(1,0)
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
A possibilidade de o governo liberar uma linha de crédito para empresas de aviação que possuam projetos de expansão é um exemplo de oportunidade a ser considerada na análise estratégica de cenários.
A empresa TKX, em sua análise estratégica, considera que a concorrência com outras empresas que estão realizando fusões com companhias internacionais caracteriza-se como uma ameaça.
Um fator crítico de sucesso da estratégia definida para aumento do número de aeronaves é o pequeno capital para investimento existente na TKX.
No cenário denominado manutenção tem-se a preponderância de forças em contraposição às ameaças.
Para acompanhar a melhoria do desempenho da empresa TKX, deve-se optar por um indicador de desempenho complexo.
Acerca de variáveis de comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.
O clima organizacional é observado, por exemplo, a partir da identificação do grau de flexibilidade e comprometimento das pessoas nas organizações.
A satisfação é um fenômeno de natureza afetiva, mas não cognitiva, em que as pessoas demonstram o quanto gostam ou não dos diferentes aspectos do trabalho, evidenciando a qualidade de vida no trabalho.
Julgue os itens subsequentes, que tratam da organização racional do processo decisório e do processo racional de solução de problemas.
Disponibilidade de informações, conhecimento do assunto, tempo existente e conflito de interesses são fatores que afetam a decisão.
Uma decisão autocrática poderá ser utilizada com vistas à aceleração do processo decisório.
A cultura organizacional consiste em um fenômeno multidimensional e multinível.
Acerca de estrutura e cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.
Os problemas de controle na estrutura funcional podem decorrer do próprio sucesso da organização, resultado do aumento da complexidade interna provocada pelo natural crescimento no conjunto de bens e(ou) serviços ofertados pela organização.
A hierarquia na organização surge com a dificuldade de gerentes coordenarem e motivarem os empregados de maneira eficaz.
No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da mudança, julgue os itens que se seguem.
A improvisação organizacional é um tipo de mudança em que as decisões não planejadas alteram os componentes da estrutura da organização.
As consequências dos conflitos no trabalho incluem as posturas agressivas e os fracos desempenhos.
O objetivo da mudança organizacional estratégica é alterar o posicionamento da organização em face do ambiente.
Recuperar senha