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Concurso: ANAC x
#74366
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
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Certo/Errado
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difícil

(1,0)

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da
utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.
O sistema de aproximação de precisão ILS utiliza, para sintonia, apenas os decimais ímpares da gama de frequências VHF entre 108,1 a 111,9 MHz. As condições mínimas de operação até o ponto de início de aproximação perdida de um ILS Cat I são visibilidade de 1.800 ft a uma altura de 200 ft

#74365
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Certo/Errado
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(1,0)

De acordo com os regulamentos brasileiros, para que sejam
respeitadas as regras de navegação de voo visual (VFR) ou de voo
por instrumentos (IFR), os cálculos de abastecimento (autonomia
mínima) devem se basear no consumo normal de cruzeiro da
aeronave, considerando-se as condições atmosféricas e o vento
conhecidos. A aeronave civil deve possuir combustível suficiente
para voar até o local previsto para o primeiro pouso e mais além.
Com relação a esse assunto, julgue o item abaixo.
Em caso de voo IFR em navegação noturna, a aeronave deverá ser sido abastecida para voar do aeródromo (AD) do primeiro pouso até o AD de alternativa. Esse combustível deverá ser suficiente para que ela voe por 45 minutos excedentes se for um avião, ou por 20 minutos excedentes se for um helicóptero

#74364
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
Banca
CESPE
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Certo/Errado
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(1,0)

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Em uma carta de área (ARC), com escala de 1:800.000, a distância entre dois pontos hipotéticos de auxílio de rádio-navegação, AGENC, localizado na latitude 15º 36's, e AVCIV, sobre a latitude 15º 47'S, ambos na longitude 047º 55'W, medida sobre esse arco de meridiano equivalerá a 9 milhas náuticas

#74363
Concurso
ANAC
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Certo/Errado
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(1,0)

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Um grau de longitude sobre um arco de paralelo é sempre equivalente a 60 milhas náuticas

#74362
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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(1,0)

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica

#74361
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ANAC
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Certo/Errado
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(1,0)

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica

#74360
Concurso
ANAC
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Certo/Errado
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(1,0)

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Em relação à determinação precisa da posição de uma aeronave com auxílio de um instrumento de bordo, é correto afirmar que, quando o piloto utilizar o indicador de curso ou o VOR, o valor encontrado na seta do ponteiro será a MMG e, quando ele utilizar o RMI ou o ADF, o valor indicado pelo ponteiro será a LPM

#74359
Concurso
ANAC
Cargo
Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Certo/Errado
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(1,0)

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Estando um avião e a estação-rádio sobre a linha do Equador, mas em locais com declinação magnética diferente, a linha de posição magnética (LPM), no momento em que esse avião voar aproado para essa estação, será sempre igual ao valor recíproco da marcação magnética (MMG)

#74358
Concurso
ANAC
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Se a aeronave voa na proa sul com MR de 090º para uma estação NDB, com forte vento de cauda, o piloto, para tomar o rumo da estação, deverá curvar à direita para uma proa maior do que 270º, de modo a compensar o efeito do vento

#74357
Concurso
ANAC
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Certo/Errado
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(1,0)

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
A marcação relativa (MR) formada entre um avião com proa norte e uma estação de rádio situada a oeste é igual a 090º

#74356
Concurso
ANAC
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
No comando de um helicóptero biturbina, voando a uma velocidade de cruzeiro de 140 kt e com consumo médio de 1.000 lb/h, o piloto detectou falha em um dos motores da aeronave, que passou a voar com apenas um motor. Constatada a falha, o piloto reduziu a velocidade a 100 kt e o consumo caiu para 600 lb/h. O próximo ponto de pouso localizava-se a 150 milhas náuticas do ponto onde estava a aeronave e restavam somente 1.500 lb no tanque de combustível. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que deve haver aumento da autonomia, posto que, com os dois motores em funcionamento, a aeronave chegaria ao local de destino com 430 lb e, com apenas um, chegaria com 600 lb

#74355
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Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
No caso de falha de funcionamento de algum instrumento, equipamento ou sistema de uma aeronave, compete ao piloto em comando determinar se é seguro iniciar o voo ou continuá-lo a partir de qualquer parada intermediária, após consultar a Master Minimum Equipament List (MMEL), emitida pelo fabricante da aeronave. Caso não exista essa lista, o piloto deverá, então, solicitar à ANAC a emissão de uma lista de equipamentos mínimos (MEL) para a operação da aeronave

#74354
Concurso
ANAC
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
Considere que um helicóptero H-XX, cuja velocidade ideal de subida é igual a 80 kt, tenha decolado do Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro, no perfil SID ANKUB 1B pela pista 02L, cuja carta de subida determina um gradiente mínimo de subida 5,3% até 2000 ft e 3,3% após os 2.000 ft. Considerando-se esses dados, é correto afirmar que o piloto da aeronave seguiu o procedimento de subida adequado ao aplicar uma razão de subida de 300 ft/min por todo o perfil de subida (0 ft até 5.000 ft), de modo a evitar o sobrevoo da Ponte Rio-Niterói a baixa altura

#74353
Concurso
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Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2
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Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
O piloto que, ao decidir sobre o perfil de voo a ser utilizado, opte por voar em condições visuais (VFR), deverá cumprir as seguintes condições: manter referência com o solo ou água, de modo que as formações meteorológicas abaixo do nível de voo não obstruam mais da metade da área de visão do piloto; voar abaixo do nível de voo 150 (FL 150) e voar com velocidade de no máximo 380 kt no espaço aéreo classe “B” ou 380 kt IAS acima do FL100 para todas as outras classes de espaço aéreo e 250 kt abaixo do FL 100 para todas as outras classes de espaço aéreo

#74352
Concurso
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(1,0)

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
Para detentores de certificado engajados em operações domésticas e de bandeira, por solicitação própria e para rotas específicas constantes da especificação operativa do detentor de certificado, podem-se emitir despachos baseados em redespacho durante o voo, com suprimentos de combustível inferior ao suprimento requerido para aviões com motores à reação, desde que, no despacho inicial, sejam indicados: um ponto ao longo da rota sobre o qual deverá ser feito o redespacho; um aeródromo intermediário onde o avião deverá pousar em caso de necessidade e um aeródromo de alternativa para o aeródromo intermediário; e substituição da reserva de 10% de combustível a mais para cumprir a rota entre o aeródromo de partida e o de destino por uma igual a 10% do tempo de voo entre o ponto de redespacho e o aeródromo de destino indicado