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Concurso: ANAC x
#75011
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0)

Acerca de planificação de voo, julgue os itens seguintes.


O local adequado para apresentação do plano de voo é a sala de Serviço de Informação Aeronáutica, onde estão disponíveis as informações atualizadas relativas a aeródromos e rotas. Em situações especiais, porém, o plano de voo poderá ser apresentado por telefone diretamente aos órgãos de controle de tráfego aéreo, antes da decolagem

#75010
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
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(1,0)

Acerca de planificação de voo, julgue os itens seguintes.


É compulsória a apresentação do plano de voo nas seguintes situações: antes da partida de aeródromo provido de órgão ATS; antes da partida de determinados aeródromos desprovidos de órgão ATS, de acordo com os procedimentos estabelecidos em publicação específica; imediatamente após a partida de aeródromo desprovido de órgão ATS, caso a aeronave disponha de equipamento capaz de estabelecer comunicação com órgão ATS e não esteja estabelecida, em publicação específica, a obrigação de realizá-lo antes da partida; e sempre em caso de voo através de fronteiras internacionais

#75009
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
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(1,0)

Acerca de planificação de voo, julgue os itens seguintes.


Se, por alguma razão, o pouso for realizado em aeródromo que não seja o de destino declarado no plano de voo e que não disponha de órgão ATS, o piloto deverá transmitir a informação de chegada, composta por dados como identificação da aeronave, aeródromo de partida, aeródromo de destino, aeródromo de chegada e hora de chegada, por qualquer meio de comunicação disponível (radiotelefonia da aeronave ou de outra, telefone, radioamador etc.) a um órgão ATS

#75008
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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Certo/Errado
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(1,0)

O planejamento de voo inclui a determinação de um conjunto de procedimentos e de ações visando à realização de uma viagem sem contratempos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.


Antes de realizar um voo, deve-se verificar se o avião possui combustível de contingência, que consiste na quantidade de combustível necessária para se realizar um voo cuja duração seja igual a 10% do tempo de voo entre o aeroporto de destino e o de alternativa

#75007
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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Certo/Errado
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(1,0)

O planejamento de voo inclui a determinação de um conjunto de procedimentos e de ações visando à realização de uma viagem sem contratempos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.


A existência do planejamento de voo simplificado deverá ser verificada com todas as tabelas preparadas para as diferentes etapas do voo, como subida, cruzeiro e descida

#75006
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
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Certo/Errado
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(1,0)

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.


Entre os vários aspectos que devem ser considerados durante a subida de uma aeronave, o mais importante é a segurança, seguido das considerações econômicas

#75005
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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Certo/Errado
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(1,0)

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.


Na trajetória de decolagem para ultrapassar um obstáculo (obstacle limit), calcula-se a net flight path de voo apenas para aumentar as margens de segurança

#75004
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
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Certo/Errado
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(1,0)

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.


Regimes de cruzeiro de longo alcance, quando comparados a regimes de cruzeiro de máximo alcance, apresentam alcance específico menor e velocidade de voo maior

#75003
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
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CESPE
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Certo/Errado
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(1,0)

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.


Quando a aeronave atinge o 2.º segmento de decolagem, recolhe-se o flap e, mantendo-se um gradiente positivo, aumenta-se a velocidade para, aproximadamente, 1,25 Vs

#75002
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 3
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CESPE
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Certo/Errado
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(1,0)

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.


O emprego do flap durante a decolagem diminuirá as velocidades de rotação e de lift off e de decolagem

#75001
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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(1,0)

Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.


A trajetória de decolagem inicia-se após a aeronave atingir 35 pés de altura e encerra-se no momento em que atinge 1000 pés de altura sobre a pista

#75000
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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CESPE
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Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.


A soma do peso operacional de uma aeronave com a carga paga equivale ao peso zero combustível

#74999
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
Banca
CESPE
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Certo/Errado
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Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.


Carga paga é igual à soma do peso dos passageiros (considerando 75 kg por passageiro, incluindo bagagem de mão) com o peso das bagagens (despachadas no check in) mais o peso da carga (indicada no manifesto de carga) e o peso de malotes de correio aéreo

#74998
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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Certo/Errado
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(1,0)

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.


A carga útil é igual à soma da carga paga com o peso do combustível de decolagem

#74997
Concurso
ANAC
Cargo
Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4
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CESPE
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Certo/Errado
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(1,0)

Fatores de carga, como velocidades máximas e mínimas, e pesos máximos são parâmetros determinados durante o projeto de fabricação da aeronave e que devem ser respeitados de forma a evitar danos estruturais à aeronave ou situações que coloquem em risco a segurança de voo. Com relação aos pesos estruturais, julgue os itens seguintes.


Fissuras, trincas ou mesmo rupturas de partes da aeronave causadas por peso e fatores de carga acima dos valores previstos em seu projeto são exemplos de deformações permanentes que acometem a estrutura do avião