(1,0)
PARA PACIENTES COM CARCINOMA ESPINO CELULAR DA LÍNGUA ORAL T1 N0 M0, CUJO TUMOR INFILTRA 5 MM A MEMBRANA BASAL, ESTÁ INDICADA QUAL COMPLEMENTAÇÃO CIRÚRGICA NO PESCOÇO?
A ÚNICA SITUAÇÃO EM QUE SE ACEITA A TIREOIDECTOMIA PARCIAL NO TRATAMENTO DO CARCINOMA BEM DIFERENCIADO DA TIREÓIDE É NO PACIENTE COM:
Os inibidores da 5-fosfodiesterase são facilitadores da ereção. QUAL DAS AFIRMAÇÕES ABAIXO É VERDADEIRA?
OS DOENTES PORTADORES DE TUMORES DA TRANSIÇÃO ESÔFAGO-GÁSTRICA CATALOGADOS COMO SIEWERT TIPO I, TÊM O TUMOR:
A LINFADENECTOMIA D2 NA CIRURGIA DO CÂNCER DO ANTRO GÁSTRICO IMPLICA EM ESTENDER A RESSECÇÃO AOS LINFONODOS DOS NÍVEIS:
DENTRE AS CONDIÇÕES ABAIXO, QUAL CONSTITUI INDICAÇÃO DE COLECISTECTOMIA PROFILÁTICA?
A MELHOR OPÇÃO DE TRATAMENTO INICIAL PARA OS CASOS DE SANGRAMENTO DIGESTIVO ALTO POR VARIZES DE ESÔFAGO EM PACIENTES COM QUADRO DE HIPERTENSÃO PORTAL É:
O score MELD (Model for End-Stage Liver Disease) é utilizado desde 2006 na alocação de pacientes em lista de transplante de fígado, sendo utilizado em seu cálculo as variáveis RNI, Bilirrubinas e Creatinina. EM RELAÇÃO A ESTAS VARIÁVEIS, QUAL TÊM MAIOR PESO NO CÁLCULO DESTE SCORE?
QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO NÃO APRESENTA INDICAÇÃO DE TRANSPLANTE HEPÁTICO COMO SITUAÇÃO ESPECIAL?
Homem, 64a, apresenta claudicação intermitente para 50 metros e lesão trófica no hálux direito, seca, comprometendo toda a falange distal. Ao exame radiológico contrastado apresenta oclusão f?moro-poplítea com re-enchimento da artéria poplítea. A CONDUTA É:
NA AVALIAÇÃO DE DOENTES COM FÍSTULA ARTERIOVENOSA (FAV), O SINAL DE NICOLADONI-BRANHAM, QUANDO DA COMPRESSÃO DA ARTÉRIA NUTRIDORA DA FÍSTULA, CONSISTE EM:
Lactente com 25 dias de vida, sexo masculino, é trazido ao pronto socorro com história de vômitos há 4 dias, pós-alimentares, claros e incoercíveis. Não apresenta diarreia. Exame físico: levemente ictérico, hipoativo, desnutrido, desidratado. EM RELAÇÃO A ESTA CRIANÇA, É CORRETO AFIRMAR:
Um neonato nascido a termo, masculino, com antecedentes de 36 horas de bolsa rota encontra-se bem no alojamento conjunto. A mãe nota na hora da troca da fralda que o escroto direito está muito aumentado, quente e hiperemiado. EM RELAÇÃO AO DIAGNÓSTICO E A CONDUTA, PODE-SE AFIRMAR QUE:
EM RELAÇÃO ÀS COMPLICAÇÕES TRANSFUSIONAIS, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Mulher, 76a, encontra-se no 5º pós-operatório de uma fixação cirúrgica de fratura transtrocanteriana de fêmur. Está evoluindo com quadro de letargia e depressão do nível de consciência, sem sinais neurológicos focais; não apresenta sinais de hipervolemia e os parâmetros hemodinâmicos estão dentro da normalidade. Exames laboratoriais: Na+= 115 mEq/L; K+= 4,0 mEq/L; Uréia= 30 mg%; Creatinina= 0,8 mg%; Glicemia= 150 mg%; Gasometria arterial = normal; Urina I: pH = 6,5, densidade = 1.020, glicosúria e cetonúria negativas e elementos figurados dentro de valores normais. O DISTÚRBIO APRESENTADO PELA PACIENTE NECESSITA DE TRATAMENTO EMERGENCIAL, POIS ELA ESTÁ SOB RISCO IMEDIATO DE APRESENTAR:
Recuperar senha