Processando...

Questões de Concursos | OAB | Enem | Vestibular

Limpar busca
Filtros aplicados
Concurso: UFMT x
#156937
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A educação brasileira registra, ao longo de sua história recente, uma série de iniciativas de planejamento para a orientação das políticas públicas educacionais. Sobre o desenvolvimento do planejamento educacional no Brasil, é correto afirmar:

#156936
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Maria, Márcio e Margarida são estudantes do curso de Pedagogia. Maria e Margarida estão concluindo a graduação em 2017, no turno matutino; Márcio ingressou no curso no referido ano, numa turma do período vespertino. Os três estão inscritos para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2017. Devem obrigatoriamente realizar o exame:

#156935
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A coluna da esquerda apresenta perguntas às quais um projeto de pesquisa deve responder e a da direita, os elementos do projeto. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Quem e onde pesquisar? 2 - O que pesquisar? 3 - Por que pesquisar? 4 - Para que pesquisar? 5 - Como pesquisar? 6 - Quando pesquisar?
( ) Cronograma ( ) Justificativa ( ) Dados de identificação e tema ( ) Objetivo geral ( ) Problema e embasamento teórico ( ) Objetivos específicos e método Assinale a sequência correta.

#156934
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Sobre as universidades, de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, assinale a afirmativa INCORRETA.

#156933
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

O ciclo de políticas públicas é um tema nuclear e de grande relevância para formuladores, implementadores e avaliadores de políticas. Sobre esse ciclo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É um esquema de visualização e interpretação que organiza a vida de uma política em fases sequenciais e interdependentes. ( ) Reflete a real dinâmica ou vida de uma política pública com todos os fatores que a influenciam e podem interferir nos seus resultados. ( ) Na literatura há um consenso entre os autores sobre o número de fases ou estágios com a definição de cinco fases no ciclo de políticas públicas, que compreendem a percepção e definição de problemas; agenda; elaboração de programas e de decisão; implementação de políticas; avaliação e correção de ação. ( ) Na fase da implementação, as intenções políticas são transformadas em ações concretas.
Assinale a sequência correta.

#156932
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A avaliação de programas de formação docente é um processo rigoroso e sistemático, que tem por finalidade coletar informações sobre as ações formativas para orientar as tomadas de decisão visando à sua melhoria. Sobre a avaliação de resultados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O principal objetivo dessa avaliação é responder exclusivamente ao controle e à fiscalização. ( ) A avaliação de resultados é a mais praticada em um programa formativo. ( ) A intenção de uma avaliação de resultados reside também no impacto, enquanto repercussões gerais de mudança. ( ) Essa avaliação costuma ser desenvolvida considerando três momentos distintos: início, meio e fim do processo formativo.
Assinale a sequência correta.

#156931
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

No momento atual, convive-se, cada vez mais, com siglas que remetem a avaliações formais que buscam indicar a qualidade da Educação Superior. Tomando como foco o cálculo dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior de 2015, é correto afirmar:

#156930
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Com base nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, que agregam diferentes variáveis e fontes de insumos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não fornece insumos para avaliações no âmbito da Educação Superior, pois é realizado com alunos de outro nível de ensino. ( ) São fontes de insumos para indicar a qualidade de cursos de graduação: o Enade e o Enem. ( ) O Censo da Educação Superior é uma das fontes de insumos para a atribuição do conceito preliminar dos cursos de graduação. ( ) A Avaliação de Programas de Pós-Graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é independente da avaliação dos cursos de graduação, portanto, não oferece insumos para a avaliação de cursos de graduação.
Assinale a sequência correta.

#156929
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Ao fazer a distinção entre pesquisa quantitativa e qualitativa, surgem muitas compreensões metodológicas equivocadas. Defendendo a ideia de que as escolhas no processo de pesquisa dependem principalmente de princípios epistemológicos e metodológicos adotados pelo investigador, é correto afirmar:

#156928
Concurso
UFMT
Cargo
. Cargos Diversos
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

A Avaliação Institucional (AI) proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) deve ser multidimensional e permanente, mas realiza-se por ciclos e de maneira complementar articulando autoavaliação e avaliação externa. Os processos que abarca têm prazos previamente definidos, e objetivam a análise e reflexão de um conjunto de dimensões, estruturas, relações, funções e finalidades da Instituição de Educação Superior (IES), buscando melhor cumprir as funções e finalidades a que se destina. Considerando o exposto e a regulamentação do SINAES que orienta a prática da avaliação institucional nas IES, analise as afirmativas.
I - Decorrido um ano, fecha-se um ciclo; os resultados e propostas de melhoria são apresentados no relatório final de avaliação institucional. II - A partir de 2007, foi instituída a cultura da autoavaliação nas instituições de ensino superior públicas e privadas. III - A autoavaliação institucional é obrigatória e imprescindível para todos os atos de regulação estatal (externa), bem como para a autorregulação. IV - Planejamento e avaliação constitui uma das dez dimensões que a autoavaliação institucional deve contemplar.
Estão corretas as afirmativas

#115949
Concurso
UFMT
Cargo
Economista
Banca
UFMT
Matéria
Economia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Significativo processo de industrialização da economia brasileira, antes da I Guerra Mundial, teve importantes contribuições, em termos de financiamento, de segmentos econômicos que se destacaram, como:

#115948
Concurso
UFMT
Cargo
Economista
Banca
UFMT
Matéria
Economia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Os impostos diretos incidem sobre:

#115947
Concurso
UFMT
Cargo
Economista
Banca
UFMT
Matéria
Economia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

As Políticas Econômicas adotadas na economia brasileira em relação ao comércio e aos investimentos estrangeiros, no período de 1964 a 1974, foram formuladas com ênfase

#115946
Concurso
UFMT
Cargo
Economista
Banca
UFMT
Matéria
Economia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Estrutura de mercado que se caracteriza pela presença de grande número de pequenas firmas tomadoras de preço, de produção homogênea, de livre entrada e saída de firmas e de informação completa no mercado. Trata-se de:

#115945
Concurso
UFMT
Cargo
Economista
Banca
UFMT
Matéria
Economia
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0)

Uma característica que se destaca na economia agroexportadora brasileira na primeira metade do Século XX está relacionada: