(1,0)
custo irrecuperável;
No processo de tomada de decisão, os administradores são sujeitos a armadilhas psicológicas diversas, que podem levar a erros na avaliação das situações que se apresentam.A tendência a atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe é conhecida como
Em uma organização, um gerente reuniu toda a sua equipe para decidirem, em conjunto, acerca de alternativas de ação para o atingimento dos objetivos e metas da área. Depois de uma hora de reunião, o gerente observou que os membros mais experientes da equipe estavam tentando construir um consenso em torno da primeira proposta apresentada e que os membros mais novos da equipe não se manifestavam.Para contornar essa situação, comum na tomada de decisão em grupo, o gerente pode fazer uso de:
Uma agência de atendimento de um órgão público enfrentava frequentes reclamações quanto à qualidade dos serviços prestados. Uma pesquisa identificou que a principal insatisfação dos cidadãos que procuravam a agência devia-se à demora na fila para atendimento. A agência adotava sistema de fila única, que, devido ao reduzido número de funcionários, era quase sempre muito longa. O gerente da agência decidiu voltar ao sistema antigo, de filas múltiplas.É uma vantagem do sistema de filas múltiplas, entre outras:
Uma organização constatou que o número de faltas ao trabalho aumentou significativamente no último trimestre, em relação ao anterior. O gerente da área de recursos humanos gostaria de compreender melhor a situação, identificando onde estão ocorrendo as faltas e em que dias da semana.Para isso, uma ferramenta de gestão da qualidade adequada seria:
Juliana leu 10 livros um após o outro, sem intervalos entre eles. Ela leu o primeiro livro em 2 dias, o segundo em 3 dias, o terceiro em 4 dias, e assim, sucessivamente, até o décimo livro. Ela terminou de ler o primeiro livro em um domingo, e o segundo livro, em uma quarta-feira.
Juliana terminou de ler o décimo livro em um(a):
Sérgio deve R$7,50 à sua amiga Fernanda. Ele tem um cofrinho cheio de moedas de R$0,25, de R$0,50 e de R$1,00.
A diferença entre a maior e a menor quantidade de moedas que ele pode usar para pagar a ela é:
Felipe comprou alguns pares de meia e gastou um total de R$90,00. Alguns pares custaram R$12,00 cada um e os outros custaram R$15,00 cada um.
Sabendo que Felipe comprou pelo menos um par de R$15,00, o número máximo de pares de meia de R$12,00 que Felipe comprou foi:
Um funcionário de um órgão público foi transferido para uma função de atendimento direto ao cidadão. Ele gostaria de se preparar para o bom desempenho de suas novas funções e pediu algumas orientações a uma funcionária antiga, a senhora Alfa. A senhora Alfa disse ao funcionário que um dos aspectos mais importantes para o atendimento ao público é a polidez na comunicação.
Um comportamento que caracteriza a polidez na comunicação e no trato com o público é:
Em uma equipe de trabalho, o funcionário A é quem examina os detalhes e faz cumprir as regras; o funcionário B tem boas habilidades analíticas e sempre oferece análises aprofundadas das situações e opções que a equipe enfrenta.
A e B desempenham na equipe, respectivamente, os seguintes papéis:
As equipes de trabalho são amplamente utilizadas nas organizações contemporâneas. No entanto, as equipes nem sempre são mais adequadas que o trabalho individual.
Entre as desvantagens das equipes de trabalho em relação ao trabalho individual está:
Em todas as áreas funcionais de uma organização, os administradores exercem as funções administrativas.
Um exemplo de atividade gerencial relativa à função de planejamento desempenhada na área de finanças é:
As teorias de liderança que buscam identificar qualidades e características pessoais que diferenciam líderes de não líderes são conhecidas, no campo da Administração, como teorias:
Uma gerente enviou uma mensagem pelo e-mail da empresa informando os membros de sua equipe sobre a data e o horário de uma reunião para discussão das novas metas da equipe.
Esse tipo de comunicação pode ser caracterizada como:
Uma empresa de produtos alimentícios localizada na Região Sul adota departamentalização funcional. A empresa pretende ampliar sua área de atuação e construir unidades fabris na Região Centro-Oeste e na Região Sudeste. A empresa precisa rever sua estrutura e planeja adotar departamentalização geográfica.
Uma vantagem da departamentalização funcional em relação à geográfica é:
Recuperar senha