Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: UFPI x
#115587
Concurso
UFPI
Cargo
Técnico de Laboratório - Análise Clínica
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Medicina
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O formol a 10% é uma solução de fixação comumente utilizada para conservar amostras biológicas. Marque a opção CORRETA que indica o procedimento para preparar uma solução de formol a 10% a partir de uma solução de formol a 40%.

#115586
Concurso
UFPI
Cargo
Técnico de Laboratório - Análise Clínica
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Medicina
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A espectrofotometria é uma técnica bastante utilizada para dosagem de substâncias no sangue. Desta forma, marque a opção INCORRETA.

#115585
Concurso
UFPI
Cargo
Técnico de Laboratório - Análise Clínica
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Medicina
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A intensidade de uma infecção é determinada pelo número de ovos encontrados, os métodos quantitativos foram desenvolvidos com esse propósito. Ovos por grama (OPG) é o número de ovos por grama de fezes e pode ser definido como um índice de densidade dos ovos nas fezes. Com relação ao método de Kato-Katz, classifique as afirmativas como verdadeiras ou falsas.

I. O método de Kato-Katz é o procedimento recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o diagnóstico, pesquisa de medicamentos anti-helmínticos e para estudos epidemiológicos;

II. Kato-Katz é indicado para o diagnóstico de larvas de helmintos e protozoários;

III. Durante o exame microscópico, o verde de malaquita é usado para propiciar proteção aos olhos e tornar os ovos mais visíveis;

IV. Para o método de Kato-Katz podem ser utilizadas amostras fecais frescas, refrigeradas ou preservada por fixadores tradicionais;

V. Nesta técnica, após comprimir a tela metálica ou de náilon sobre as fezes, remover a amostra que passa através da tela e transferir para o orifício central de 6mm de diâmetro do cartão retangular, que está apoiado sobre lâmina de vidro;

VI. O número de ovos presentes na lâmina deve ser multiplicado pelo fator 24 para determinar OPG.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

#115584
Concurso
UFPI
Cargo
Técnico de Laboratório - Análise Clínica
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Medicina
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A porcentagem de hemácias presentes no sangue corresponde à(ao):

#115583
Concurso
UFPI
Cargo
Técnico de Laboratório - Análise Clínica
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Medicina
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame que representa uma alternativa não invasiva, de baixo custo e de fácil operacionalidade nos laboratórios clínicos. Com relação ao tema, classifique as assertivas como verdadeiras ou falsas:

I. A pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame útil no rastreamento do câncer colorretal ou de seus precursores benignos;

II. O método guáiaco utiliza a atividade da pseudoperoxidase da hemoglobina, sendo sensível à peroxidase oriunda de alimentos e à vitamina C;

III. O método de guáiaco não gera resultados positivos por ação da hemoglobina humana e animal;

IV. Os métodos imunoquímicos reconhecem somente hemoglobina humana e baseiam-se na formação de um complexo conjugado/anticorpo/hemoglobina;

V. Os métodos imunoquímicos não são sensíveis aos sangramentos do trato gastrointestinal superior porque reagem com a globina não degradada da hemoglobina humana.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

#115582
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre mudança organizacional, enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira e assinale a sequência CORRETA.

(1) Macro

(2) Micro

(3) Evolutiva

(4) Episódica

(5) Normal

( ) aquela que envolve uma grande variedade de dimensões internas e externas da organização.

( ) aquela que acontece de modo local, interno à organização, envolvendo um conjunto restrito de dimensões.

( ) aquela que tende a ser composta por pequenas alterações que acontecem de modo sequencial, frequente, mas que, em longo prazo, podem produzir grandes alterações em diferentes dimensões da organização.

( ) aquela cujo processo é marcado por um início, meio e fim, geralmente em um curto espaço de tempo.

( ) aquela que tende a provocar pequenas alterações no conjunto global de dimensões da organização, com relação ao estado inicial.

#115581
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Acerca do Behaviorismo, analise as proposições e assinale a opção CORRETA.

I. Em 1953, no livro Ciência e Comportamento Humano, Skinner faz um pronunciamento explícito sobre a natureza do comportamento. Ele diz: o comportamento é "um processo e não uma coisa". E mais: é um processo "mutável, fluido e evanescente". Nesse livro, em especial, Skinner separa o conceito de operante do de reflexo e passa a empregar o primeiro como um modelo predominante de explicação do comportamento ontogenético;

II. A explicação do comportamento em termos das consequências das ações ganha novo escopo e magnitude no sistema científico skinneriano com o modelo de seleção pelas consequências. Nesse modelo, Skinner discute o papel das consequências pautando-se na teoria evolucionária darwiniana. As consequências passam a selecionar o comportamento em três níveis evolutivos: filogenético, ontogenético e cultural;

III. No nível ontogenético, padrões inatos de comportamento (reflexos incondicionados e instintos) são selecionados por consequências de sobrevivência da espécie; no nível filogenético, comportamentos de indivíduos (operantes) são selecionados por consequências reforçadoras, e no terceiro nível práticas culturais são selecionadas por consequências de sobrevivência das culturas;

IV. A proposta de Skinner subverte radicalmente muitas concepções tradicionais sobre a linguagem: no lugar de algo armazenado, a linguagem é comportamento, comportamento verbal; no lugar de ideias ou imagens mentais, os significados encontram-se nas contingências de reforço; no lugar de representar uma realidade independente, nossos conceitos definem modos particulares de interação com parcelas da realidade; no lugar de um acesso privilegiado à consciência, nossas autodescrições limitam-se pelas práticas de uma comunidade verbal.

Assinale a opção que contém somente os itens CORRETOS.

