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O livro Minigrafias, de Luís Araujo Pereira, caracteriza-se como obra do gênero lírico porque apresenta
No romance Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, Hermano joga futebol na adolescência. Dentre os motivos que o levavam a praticar esse esporte, o que mais se destaca é
Leia o trecho abaixo, retirado do romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
No contexto desse trecho, a palavra romântico, em relação a babão, constitui
O livro Minigrafias, de Luís Araujo Pereira, reúne um grande número de poemas em que há uma relação de linguagem ou de referência entre a poesia e outras artes. Além do cinema, tais artes são
O que aproxima Oliveira, protagonista do conto Livro dos homens, contido no obra homônima de Ronaldo Correia de Brito, e Hermano, protagonista do romance Mãos de Cavalo, de Daniel Galera, é a
Leia o trecho abaixo.
No trecho do conto Qohélet, da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, as referências ao espaço geográfico e à atividade econômica do setor primário são empregadas para
Como comédia de costumes, a respeito da sociedade da época, O demônio familiar, de José de Alencar,
Nos contos da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, há o predomínio de
Memórias de um sargento de milícias é um romance cuja narrativa se refere ao início do “tempo do rei”, quer dizer, o período joanino. No entanto, o romance foi escrito e publicado durante a fase final desse tempo, ou seja, durante o 2º. Reinado. Por isso, Memórias de um sargento de milícias contém elementos de uma sociedade
A enchente é um fenômeno do regime dos rios, que decorre do ciclo da água. No conto O que veio de longe, da obra Livro dos homens, de Ronaldo Correia de Brito, esse fenômeno é representado no processo composicional para
Leia o seguinte trecho do romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
No romance, a comadre é uma personagem que foge aos moldes românticos femininos por sua perspicácia e pela prática de arranjos. O “importante papel” a que o narrador se refere, para o desfecho da narrativa, foi o fato de a comadre ter
Um dos motores essenciais do riso na comédia é o quiproquó, situação na qual equívocos, mentiras, trocas de objetos ou de pessoas acabam por gerar confusões que alimentam o conflito dramático. Logo nas primeiras cenas de O demônio familiar, de José de Alencar, há referência a um quiproquó, instaurado quando Pedro
No romance A Confissão, de Flávio Carneiro, o protagonista afirma que o tempo “já não se resolve mais do modo normal” (p. 11). Na narração dos eventos que compõem o enredo desse romance, observa-se
Leia o fragmento do relato do viajante Johann Emanuel Pohl, que recolheu impressões do Brasil no início do século XIX.
O relato de viagem transcrito, tomado como fonte pela História, e a representação ficcional sobre o Rio de Janei- ro da época de D. João VI, no romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, produzem discursos
Nos livros Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e O demônio familiar, de José de Alencar, as personagens Leonardo (o filho) e Pedro são re- tratadas como anti-herois. Nessa condição e no contexto das obras, tais personagens representam a
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