(1,0)
Lactente, 7m, trazido ao Pronto Socorro com quadro de febre alta há 3 dias e aparecimento de vermelhidão pelo corpo há 12 horas, ultimo pico febril há 14 horas. Exame físico: BEG, afebril. Pele: exantema eritematoso maculopapular, lesões de 2 a 5 mm de diâmetro algumas com halo esbranquiçado e que desaparecem a digitopressão. O AGENTE ETIOLÓGICO É:
Adolescente com diagnóstico de osteomielite de calcâneo pós-ferimento perfurante há 12 dias. O TRATAMENTO ANTIBIÓTICO É:
Menina, 6a, durante investigação de hipertensão arterial é diagnosticada com coarctação de aorta. QUAL O CARIÓTIPO QUE PODE SER ENCONTRADO NESTA SITUAÇÃO CLINICA?
Adolescente de 12 anos, sexo masculino, é encaminhado para avaliação de hipertensão arterial. Os pais relatam que a hipertensão foi detectada há três meses. O paciente vem apresentando cefaleia, palpitações, tontura e dor abdominal. Houve um único episódio de vômito. Os pais descrevem um bom apetite, mas o adolescente perdeu três quilos nesse período. Nesta manhã, apresentou episódio súbito de perda de consciência enquanto jogava futebol. Exame físico (uma hora após o episódio): letárgico, t.ax: 37ºC, FC: 124bpm, FR: 20irpm, PA: 192/124mmHg, estertores crepitantes nas bases pulmonares e hepatomegalia moderada. ESTE QUADRO SUGERE:
Gestante primigesta com 28 semanas de idade gestacional foi admitida na maternidade em período expulsivo com história de fortes contrações uterinas há três horas. Houve ruptura espontânea das membranas por ocasião do exame admissional, evoluindo para parto normal. O recém-nascido pesou 1.180 gramas e seu índice de Apgar foi 4 e 6. Necessitou de ventilação mecânica devido à doença de membrana hialina e recebeu uma dose de surfactante exógeno com uma hora de vida. Evoluiu com pneumotórax, pneumonia e óbito no 10º dia de vida. DE ACORDO COM A DEFI NIÇÃO DA CAUSA BÁSICA DE ÓBITO RECOMENDADA PELA CLASSIFI CAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS – CID – 10, A CAUSA BÁSICA DESSE ÓBITO FOI:
Menina, 12 anos, é levada ao ambulatório com queixa de há quatro semanas estar com “olho amarelo”. Exame físico: bom estado geral, icterícia de escleróticas, descorada +/4+, acianótica, fígado palpável a 4 cm do RCD, baço a 2 cm do RCE. Exames laboratoriais: alanina aminotransferase (TGP): 400UI/l, aspartato aminotransferase (TGO): 300UI/l, eletroforese de proteínas: aumento de gamaglobulina e albumina normal; atividade de protrombina diminuída; anticorpo antimúsculo liso positivo. O DIAGNÓSTICO É:
A SÍNDROME DA HIPEREXCITABILIDADE NEONATAL É CARACTERIZADA PELA PRESENÇA DE:
A RESPEITO DA LEUCOMALÁCIA PERIVENTRICULAR É CORRETO AFIRMAR QUE:
A equipe obstétrica relata a história gestacional de uma paciente em trabalhos de parto. Os swabs de investigação de estreptococo do grupo B, durante a gestação, foram positivos. Ela está em trabalho de parto há seis horas e recebeu duas doses de penicilina G cristalina. Em seguida nasce o bebê, com Apgar 8 e 9, pesando 3000 gramas e com idade gestacional de 39 semanas. A CONDUTA PARA O RECÉM-NASCIDO É:
A RESPEITO DO TRANSPORTE SEGURO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VEÍCULOS AUTOMOTORES É CORRETO AFIRMAR QUE:
Dois irmãos adolescentes procuram você para saber por que a altura entre eles e muito diferente. A menina (F), 18 anos, menarca há 5 anos, já parou de crescer há 2 anos, esta com 162 cm; o menino (M), 20 anos, também parou de crescer há 2 anos, esta com 175 cm. A mãe deles tem 157 cm e o pai tem 180 cm. ASINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Pré-escolar, cinco anos, iniciou, há um ano, quadro de prurido cutâneo difuso e lesões eritematosas, mais acentuadas em membros inferiores e face. Por orientação do pediatra já usou diversos hidratantes, corticóide oral e tópico, e anti-histamínico por períodos prolongados, com melhora apenas parcial. O prurido é intenso, predominantemente noturno e compromete o sono. Piora com o calor, com o sol e quando se irrita. Há formação de placas endurecidas, ásperas e dolorosas. Exame físico: pseudomadarose, eritema cutâneo difuso, mais acentuado em regiões flexurais, xerose acentuada, descamação eritematosa em pálpebras e fronte e regiões flexurais. Presença de placas eritémato-descamativas, escarificadas e ulceradas em membros. O DIAGNÓSTICO MAIS PROVÁVEL É:
Recém-nascido a termo apresentou cianose intensa necessitando de altas concentrações de oxigênio nas primeiras horas de vida. A saturação no membro superior direito era 94% e no membro inferior esquerdo era 85% quando o paciente estava submetido a uma FiO2 de 80%. O DIAGNÓSTICO É:
DEVEMOS SER DESESTIMULADAS, ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A PRÁTICA ROTINEIRA DE SUBSTITUIR REFEIÇÕES BALANCEADAS POR “REFEIÇÕES LIGEIRAS” (SANDUÍCHES, BATATAS FRITAS, SORVETES), PORQUE ESTAS:
Menina, 11 anos, comparece ao ambulatório com queixa de dor abdominal há 2 anos, 2 a 3 episódios ao mês, associada a náuseas e ocasionalmente vômitos, sonolência, apatia e palidez. Nega alterações no hábito urinário e intestinal. Não usou qualquer medicação para tratamento. Exame físico e dados antropométricos dentro da normalidade. Traz os seguintes exames complementares realizados nos últimos 3 meses: Hemograma, sedimento urinário, radiografia de abdômen e de tórax, todos sem alterações. SUA CONDUTA NESSA CONSULTA DEVE INICIAR-SE POR:
Recuperar senha