(1,0)
Sobre as características do direito de recebimento do Adicional de Periculosidade pelos empregados, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.
O adicional de periculosidade não possui grau de percentual de acordo com o tipo de atividade laboral, assim como o adicional de insalubridade. O seu valor devido corresponde a 30% do salário mínimo, desconsiderando qualquer forma de gratificação.
A respeito da segurança em um possível sinistro de incêndio no local do expediente, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.
A NR-23 determina uma saída de emergência para cada 15 pessoas nos locais de trabalho. Essas saídas deverão estar identificadas com placas, sinais luminosos e não devem estar fechadas a chave, mas devem ser constituídas com sistema de travamento interno.
Em relação às Instalações Sanitárias e ao Conforto no Ambiente de Trabalho, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.
O uso de chuveiro, sendo de metal ou plástico, com fornecimento de água quente é requisito obrigatório para canteiro de obras. O dimensionamento para instalação de um bebedouro com água potável é de a cada 50 trabalhadores, sendo o fornecimento superior a 250 ml por hora/homem trabalho.
O sistema de iluminação da cozinha deverá ser de lâmpada incandescente de 120 W/4,00m² com pé-direito de 3,00m máximo, ou outro tipo de luminária que produza esse efeito.
Considerando o controle dos Resíduos Industriais, julgue, como CERTO ou ERRADO, o item a seguir.
São submetidos ao exame e à aprovação dos órgãos competentes os métodos, medidas, equipamentos e dispositivos de controle de lançamento ou liberação dos contaminantes gasosos, líquidos e sólidos.
Saussure, considerado o pai da Linguística moderna, estabeleceu algumas dicotomias para nortear os estudos linguísticos, como a do signo linguístico, constituído por significante e significado (partes indissociáveis).
Desse modo, o significante /atrepe’katilu/ não constitui um signo porque não existe um significado com ele relacionado.
O estruturalismo americano, desenvolvido por Bloomfield, apresentava uma perspectiva diferente de análise linguística proposta pelo estruturalismo europeu, centrando-se mais na análise da palavra vinculada ao contexto e às relações de significado.
A Sociolinguística, uma área desenvolvida dentro da Linguística, propõe a análise dos fenômenos linguísticos, unindo a descrição linguística aos fatos sociais, de forma que toda e qualquer explicação de um fenômeno linguístico deve estar ligada a algum fato social, como faixa etária, escolaridade, localização geográfica, dentre outros.
Na Bahia, diz-se: Hoje vai ter farra. No Rio Grande do Sul, diz-se: Hoje vai ter fuzarca.Nos dois casos, há uma variação linguística, ou seja, o uso de formas diferentes para expressar o mesmo significado.
A Linguística, estabelecida no início do século XX, representa um grande avanço na modernidade em relação aos estudos da língua, visto que adota como princípio a investigação dos fenômenos linguísticos diacrônicos, contribuindo para o estabelecimento da história e a origem das línguas.
Uma variação linguística pode ser diacrônica, ou seja, relacionada com diferentes períodos de uma mesma língua.Esse tipo de variação está evidenciado no seguinte texto: Zé ganhou um smartphone. O amigo perguntou: – E aí, Zé, o que você vai fazer com esse smartphone? Zé respondeu: – O fone vou ficar, e o smart vou dá pra mirmã pintá azunhas... (ZÉ ganhou... 2013).
A variação linguística é típica das normas populares, não envolvendo nem a norma padrão nem a norma culta, o que significa afirmar que o texto a seguir, escrito em norma padrão, não apresenta variação linguística.Na formação da nossa sociedade, o mau regime alimentar decorrente da monocultura, por um lado, e por outro da inadaptação ao clima, agiu sobre o desenvolvimento físico e sobre a eficiência econômica do brasileiro no mesmo mau sentido do clima deprimente e do solo quimicamente pobre. A mesma economia latifundiária e escravocrata que tornou possível o desenvolvimento econômico do Brasil, sua relativa estabilidade em contraste com as turbulências nos países vizinhos, envenenou-o e perverteu-o nas suas fontes de nutrição e de vida. (FREYRE, 2003, p. 48).
O Brasil é considerado um país pluriétnico, o que se reflete nas construções linguísticas do seu processo histórico de constituição, visto que, aqui, o português entrou em contato com mais de 200 línguas africanas e mais de 1000 línguas indígenas.
Em todos os continentes onde a língua portuguesa é falada, pode-se dizer que há características comuns em todas as suas variedades, mas também há particularidades que as diferenciam, o que leva à designação de português brasileiro, português europeu, português moçambicano e português angolano.
A ideia presente nesse cartum não procede, visto que, se todos os brasileiros conseguem se entender em todo o país, não se pode defender que exista uma forma de falar exclusiva de determinado lugar.
Recuperar senha