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Concurso: ANAC x
#74996
Concurso
ANAC
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Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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(1,0)

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.


Os principais pesos estruturais de um avião são o peso máximo estrutural de decolagem (PMED), o peso máximo estrutural de pouso (PMEP) e o peso máximo zero combustível (PMZC)

#74995
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Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.


Se o PMZC for ultrapassado, ocorrerão esforços excessivos na fuselagem da aeronave

#74994
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Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.


Em algumas aeronaves, o PMZC é o fator limitador para o máximo de carga que poderá ser transportado

#74993
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Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.


Em operações com sobrecarga, o PCN poderá ser aumentado, sem prejuízo ao pavimento, em 10%, no caso de pavimentos flexíveis, e em 5% para pavimentos rígidos

#74992
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Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.


No processo de improved climb, aumentam-se as velocidades V1 e VR, enquanto a velocidade V2 permanece inalterada

#74991
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Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.


É possível empregar o improved climb performance para aumentar o peso de decolagem, desde que o peso máximo de performance seja limitado pela pista

#74990
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Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.


Para verificar a resistência estrutural da pista deve-se buscar o PCN (Pavement classification number) e o ACN (Aircraft classification number), que é obtido em função do tipo da aeronave

#74989
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Acerca dos requisitos de pistas determinados em função do peso máximo admissível e do desempenho da aeronave, julgue os itens de 35 a 39.


Uma pista que apresenta a codificação PCN 29/F/A/X/T possui pavimento flexível, subleito de alta resistência, média categoria de pressão máxima admissível dos pneus e avaliação técnica do pavimento

#74988
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Com relação às publicações aeronáuticas e infraestrutura de aeródromo, julgue o item a seguir.


As informações que se seguem, relativas ao aeródromo de BELMONTE, indicam, de acordo com o Manual Auxiliar de Rotas Aéreas (ROTAER), que o aeródromo é público, destina-se ao tráfego de aeronaves em geral e possui elevação de 436 m, sendo a dimensão da pista igual a 1.500 m.

BELMONTE / Veracel, BA SJXS 16 06 16S/039 21 50W 
PRIV UTC-3 VFR L22, 26 133 (436) 
08 – (1500 x 30 ASPH 13/F/C/X/T L14) – 26

#74987
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Com relação às áreas de manobra, sinais visuais e iluminação de pista, julgue o item seguinte.


A colocação, em aérea de sinalização, de um quadrado vermelho com diagonais amarelas indica que os pousos estão proibidos e que tal proibição pode permanecer por longo período

#74986
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Com relação às comunicações nos serviços aéreos, julgue os itens subsequentes.


O sistema de radiodifusão aeronáutica tem como objetivo o auxílio à navegação aérea por meio dos sistemas de navegação rádio farol onidirecional (VOR) em frequência muito alta (VHF), rádio farol não direcional (NDB) e equipamento radiotelemétrico (DME)

#74985
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Com relação às comunicações nos serviços aéreos, julgue os itens subsequentes.


Considere que o comandante de uma aeronave, durante a travessia do Atlântico, entre em contato com o Centro Atlântico e solicite o cheque SELCAL. Nessa situação, confirmada a comunicação estabelecida entre a aeronave e o Centro, o piloto poderá manter o sistema ativado, não sendo mais necessário manter a escuta, pois o sistema SELCAL automaticamente satisfaz esse requisito

#74984
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Com relação às comunicações nos serviços aéreos, julgue os itens subsequentes.


Em testes de equipamento radiotelefônicos, o nível 4 corresponde, de acordo com a escala de clareza de áudio, a sinal de comunicação ininteligível

#74983
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Com base nas regras de plano de voo, julgue os itens a seguir.


Considere que um plano de voo tenha sido apresentado às 10:00Z na sala AIS de SBEG, com hora estimada de calços de fora (EOBT) para às 12:00Z e que, dada a necessidade de atrasar a decolagem, tenha sido preenchida e entregue uma DLA com EOBT para às 14:10Z. Nesse caso, o limite para outra modificação ou atraso será 14:55Z

#74982
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Com base nas regras de plano de voo, julgue os itens a seguir.


Caso o piloto de uma aeronave no solo, em SBMS (designativo ICAO do aeródromo de Mossoró-RN), apresente o plano de voo na sala AIS às 16:30Z, com EOBT para às 19:30Z, o plano de voo será válido até às 20:15Z