Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: SME - São Paulo-SP x
#119879
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Para os alunos se iniciarem no estudo de células, uma boa proposta é fazer a observação de fatias de cortiça ao microscópio óptico, como Robert Hooke fez no passado.

Para que um aluno possa refazer a observação de Hooke, o professor deve recomendar que

#119878
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O professsor apresentou a tabela a seguir em que está representado o tamanho de uma população de lêvedo (Sccharomyces cerevisiae) que teve início quando uma população de 10 indivíduos foi colocada em um meio de cultura adequado.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia B



Após analisar os dados da tabela, os alunos concluíram que, para essa população, a capacidade limite do ambiente está localizada próxima de

#119877
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A figura a seguir mostra quatro fases (fora de escala) de vida do mosquito Aedes aegypti.

Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Biologia A

A figura pode ser utilizada em uma aula para que os alunos percebam que, no combate a esse ou a qualquer outro tipo de mosquito,

I. o uso de inseticidas e o de raquetes elétricas é pouco significativo, porque só combate a forma de vida 2.

II. a eliminação de criadouros só combate as formas de vida 1 e 3.

III. a eliminação de criadouros e a raspagem das bordas de criadouros combatem a forma 4.

Está correto o que se afirma em

#119876
Concurso
SME - São Paulo-SP
Cargo
Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
Banca
FGV
Matéria
Biologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir:

1. Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona.

2. Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela.

3. O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é.

Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir.

I. A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento.

II. A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula.

III. A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização.

Está correto o que se afirma em

    #119875
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Ciências
    Banca
    FGV
    Matéria
    Biologia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Uma metodologia de ensino de Ciências se configura em três dimensões:

    I. Metodologia relacionada aos conhecimentos necessários à sala de aula.

    II. Metodologia relacionada à geração do conhecimento e à socialização no âmbito da sociedade.

    III. Metodologia relacionada ao arranjo político-social no qual a sala de aula e a escola estão inseridas.

    Assinale a opção que indica, respectivamente, as três dimensões acima citadas

    #119874
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Observe a imagem a seguir.

    Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia D



    A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino Fundamental, é correto afirmar

    #119873
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos, analisando os seguintes resultados de seus alunos na última edição da Prova Brasil.

    Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia C



    Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
    I. Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de toda uma etapa de ensino. II. Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas avaliações em larga escala é o de estimular o maior comprometimento das escolas e das redes com a melhora dos indicadores escolares. III. As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
    Está correto o que afirma em

    #119872
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Observe a imagem a seguir.

    Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia B



    O cartaz refere-se à

    #119871
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Analise a tira a seguir.

    Simulado SME – SP | Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Sociologia A

    Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática educativa” considera que ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica.

    Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a atuação defendida por Freire.

    #119870
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    1
    fácil

    (1,0)

    Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber como será a organização curricular da escola em que vão atuar e querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos. Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas a seguir.
    I. A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base comum nacional, uma vez que todas as escolas no país devem ensinar os mesmos conteúdos.
    II. A definição curricular deve levar em conta a definição da escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.
    III. A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o que ensinar?”, abrangendo também “para quem, como, com quem e por que ensinar?”.
    Está correto o que se afirma em

    #119869
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir.
    I. Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem.
    II. A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola.
    III. O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino.
    Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.

    #119868
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Ronaldo é professor de História e começou, recentemente, a trabalhar na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Na última semana participou de uma reunião com a equipe gestora da escola e todo o corpo docente. Analise as afirmativas a seguir que poderiam ser usadas pela Coordenadora Pedagógica, para reforçar a importância da reunião.
    I. Os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas devem ser espaços de reflexão sobre as experiências realizadas em sala de aula/ambiente educativo. II. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam a realização de procedimentos de avaliação processual e de avaliações intermediárias do processo educacional. III. Os horários coletivos e as reuniões pedagógicas possibilitam avaliar dificuldades específicas do cotidiano escolar e propor uma relação de causa e efeito ao pensar suas soluções.
    Está correto o que se afirma em

    #119867
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    O documento Programa Mais Educação propõe a ampliação e a qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Sobre as reflexões do documento sobre o tema, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
    ( ) A EJA deve ser reconhecida nas suas especificidades, assumindo seu papel de atuar na transformação da realidade social e rompendo com a ideia de que seria uma reprodução do Ensino Fundamental. ( ) O público da EJA deve ser atendido em condições estruturais equivalentes a todos os demais educandos, promovendo a equidade. ( ) O currículo da EJA deve contemplar a diversidade, possibilitando a reorganização dos tempos e espaços, configurando um currículo significativo, ligado às práticas sociais.
    As afirmativas são, respectivamente,

    #119866
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.

    #119865
    Concurso
    SME - São Paulo-SP
    Cargo
    Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Sociologia
    Banca
    FGV
    Matéria
    Pedagogia
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0)

    A LDB/96 define o Ensino Médio como etapa final da Educação Básica. Nessa etapa do ensino