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Concurso: UNEMAT x
#156411
Concurso
UNEMAT
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Matérias Diversas
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As atividades práticas no ensino de Ciências são uma ferramenta de grande importância para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, e o interesse pela ciência aumenta quando são envolvidos itens do cotidiano. Um grupo de alunos levou algumas amostras ao laboratório de química e realizou três testes de identificação de carboidratos. Os resultados são apresentados no quadro abaixo:



As amostras I, II e III, comuns ao cotidiano dos alunos, correspondem respectivamente a:

#156410
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O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é uma abordagem que traz orientações para a comunicação […] de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente, e estabelece critérios uniformes para a classificação e a comunicação da informação sobre os mesmos”. Entre os meios de comunicação estão os pictogramas, que se tratam de “um conjunto de elementos gráficos, incluindo um símbolo, que representa a classe de perigo associada ao produto, e uma borda. [...] O GHS estabelece nove pictogramas distintos associados às classes de perigos físicos, à saúde e ao meio ambiente.

As figuras abaixo são exemplos de pictogramas estabelecidos pelo GHS:



UEMA, L.K.; RIBEIRO, M.G. Pictogramas do GHS e sua aplicação como ferramenta de comunicação de perigos para estudantes de graduação. Quim. Nova, v. 40, n. 3, pp. 353-361, 2017. (Adaptado)
De acordo com o GHS, os pictogramas I, II e III advertem sobre os seguintes perigos, respectivamente:

#156409
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Laboratórios químicos e microbiológicos são considerados áreas de alto risco para a saúde do trabalhador devido à manipulação de substâncias tóxicas, mutagênicas, teratogênicas, cancerígenas, dos agentes patogênicos, além da manipulação de equipamentos que expõe o trabalhador à radiação.

A fim de se evitar os riscos à saúde do trabalhador, três níveis de prevenção foram instruídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): utilização de Equipamentos de Proteção Coletivos (EPCs), visando proteger a vida da equipe e de terceiros durante a realização de uma determinada tarefa; medidas administrativas visando diminuir o tempo de exposição dos trabalhadores a determinado risco; e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que têm o objetivo de reduzir, para cada trabalhador e trabalhadora o risco de lesões e danos físicos.

Mesmo com a implantação da Norma Reguladora 06 – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tornando obrigatória a adoção de medidas para garantir a saúde do trabalhador, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em números de acidentes no trabalho, segundo a OIT.

Disponível em: https://www.crq4.org.br/inform... Acesso em mai. 2018.

Disponível em: http://trabalho.gov.br/noticia... Acesso em mai. 2018.

Em relação ao exposto, e com base nos conhecimentos sobre a rotina diária de um laboratório para a prevenção/minimização de riscos à saúde do trabalhador, analise as afirmações:

I. Os exaustores, chuveiro e lava olhos são importantes EPI’s que necessariamente devem estar instalados nos laboratórios.

II. Uma das funções dos EPIs é a redução da exposição humana aos agentes infecciosos.

III. A utilização de EPI pelo Profissional Técnico em Laboratório é fundamental para a redução do quantitativo de agentes biológicos no laboratório;

IV. Uma das funções dos EPIs é prevenir riscos físicos.

V. A capela é um equipamento de proteção coletivo que deve ser utilizado durante as aulas em que se manuseiam substâncias químicas que liberam vapores e gases.

Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas.

#156408
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Assinale a alternativa que apresenta as vidrarias de laboratório que permitem precisar o volume das substâncias com maior exatidão.

#156407
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Um analista recebeu amostras de tintura permanente de cabelo da cor “Louro Médio 7.0”, de marcas diferentes, para determinar a quantidade de amônia na composição. Foram utilizadas aproximadamente 3,0 gramas da amostra e diluídas em 50,0 mL de água destilada em balão volumétrico. Em seguida, foram retirados 5,0 mL dessa solução e transferidos para um erlenmeyer de 150,0 mL que continha 50 mL de água destilada. O indicador utilizado foi o verde de bromocresol. A determinação de amônia foi feita por titulação, com uma solução aquosa de ácido clorídrico a 0,1 mol L-1 padronizado.

Os dados da titulação são mostrados na tabela a seguir:



De acordo com a Resolução nº. 79 de 28 de agosto de 2000 (ANVISA), o teor de amônia deve ser de, no máximo, 6,0% no produto final. (DADOS: N = 14 g mol-1 ; H =1 g mol-1 ; Cl = 35,5 g mol-1 )

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 79, de 28 de agosto de 2000. Estabelece a definição e Classificação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes e outros com abrangência neste contexto, 2000. Diário Oficial da União de 31 de agosto de 2000.

De acordo com os resultados obtidos, assinale a alternativa correta.