(1,0)
A figura acima, adaptada de java.sun.com, ilustra a arquitetura de uma aplicação web desenvolvida na plataforma J2EE, tendo sido alguns de seus módulos nomeados de A até I. Considere que uma aplicação com a arquitetura mostrada tenha sido instalada em um servidor de aplicação JBoss 4.0 ou superior, por meio do deploy de um arquivo com nome aplicacao.war, e se encontre em pleno funcionamento. Com base nessas informações, julgue os itens de 105 a 109, quanto aos conceitos de desenvolvimento de aplicações.
Considere que, no cenário da aplicação mostrada, o framework Hibernate, versão 3.0, esteja em pleno uso. Nesse caso, considerando-se a prática recomendada no desenvolvimento de aplicações web, é correto afirmar que os módulos G e I não deverão importar classes do package org.hibernate, mas que o módulo H deverá importar classes e interfaces do package org.hibernate e, possivelmente, do package java.sql.
Na hipótese de que, na aplicação mostrada, existam dezenas de módulos do tipo H, então, na implementação do módulo I, o algoritmo de localização de serviços terá maior eficiência temporal, no caso médio, por meio do uso de uma lista não-contígua.
Conforme a nomenclatura proposta pelo GoF (gang of four) book, o nome dado ao módulo F sugere que esse módulo implementa um padrão da categoria comportamental, enquanto o nome do módulo C sugere que ele implementa um padrão da categoria estrutural
Os códigos acima, adaptados de JavaScript: The Definitive Guide, apresentam o conteúdo de dois arquivos: uma página HTML cujo nome é teste.html e um script JavaScript cujo nome é valida.js. Julgue os seguintes itens, a partir do comportamento exibido pelo browser quando interpretando a referida página HTML, considerando que a página tenha sido recebida por meio de um pedido http enviado a um servidor, e para a qual o browser habilitou permissões para execução de todos os códigos apresentados.
Considere a situação na qual um usuário esteja preenchendo o campo fone, que já se encontra preenchido com a seqüência 123456. Nesse caso, se o usuário pressionar a tecla Tab, o foco da entrada de dados será imediatamente direcionado para o campo idade.
Para o elemento form da linguagem HTML, são válidos os atributos onsubmit, action e method. "GET" e "POST" são valores válidos para o atributo method.
A página teste.html é bem formada, conforme a especificação: XHTML ou HTML 4.01.
Se o campo primeiro e o campo idade do formulário HTML não forem preenchidos pelo usuário, será apresentada uma mensagem pop-up quando da submissão do botão Submeter, e os dados do formulário não serão enviados para o servidor.
Os códigos acima, adaptados de JavaScript: The Definitive Guide, apresentam o conteúdo de dois arquivos: uma página HTML cujo nome é teste.html e um script JavaScript cujo nome é valida.js. Julgue os seguintes itens, a partir do comportamento exibido pelo browser quando interpretando a referida página HTML, considerando que a página tenha sido recebida por meio de um pedido httpenviado a um servidor, e para a qual o browser habilitou permissões para execução de todos os códigos apresentados.
A página HTML apresentará um botão de formulário cujo rótulo é Submeter.
A figura acima, adaptada de java.sun.com, ilustra a arquitetura de uma aplicação web desenvolvida na plataforma J2EE, tendo sido alguns de seus módulos nomeados de A até I. Considere que uma aplicação com a arquitetura mostrada tenha sido instalada em um servidor de aplicação JBoss 4.0 ou superior, por meio do deploy de um arquivo com nome aplicacao.war, e se encontre em plenofuncionamento. Com base nessas informações, julgue os itens de 105 a 109, quanto aos conceitos de desenvolvimento de aplicações.
O conjunto de módulos F, D e B representa de forma mais consistente a implementação do framework Model-View-Controller (MVC) que o conjunto H, C e E.
Em relação aos conceitos de programação orientada a objetos e lógica de programação, julgue os itens subsequentes.O resultado abaixo será obtido ao se executar o algoritmo que a ele se segue.Resultado:1 0; 0 0; 2 1; 1 0; 3 2; 2 2;Algoritmo:program p; var v: inteiro; funcao f(v: inteiro; var k:inteiro): inteiro; var p,q:inteiro; inicio se v < 2 então inicio f := v; k := 0; fim senão inicio f := f(v-1, p) + f(v-2, q); k := p + q + 1; fim; escreva(n,' ',k,'; '); fim ; inicio n := 4; escreva(f(3,n),n);fim
No que se refere à programação Java e Java Script, julgue os itensO framework Struts baseia-se em um modelo de desenho de interface de usuário que utiliza componentes definidos em arquivos XML chamados Facelets views. Os componentes dessa biblioteca possuem suporte Ajax, e essa biblioteca pode ser considerada uma extensão do Ajax4jsf.
No que se refere à programação Java e Java Script, julgue os itensSpring é um framework que suporta a publicação de mensagens para determinado tópico de mensagens para auxílio no desenvolvimento de sistemas complexos. Nesse modelo, o desenvolvedor master não sabe da existência do desenvolvedor associado e vice-versa.
No que se refere à programação Java e Java Script, julgue os itensSe o código HTML/Java Script mostrado abaixo for executado em um navegador Internet compatível com Java Script, o resultado obtido será viva mais.<.html> <.script> var i=5; var j=10; do { document.write(i % j ? " viva ":"mais "); j=2; i++; } while (i<=6); <./script><./html>
Julgue os itens que se seguem, acerca de Lucene e Subversion.Na biblioteca Lucene, a classe Analyzer é responsável pelo trabalho de criar tokens para o texto de entrada, enquanto o Tokenizer é responsável por quebrar o texto de entrada em tokens. A Lucene disponibiliza alguns analisadores, como, por exemplo, StandardAnalyzer, WhitespaceAnalyzere StopAnalyzer.
Julgue os itens que se seguem, acerca de Lucene e Subversion.Para criar uma cópia de trabalho do Subversion, pode-se utilizar o comando abaixo, que carrega uma cópia de trabalho para o diretório local do projeto a ser trabalhado que esteja compartilhado no repositório. svn checkout svn://repositorio/diretorio diretorio_local
Recuperar senha