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O objetivo da anamnese em um trabalho psicopedagógico é conhecer a história de vida da pessoa em avaliação. Esse importantíssimo instrumento possibilita dimensionar passado, presente e futuro do cliente, e por isso é muito importante que o psicopedagogo realize o seu trabalho de investigação considerando todas as situações vivencias, muito alem das causas da queixa inicial.
Assim sendo, assinale abaixo, a alternativa que NÃO é correta em se tratando de uma anamnese psicopedagógica:
Segundo nos ensina Jorge Visca a aprendizagem se desenvolve de uma maneira específica, sendo um processo continuo que passa por sucessivos níveis de evolução. De acordo com seus estudos, esse esquema evolutivo passa por quatro níveis qualitativos sequenciais sucessivos que são:1 - dêutero-aprendizagem;2 - aprendizagem assistemática;3 - proto-aprendizagem;4 - aprendizagem sistemática.Assinale abaixo a alternativa na qual os níveis qualitativos estabelecidos por Visca se encontram na sequência de desenvolvimento evolutivo correta:
Como sabemos, existem diferentes níveis de interpretação nos desenhos feitos no teste do par educativo. Provavelmente, o mais valioso é o de análise de conflito representado pelas defesas representadas. Nele veremos representadas cenas de hostilidade, incomunicabilidade entre os personagens e também cooperação e integração emocional. Dentre as características atribuídas pelos alunos, podemos inferir algumas referências de como aparecem expostos os seus conteúdos de aprendizagem e finalmente ao clima emocional característicos da situação total. Com esses dados em mãos, o psicopedagogo deve:
O que Weiss (2000) entende como sendo “o conjunto dinâmico que estrutura os conhecimentos que o sujeito já possui, os estilos usados nessa aprendizagem, o ritmo e áreas de expressão da conduta, a mobilidade e o funcionamento cognitivos, os hábitos adquiridos, as motivações presentes, as ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender, as relações vinculares com o conhecimento em geral e com o objeto de conhecimento escolar, em particular, e o significado da aprendizagem escolar para o sujeito, sua escola e sua família”, chama-se:
A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar veio exigir um maior envolvimento de todos os que conduzem o dia-a-dia da escola e sua relação com o processo ensino-aprendizagem e, em especial, do professor e dos pais.
Entre outras vantagens que a adoção do sistema de ciclos trouxe, uma se destaca na lógica da avaliação e do desenvolvimento, a saber:
Neidson Rodrigues (1985) diz que a filosofia é análoga a um farol e não a um indicador de caminhos. Esse autor, simbolicamente, quis dizer que:
Cada sociedade possui seu ethos, ou se compõe de um conjunto de ethos. Os papéis sociais têm seu fundamento no ethos de uma sociedade. Nesse sentido, quando se fala em conjunto de ethos, deseja-se referir a:I - uma reflexão crítica sobre a moralidade, independente da dimensão moral do comportamento do homem;II - um desempenho, ao dever fazer do educador;III - à sociedade burocrática e à política que a sustenta;IV - jeitos de ser, que conferem um caráter a uma organização social. Está correto o que se afirma em:
Na relação da Escola com a sociedade, compreende-se a educação como a alavanca do desenvolvimento e do progresso. Uma frase-resumo desse entendimento pode ser: “O Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Educação a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento”.
Refletindo sobre esses dados, é correto concluir que essa concepção:
A concepção de conhecimento presente na metodologia expositiva é aquela em que o aluno é visto como uma tábula rasa, na qual, desde que ele preste atenção e o discurso seja claro e lógico, o professor conseguirá transferir o saber para o cérebro do aluno.
Essa visão de educação tem seu fundamento na seguinte concepção filosófica:
As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses. Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular:
Mulher com 28 anos, com inicio da doença há dois anos, com diarreia mucossanguinolenta e dor em cólica periumbilical. Teve perda ponderal de 12 kg no período. Foi submetida à colonoscopia que mostrou doença no cólon, com comprometimento no reto, em áreas do cólon sigmoide e do ângulo hepático ao ceco, caracterizada por pólipos inflamatórios, enantema, friabilidade, exsudato fibrinoso aderido úlceras puntiformes e circulares. O íleo terminal foi normal. A histopatologia mostrou múltiplos abscessos de criptas. O trânsito de intestino delgado foi normal. Dos achados citados a seguir, assinale aquele que suporta o diagnóstico de doença de Crohn:
Mulher de 44 anos foi admitida à emergência com dor abdominal contínua, localizada no andar superior do abdome, acompanhada de vômitos aquosos. A amilasemia foi igual a 28.000 UI, a lípase foi igual a 35.000 UI, a transaminase glutâmico-pirúrvica foi igual a 118 UI, a bilirrubina foi igual a 2,4 mg / dl. A ultrassonografia abdominal mostrou colelitíase múltipla, com vesícula de paredes finas, e o diâmetro do colédoco igual a 12 mm. Quarenta e oito horas depois, a paciente estava assintomática. No sétimo dia, a paciente teve alta hospitalar assintomática, anictérica, com amilase, lípase e transaminases normais, a proteína C reativa titulada igual a 0,5 mg / dl., e a ultrassonografia mostrou que o colédoco media 5 mm, persistindo a colelitíase. A conduta em relação à colelitíase deve ser indicar a
O dantrolene sódico usado no tratamento da hipertermia maligna tem como característica:
No intraoperatório de cirurgia abdominal em portador de marcapasso cardíaco, o uso do bisturi elétrico é seguro quando:
Uma doença exantemática aguda que acomete o couro cabeludo e as mucosas é:
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