Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: UFAL x
#153342
Concurso
UFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dadas as afirmativas sobre conceitos de marketing cultural e ações correlatas,

I. O marketing cultural vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado: necessidade de diferenciação das marcas; diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.

II. A partir do momento em que uma empresa empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, está fazendo marketing cultural. Nem sempre o patrocínio vem em forma de dinheiro vivo – pode ser uma permuta por passagens áreas, estada ou refeições. Importante é que a ação de marketing deve encaixar-se perfeitamente ao perfil da empresa, ao público alvo e ao objetivo buscado.

III. Inicialmente, as empresas começaram a investir em marketing cultural porque, devido às leis de incentivo, financeiramente era um bom negócio. Depois, elas compreenderam que essas ações de marketing solidificavam a imagem institucional da empresa e davam visibilidade para a marca. Desse modo, o investimento em cultura pode ser visto como uma oportunidade para as empresas participarem do processo de incremento e manutenção dos valores culturais da sociedade e, principalmente, a possibilidade de construir uma imagem forte e bem posicionada para o consumidor, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação.

IV. Apesar de uma determinada empresa patrocinar um projeto cultural, nem sempre ela busca algum tipo de retorno. Por isso, expor o projeto na mídia não é, na verdade, algo importante.

verifica-se que está(ão) correta(s)

#153341
Concurso
UFAL
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dadas as afirmativas a respeito dos conhecimentos gerais sobre cinema,

I. Curta metragem é um filme de pequena duração e que pode ser produzido, inclusive, com a câmera de um celular.

II. Um cineclube pode ser formado por um grupo de amigos, com o objetivo de assistir, discutir e refletir sobre cinema.

III. A ANCINE (Agência Nacional de Cinema) tem, entre outras finalidades, o papel de fiscalizar o mercado audiovisual brasileiro.

verifica-se que está(ão) correta(s)

    #153340
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Neste início do século XXI, as preocupações e discursos sobre cultura referem-se às questões de identidade, sexo, subjetividade, sujeito e estrutura, transformações sociais, consequências dos impactos da tecnologia, conhecimento e inovação, entre outros aspectos que levam a diferentes análises e concepções. [...] Mas, para entender os estudos atuais sobre o tema, é preciso conhecer o processo e o caminho trilhado até aqui.

    MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed. São Caetano/SP: Difusão Editora, 2008. p. 63-63.

    Sobre a evolução do conceito de cultura, é correto afirmar:

    #153339
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Com base nas teorias de comportamento do consumidor, diversos autores destacam uma série de benefícios de marketing do patrocínio [...] obtidos por patrocinadores corporativos.

    ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 129.

    Levando em consideração o marketing cultural para obtenção de patrocínios para as ações de cultura, é correto

    #153338
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A associação de marcas entre empreendedor cultural e uma empresa deve pautar-se pelo respeito e pela parceria. Uma relação dessa natureza pede determinados cuidados, para que não haja perda de eficácia na ação proposta. A fim de que os resultados sejam positivos e duradouros, é importante que ambas as partes estejam atentas a alguns princípios fundamentais. Nesse contexto, dadas as proposições quanto aos fundamentos de marketing cultural e estratégias de captação de recursos,
    I. Convergência de públicos: para que uma ação seja efetiva, é fundamental que o público do projeto seja coincidente com o público-alvo da empresa patrocinadora. II. Exclusividade por nicho de mercado: o fechamento de uma cota de patrocínio com determinada empresa exclui a possibilidade de negociação de parcerias com seus concorrentes em um mesmo projeto. As exceções a essa regra são raras e pressupõem a concordância prévia de todas as partes envolvidas. III. Flexibilidade: o estabelecimento de uma relação sólida, no campo do marketing cultural, requer flexibilidade de ambos os lados. É preciso tentar compreender as necessidades do parceiro e, na medida do possível, buscar supri-las. As duas partes também devem colocar-se disponíveis para prestar auxílio mútuo, sempre que necessário. IV. Sutileza: é imprescindível que as ações de marketing cultural sejam pautadas pela sutileza. Logomarcas ostensivas ou aplicadas diretamente no palco do evento, excesso de citações do patrocinador ou aplicações pesadas de merchandising podem soar como agressão ao público e provocar efeito contrário ao desejado pelo patrocínio. V. Respeito ao artista e à sua obra: patrocínio é uma relação de parceria, e não de submissão. As empresas patrocinadoras não devem avançar no campo da criação artística, interferindo no conceito e ideologia de qualquer espécie.
    verifica-se que estão corretas

