chefe do Executivo.III- A sua principal função é orientar a elaboração da lei orçamentária anual.IV- Tem vigência até o último exercício financeiro do mandato do chefe do executivo.V- É calculada a receita que se deve arrecadar apenas em um exercício financeiro e das despesas que devem ser feitas pela administração pública.Das afirmações acima, estão corretas:
Recuperar senha