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Concurso: UFSC x
#50642
Concurso
UFSC
Cargo
Pedagogo - Educação Especial
Banca
COPERVE-UFSC
Matéria
Pedagogia
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(1,0)

Em uma sala de aula na escola comum de ensino regular, em uma turma de terceiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental, a professora tem 25 alunos sem deficiência e uma aluna com deficiência. Nas primeiras semanas de aula a professora percebe que a menina tem interesses específicos, repete o que os outros falam e, quando está tensa, tem movimentos repetitivos. É uma aluna que não se beneficia das estratégias que valorizam textos escritos e cópia do quadro. Identifique os itens que apresentam estratégias pedagógicas adequadas aos princípios da inclusão escolar e assinale a alternativa correta.

 

I. Buscar trabalhar de maneira articulada com a professora responsável pelo trabalho desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais e com os demais professores com o objetivo de compreender as potencialidades da estudante e elaborar estratégias de desafios e construção de conhecimento.

II. Permitir que a aluna faça apenas atividades compatíveis com sua deficiência.

III. Fazer um trabalho constante com a turma que envolva todos os estudantes, problematizando a diversidade dos modos de aprender, se expressar e se relacionar, enfatizando o respeito às singularidades de cada um.

IV. Combinar com a família que a aluna só pode frequentar a escola quando o professor da Sala de Recursos Multifuncionais estiver presente, pois ele é o responsável pela aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades.

V. Elaborar estratégias pedagógicas e atividades considerando as especificidades da estudante, seus talentos e interesses e que estejam em consonância com os conteúdos/temas trabalhados em aula.

#50641
Concurso
UFSC
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Pedagogo - Educação Especial
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(1,0)

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), ao longo de todo o processo de escolarização, o Atendimento Educacional Especializado em uma perspectiva inclusiva deve estar articulado com:

#50640
Concurso
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Pedagogo - Educação Especial
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(1,0)

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.

 

A Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) indica que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados ___________ em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.

 

#50639
Concurso
UFSC
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Pedagogo - Educação Especial
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(1,0)

A Lei n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) prevê que o profissional de apoio escolar é a pessoa que exerce atividades de:

#50638
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(1,0)

Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na educação básica. Em seguida, assinale a alternativa correta.

 

I. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial.

II. Fazer o diagnóstico indicando a patologia dos estudantes atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais e compartilhar com todos os professores para que eles tenham conhecimento a fim de construir seus planos de trabalho.

III. Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

IV. Definir os conteúdos trabalhados em sala de aula comum pelos demais professores, pois é o professor do AEE que tem conhecimento sobre os conteúdos que devem ser trabalhados com o estudante público-alvo da educação especial.

V. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

 

#50637
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UFSC
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Pedagogo - Educação Especial
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De acordo com o Documento Orientador do Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior (SECADI/SESu, 2013), assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.

 

A inclusão das pessoas com deficiência na educação superior deve assegurar-lhes o direito __________________________, as oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como não restringir sua participação em determinados ambientes e atividades com base na deficiência.

 

 

#50636
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Pedagogo - Educação Especial
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(1,0)

A Resolução CNE/CEB n. 4/2009 institui que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função:

#50635
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Pedagogo - Educação Especial
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(1,0)

Analise as afirmativas abaixo, a respeito da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), e assinale a alternativa correta.

 

I. É um instrumento estatístico utilizado na coleta de dados para sistemas de gerenciamento de informações.

II. É um instrumento de pesquisa para medir resultados, qualidade de vida ou aspectos ambientais.

III. É um instrumento clínico utilizado na avaliação de necessidades e na compatibilidade dos tratamentos.

IV. É um instrumento de política social utilizado no planejamento de sistemas de previdência social e implementação de políticas públicas.

V. É um instrumento pedagógico utilizado na elaboração de programas educativos e realização de ações sociais.

 

#50634
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Indique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

 

( ) O modelo social de deficiência propõe uma crítica à noção de tragédia pessoal e compromete a sociedade com a produção da experiência da deficiência.

( ) O modelo biomédico compreende a deficiência como uma relação entre o corpo com lesão e o contexto social e sugere uma mudança no ambiente para acolher a diversidade humana.

( ) O modelo social de deficiência compreende que a experiência da condição de deficiência e o enfrentamento de barreiras são inerentes ao ciclo de vida humana.

( ) O modelo biomédico valoriza a transversalidade da deficiência, de modo a relacioná-la com categorias de gênero, raça, idade, religião e classe social.

( ) O modelo biomédico traz contribuições para a ampliação dos programas de reabilitação e campanhas para a prevenção das deficiências.

#50633
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De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.

 

A fim de possibilitar às pessoas com deficiência viver de forma __________ e participar plenamente de todos os aspectos da vida, os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e à comunicação.

 

#50632
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De acordo com a Lei n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), a pessoa com deficiência é aquela que apresenta:

#50631
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(1,0)

Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a educação especial é:

#50630
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(1,0)

Segundo a Lei n. 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, é correto afirmar que:

#50629
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(1,0)

De acordo com a Lei n. 13.496/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), as barreiras referentes às atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas são:

#50628
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(1,0)

A primeira iniciativa brasileira quanto à organização de serviços para atendimento educacional das pessoas com deficiência ocorreu com a criação: