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Concurso: UNIVASF x
#114507
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No excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4- 5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona textualmente como elemento

#114506
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Ainda sobre o excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4-5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona sintaticamente como

#114505
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Em última análise do excerto “Exemplo curioso é o do ensino médio.” (linhas 4-5), pode-se afirmar que o signo linguístico "o" funciona morfologicamente como

#114504
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Na passagem "...há um enorme abismo entre ricos e pobres em matéria de educação. Diferença que a quantidade não resolve." (linhas 22-23), pode-se afirmar que

#114503
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No trecho “Mesmo com a criação do Fundef, que foi um avanço, estamos longe de uma solução à altura do problema.” (linha 26), pode-se afirmar que, na oração “que foi um avanço”, a vírgula

#114502
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O texto acima pertence ao gênero literário poema. Nesse tipo de gênero, há - em algumas situações (como ocorre no texto apresentado) - a predominância da função de linguagem

#114501
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Pode-se inferir que o eu-lírico do poema possui sobre a tristeza uma visão

#114500
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Em “Eu canto porque o instante existe” (linha 1), há um marcador textual (conectivo) que pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por

#114499
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O excerto “Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa." (linhas 1-2) trata-se de período composto por coordenação, sob a perspectiva da análise sintática do período composto. Caso se faça, com manutenção da correção gramatical, a reescrita de tal excerto, em texto em prosa,

#114498
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No excerto “Não sou alegre nem sou triste:” (linha 3), pode-se afirmar que o elemento linguístico "nem" funciona como um conectivo

#114497
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O mesmo conectivo "nem", citado na questão anterior, no excerto “Não sou alegre nem sou triste:” (linha 3), poderia, sem qualquer desvio gramatical e sem alteração de sentido, ser substituído por

#114496
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Caso se faça, em ordem direta, a reescrita em prosa da passagem “Se desmorono ou se edifico, se permaneço ou me desfaço, — não sei, não sei.” (linhas 9-11), poder-se-ia verificar que o conectivo "se" teria a classificação de conjunção subordinativa

#114495
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A repetição, por parte do eu-lírico, da passagem “não sei, não sei.” (linha 11) pode ter como objetivo expressar

#114494
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A partícula "que" em “Sei que canto” (linha 13)

#114493
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No trecho “Sei que canto. E a canção é tudo. Tem sangue eterno a asa ritmada.” (linhas 13-14),