#115580
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a opção que se refere INADEQUADAMENTE à teoria da aprendizagem de Brunner:

#115579
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Preencha adequadamente, identificando o teórico de cada trecho:

(1) Brunner

(2) Skinner

(3) Ausubel

(......) parte da consideração de que os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna baseada em conhecimentos conceituais cuja complexidade depende das relações hierárquicas que os conceitos estabelecem entre si, sendo a estrutura cognitiva compreendida como uma rede de conceitos organizados hierarquicamente de acordo com o grau de abstração e de generalização.

De acordo com (......), os organismos privados de estímulos necessários à sua sobrevivência estão mais motivados a apresentar comportamentos que resultam na produção desses estímulos e os organismos saciados estariam menos motivados a apresentar esses mesmos comportamentos

(…..) distinguiu três modos básicos mediante os quais os seres humanos representam a realidade: a) o modo enactivo; b) o modo icônico; c) o modo simbólico

#115578
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Acerca da adolescência, Assinale a opção CORRETA.

#115577
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

São etapas do psicodiagnóstico, EXCETO:

#115576
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Assinale a opção INCORRETA, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo.

#115575
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre aprendizagem, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a sequência CORRETA.

( ) A teoria da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, ou teoria da assimilação, é uma teoria cognitivista que busca explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento".

( ) A aprendizagem significativa, neste entendimento, é um mecanismo pelo qual um novo conhecimento é acoplado a um arcabouço cognitivo particular e exclusivo, prévio, conhecido como subsunçor.

( ) Ausubel distingue três tipos de aprendizagem significativa: representacional, proposicional e de conceitos. A aprendizagem representacional diz respeito à aprendizagem inicial, cuja característica fundamental é a assimilação de símbolos e seus significados particulares. A aprendizagem proposicional se refere ao significado de ideias expressas por grupos de palavras combinadas em proposições ou sentenças, apresentando exclusivamente o sentido denotativo. Por fim, tem-se a aprendizagem de conceitos, mais genérica, e abstrata, que representa regularidades.

( ) Ausubel também ressalta que, na aprendizagem de conceitos, e/ou, na aprendizagem proposicional, a relação pode ser: subordinativa, superordenada ou combinatória, havendo um desdobramento da subordinativa em derivativa e preceptiva.

( ) Na diferenciação progressiva, a matéria deve ser planejada de modo que os conceitos mais gerais, e inclusivos, da disciplina sejam apresentados antes e progressivamente diferenciados pelos discentes, com a introdução de detalhes específicos.

#115574
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre psicodiagnóstico, assinale a opção CORRETA.

I. O psicodiagnóstico é uma modalidade de avaliação psicológica, frequentemente solicitada por profissionais que trabalham em parceria com psicólogos. No início de sua criação, entre os séculos XVIII e XIX, o processo possuía como objetivo identificar características da personalidade, forças e fraquezas do funcionamento psicológico, com objetivos comparativos quanto à normalidade do sujeito em relação a uma determinada população;

II. Em Psicologia Clínica, o diagnóstico é um passo anterior à psicoterapia, tendo como objetivo investigar os recursos e dificuldades do indivíduo e indicar a intervenção apropriada. Embora tenha pontos de contato com a psicoterapia (e.g., identificação dos conflitos nodais da personalidade, consideração de uma complexa interação dinâmica de variáveis) não apresenta diferença com ela, uma vez que intervenções terapêuticas fazem parte do seu processo;

III. Entre as duas grandes guerras mundiais, Galton, Cattell e Binet foram considerados os criadores do psicodiagnóstico por formularem testes mentais voltados à avaliação de diferenças individuais. Da mesma forma, os estudos nosológicos foram associados aos conhecimentos da psicanálise e aos testes projetivos, que complementavam as informações com compreensões psicodinâmicas dos casos;

IV. Nas décadas posteriores às guerras, o psicodiagnóstico clínico consolidou-se para além da prática restrita à descrição de características, traços e capacidades, desconsiderando o contexto e singularidades do que a pessoa poderia apresentar. Este trabalho evoluiu, oferecendo a compreensão dos resultados das testagens a partir da complexidade dos fatores envolvidos na vida do sujeito que poderiam estar associados ao quadro atual, tais como histórico familiar, condição socioeconômica, eventos passados e recentes, entre outros.

#115573
Concurso
UFPI
Cargo
Psicológo
Banca
COPESE-UFPI
Matéria
Psicologia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1) George Mead

(2) Sigmund Freud

(3) Jurgen Habermas

(4) Ludwig Wittgenstein

(5) Axel Honeth

( ) Contempla as forças incontroláveis do inconsciente e os sucessos de significação linguísticos como os dois polos do sujeito cuja oposição marcada de tensão produz a obrigação à individuação humana. Conclui que se trata de condições constitutivas para o desenvolvimento da identidade do eu.

( ) Contesta a capacidade de o sujeito individualmente ser o criador de sentidos e de significados, negando, com isso, "a ideia de autonomia no sentido da autoria do sujeito"

( ) Demonstra a existência de forças e de impulsos pessoais que escapam ao controle da razão ou da consciência do indivíduo, comprovando que "o sujeito não pode ser transparente para si mesmo da maneira como se afirma pela ideia clássica de autonomia"

( ) O ser humano constitui-se mediante processos de aprendizagem, de socialização e de individuação que ocorrem no seio fecundo do mundo da vida e no recurso ao agir comunicativo, o que "permite o entrelaçamento de individuação e socialização".

( ) O self constitui-se, por meio de processos de socialização e de individuação progressivos, numa matriz intersubjetiva, simbólica e comunicativa. A gênese e a estrutura do self são sociais porque "os indivíduos se convertem em um objeto para si mesmos, precisamente, porque descobrem a si mesmos adotando a atitude dos outros que estão envolvidos nas suas condutas".