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Os conceitos de preço e praça inviabilizam a aplicação do marketing em instituições sociais, as quais não visam ao lucro.
O plano de marketing ajuda o administrador a identificar meios para a consecução dos objetivos organizacionais.
Modelos cognitivos, fatores humanos e novas tecnologias constituem princípios a serem aplicados na criação de serviços e produtos on-line, dedicados aos usuários de bibliotecas e arquivos.
A aplicação de um modelo de gestão do tipo Customer Relationship Management (CRM), em bibliotecas e arquivos, não seria bem-sucedida, uma vez que o CRM desconsidera as necessidades do usuário.
Os websites devem consider a interatividade e a personalização, para tanto, bibliotecas e arquivos, na construção deles, precisam conhecer a necessidade de informação de seus usuários, bem como o modo como eles buscam a informação.
Eficiência e eficácia são conceitos fundamentais sobre o desempenho das organizações.
Nesse sentido, bibliotecas e arquivos funcionam eficazmente, se obtêm sucesso em seus objetivos e, eficientemente, se otimizam a aplicação de seus recursos, usando-os de modo produtivo e econômico.
Tomando-se como referência algumas características, tais como usuários, funções, processos e produtos, bibliotecários e arquivistas devem projetar a modelagem de suas organizações, ou seja, a divisão em setores, de modo a auxiliar o processo de gestão, traçando os organogramas funcionais.
O mapeamento dos processos é uma ferramenta essencial no processo de organização, divisão de tarefas e controle organizacionais e se constitui na descrição de atividades e tarefas executadas durante o processo, de modo sequencial e lógico, gerando o organograma.
A busca pela melhoria contínua, como um princípio da gestão de qualidade, afasta os clientes das organizações, desse modo, a aplicação de tais princípios às bibliotecas e aos arquivos traria dificuldades na interação do usuário com essas instituições.
A literatura da área de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação usa, preferencialmente, o termo usuário, com base no princípio de que usuário busca bens imateriais de difícil mensuração, no caso, a informação, enquanto clientes e consumidores buscam bens materiais
No que se refere à evolução da história dos arquivos, do ponto de vista organizativo, a descoberta mais notável deu-se, recentemente, na cidade de Ebla, na região da Síria.
Para qualquer área da ciência, faz-se necessário estabelecerem-se rotinas disciplinadas por normas e regulamentos visando à consolidação e ao crescimento do saber nessa área.
No que se refere à Arquivologia, foi a partir do século XVI que essas rotinas começaram a ser regulamentadas em caráter oficial.
O ciclo de vida dos documentos corresponde às fases de evolução dos arquivos e aos tipos diferentes desses arquivos, a saber: corrente, central, intermediário e permanente.
Devido às características peculiares à sua natureza, os documentos que compõem os arquivos se classificam em especiais e especializados.
A informação arquivística após tratada, conservada e preservada, deve estar disponível para acesso dos usuários dos arquivos.
A difusão e a disponibilização são o cerne da finalidade dos arquivos.
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