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Em uma pesquisa sobre motivação no trabalho, realizada na empresa Beta, uma funcionária declarou: “gosto de estar com as pessoas do meu grupo; o que mais valorizo e me motiva no meu trabalho é pertencer à minha equipe e ser amiga de todos”.
De acordo com as teorias de motivação, a funcionária apresenta, como necessidade predominante:
Uma empresa do ramo de alimentos lançou recentemente uma linha de pratos congelados em porções individuais. Segundo o diretor de marketing da empresa, a nova linha de produtos é resultado do interesse da empresa em “desenvolver produtos específicos para as pessoas que moram sós, refletindo as novas tendências da sociedade brasileira”.
A iniciativa revela que a empresa está sendo influenciada, na definição de sua estratégia de mercado, por um fator do ambiente:
Os membros de uma determinada equipe de trabalho evitam informar o chefe sobre os problemas do dia a dia. Alegando que o chefe é autoritário, afirmam que “preferimos não levar más notícias a ele e escolhemos mostrar sempre o lado melhor da realidade”.
A situação ilustra um tipo de barreira à comunicação conhecida como:
Na organização Alfa, o chefe Z transferiu o subordinado X para outra área da organização, contra a vontade deste.
O poder exercido por Z sobre X foi do tipo:
Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de oito pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade pelo controle dos próprios horários.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:
Um elemento fundamental para o bom desempenho dos grupos de trabalho é a coesão, ou o grau em que os membros do grupo são motivados a permanecer unidos como grupo.
Para estimular a coesão do grupo, é uma iniciativa adequada:
Para a criação de equipes eficazes é preciso que se considerem fatores de contexto, de composição e de processo das equipes.
É um fator de contexto fortemente relacionado ao desempenho das equipes:
Um órgão da administração pública teve grande redução em seu quadro de funcionários, ao mesmo tempo em que teve parte de suas atribuições transferida para outro órgão. Em vista da nova situação, a alta direção acredita que seja um bom momento para rever a estrutura de cargos do órgão. O diretor de recursos humanos recebeu a incumbência de apresentar uma proposta para a nova estrutura dos cargos.
Ao realizar essa incumbência, o diretor está exercendo a seguinte função administrativa:
À medida que os administradores vão ocupando cargos nos diferentes níveis organizacionais, a importância relativa das habilidades necessárias ao desempenho adequado dos seus papéis vai mudando.
Assim, no nível tático, são mais relevantes as habilidades:
Um princípio básico do processo de organização diz respeito à definição do número de subordinados sob responsabilidade de cada gestor.
Esse princípio é conhecido como:
Um gerente responsável por uma equipe de dez pessoas é constantemente consultado por seus subordinados sobre os procedimentos para reembolso de pequenas despesas de deslocamento e lanches. Ele gostaria de comunicar aos seus subordinados, de uma maneira eficiente, as regras de reembolso.Nessa situação, o canal de comunicação mais adequado seria:
Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.
Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:
O gerente do departamento de contabilidade de um órgão público criou uma equipe de seis funcionários com a incumbência de descobrir formas de reduzir o tempo necessário para a realização de alguns processos do departamento. A equipe irá se reunir durante algumas horas por semana, por três meses, para avaliar a situação e apresentar propostas para redução dos prazos dos processos.
Esse tipo de equipe é conhecida como:
O conjunto de documentos, em tramitação ou não, que pelo seu interesse e utilidade é objeto de consultas frequentes pela organização é chamado de arquivo:
Um auxiliar administrativo recebeu a incumbência de organizar o arquivo com os dossiês dos funcionários da empresa em que trabalha.
Os dossiês estão numerados como descrito abaixo.
001.298 Pedrinho Abelha
033.298 Mariazinha Camacho
305.118 Joaninha Pereira
785.654 Joãozinho Cardoso
O assistente deve ordenar os dossiês pelo método dígito-terminal, obedecendo suas numerações.
A ordenação correta será
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