    #153337
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Na elaboração das peças de divulgação, é importante conhecer o poder das cores, como transmissor de ideias a partir dos elementos que são explorados em uma determinada arte. Assim, é correto afirmar que

    #153336
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O controle de um evento pode abranger desde a simples presença do gerente de eventos no local e acompanhamento do progresso diário junto ao pessoal até a implementação e monitoração de um plano detalhado de responsabilidades, relatórios e orçamentos.

    ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 170.

    Para explicar a natureza básica do controle, os autores citam Beninger, identificando suas atividades complementares, a saber:

    #153335
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Dadas as afirmativas acerca do conceito e características da “Indústria Cultural”,

    I. O termo designa o fazer cultural e artístico sob a lógica da produção industrial capitalista.

    II. O termo “Indústria Cultural” foi desenvolvido pelos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Max Horkheimer e Theodor Adorno.

    III. A expressão surgiu na década de 1940, no livro Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, escrito em 1942 e publicado em 1972.

    IV. Na Indústria Cultural se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro.

    verifica-se que está(ão) correta(s)

    #153334
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Dadas as afirmativas, segundo a teoria interpretativa da cultura,

    I. A cultura é conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.

    II. O homem está amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e a cultura são essas teias.

    III. Os símbolos, veículos da cultura, são construídos socialmente por um processo contínuo e são dependentes dos contextos.

    verifica-se que está(ão) correta(s)

    #153333
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    . Cargos Diversos
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Matérias Diversas
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Uma empresa, ao receber um projeto cultural em nível estadual para análise de compra de cota de patrocínio, dá destaque a um projeto que contenha como contrapartida de visibilidade da marca institucional.

    #120422
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    COPEVE-UFAL
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)



    O movimento das placas tectônicas provoca significativa alteração na superfície terrestre. Ele é responsável pela formação do relevo e por instabilidades na superfície da Terra. O movimento orogênico mostrado na figura se caracteriza por ser.divergente, auxiliando na isostasia da superfície terrestre.

    #120421
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    COPEVE-UFAL
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    [...] uma característica da Globalização é a desterritorialização, ou seja, as relações entre os homens e entre instituições, sejam elas de natureza econômica, política ou cultural, tendem a desvincular-se das contingências do espaço [...].

    O processo de Globalização e a desterritorialização da sociedade são baseados no(a).

    #120420
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    COPEVE-UFAL
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)



    O gráfico mostra a População Economicamente Ativa (PEA) distribuída por setores de atividade no Brasil, demostrando que o processo de modernização das atividades produtivas e o desenvolvimento tecnológico modificaram radicalmente a forma como a população se insere no mercado de trabalho. Hoje as atividades

    #120419
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    COPEVE-UFAL
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Os fusos horários foram criados, em outubro de 1884, por meio de uma reunião de 24 países, na cidade de Washngton Nessa ocasião, estabeleceram-se 24 fusos de uma hora,tendo como referência o tempo em que o planeta Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo, percorrendo os 360° de sua circunferência, aproximadamente 24 hora s (23 horas, 56 minutos e 4 segundos).

    Sabendo que duas cidades distam entre si 105° de lon gitude, a distância entre elas, em horas, é de.

    #120418
    Concurso
    UFAL
    Cargo
    Vestibular
    Banca
    COPEVE-UFAL
    Matéria
    Geografia Geral
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Ao longo da História, a relação do homem com a natureza foi responsável por uma série de transformações significativas. A busca por condições de vida mais confortáveis acabou trilhando o desenvolvimento dos vários combustíveis que marcam a história humana. Nesse percurso, podemos destacar que a mais recente preocupação de cientistas e estudiosos é desenvolver fontes de energia com impacto ambiental reduzido ou nulo.

    Nesse contexto, a preocupação ambiental e a necessidade de manter o desenvolvimento econômico impulsionaram fase dos combustíveis, caracterizada pelo(a)