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Os estudos de comunidade realizados no Brasil dialogam fortemente com autores da Escola de Chicago. Tais estudos concentram-se em populações de origem étnica diferenciada em grandes cidades ou em regiões rurais com práticas culturais consideradas tradicionais. Acerca dos estudos de comunidade, julgue o item subsequente.
A antropologia urbana feita no Brasil produziu um extenso corpo de pesquisas a respeito de migrantes, grupos étnicos e populações de baixa renda residentes em favelas, mas também se preocupou com valores e estilos de vida de diferentes segmentos das camadas médias urbanas.
A antropologia urbana realizada atualmente no Brasil tem raízes em autores pertencentes à Escola de Chicago, mas também dialoga com trabalhos realizados no continente africano por autores da Escola de Manchester. A esse respeito, julgue o item a seguir.
A ecologia humana foi uma proposta dos pesquisadores ligados ao Rhodes-Livingstone Institute para pensar processos de mudança social na Rodésia.
Segundo Louis Dumont, a política seria a forma como as sociedades individualistas conseguem conceber a totalidade social. Mesmo assim, essa totalidade (o Estado) seria também concebida como uma individualidade frente a outras na arena internacional. Considerando essas informações, julgue o item que se segue.
Dumont, seguindo os passos de Marcel Mauss e Max Weber, defende que a noção de indivíduo se desenvolveu como ideologia dominante somente no ocidente moderno.
Dumont contrasta sociedades individualistas com sociedades holistas, como a indiana, em que não há distinção entre as dimensões política e religiosa da vida social.
Na antropologia brasileira, é clássica a comparação entre os contextos de discriminação racial existentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA), expressos pelas categorias preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. Acerca dessa distinção, julgue o item a seguir.
Quanto à estrutura social, a possibilidade de ascensão social é inversamente proporcional à intensidade das marcas apresentadas pelo indivíduo.
Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica. Com base no pensamento de Clifford Geertz, julgue o item a seguir.
A afirmação de que a escrita etnográfica é uma ficção reflete um profundo questionamento de Geertz acerca da viabilidade da própria antropologia.
A respeito do estruturalismo, julgue o seguinte item.
A antropologia estrutural, com forte influência da fenomenologia, se opõe à linguística por privilegiar a dimensão das regras inconscientes em detrimento da dinâmica da vida cotidiana.
A ciência do concreto se relaciona ao pensamento mítico por meio do método intelectual caracterizado por Lévi-Strauss como bricolage.
A possibilidade de transitar por vários mundos, com diferentes potenciais de metamorfose, está diretamente relacionada ao desenvolvimento de valores individualistas em contextos urbanos.
Uma das críticas aos estudos de comunidade diz respeito à circunscrição do campo de pesquisa, como se a comunidade estudada fosse uma totalidade autônoma, sem levar em conta os contextos de inserção em sociedades nacionais ou os processos de escala internacional.
A diversidade cultural encontrada nas cidades norteamericanas no início do século XX provocou indagações que geraram programas de pesquisa acerca de migrantes, tipos profissionais e características morais de bairros específicos.
O modelo de trabalho de campo antropológico instituído por Malinowski buscou unir o conhecimento teórico especializado à experiência direta do "outro". A monografia etnográfica, como forma de apresentação desse outro vivenciado em campo, tornou-se o produto por excelência da antropologia acadêmica moderna. A esse respeito, julgue o seguinte item.
Um dos pontos importantes das diretrizes traçadas por Malinowski é que o antropólogo aprenda a língua nativa dos povos estudados.
Quanto a teorias de contato interétnico, julgue o item a seguir.
Segundo a teoria de fricção interétnica, as relações entre sociedade envolvente e sociedades tribais não são, necessariamente, relações de oposição histórica e estrutural.
A concepção de branco e não branco varia, no Brasil, de indivíduo para indivíduo, de classe para classe, de região para região e em função do grau de mestiçagem.
Acerca dos estudos de antropologia urbana, julgue o item que se segue.
Considerando as dificuldades de aplicação da metodologia etnográfica aos contextos urbanos, as contribuições da antropologia para os estudos da realidade urbana são limitadas.
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