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Concurso: UFMT x
#210527
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(1,0)

Uma propaganda em outdoor em avenida de Cuiabá, veiculada à época do carnaval, trazia a seguinte parte escrita: Se beber, não dirija. Chame um táxi. Sobre esse trecho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Todos os verbos desse escrito foram usados no imperativo, pois conotam ordem.
( ) O sentido presente no trecho Se beber, não dirija. é de condição, se fosse de causa ficaria: Não dirija porque você bebeu.
( ) Se fosse usada a segunda pessoa do singular na segunda frase, ficaria: Chama um táxi.
( ) A correlação verbal continuaria correta com a seguinte alteração: Se bebesse, não dirigirá.

Assinale a sequência correta.

#210526
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(1,0)

Leia o texto abaixo do historiador cuiabano Rubens de Mendonça e responda à questão.
A carestia em Cuiabá
Cuiabá sempre foi a terra de vida mais cara do BRASIL. Quem ler “Os Anais do Senado da Câmara de Cuiabá" certifica disso. Barbosa de Sá não fez segredo. Pintou as coisas com cores realistas. Conta o nosso primeiro cronista que, no ano de 1723, um tal Joaquim Pinto comprou um jaú no Porto Geral por uma quarta de ouro, fê-lo em postas e veio vendê-lo pelas lavras, em que dobrou a parada. Sabendo-o, os deputados confiscaram-lhe os bens para pagar o quinto a El-Rei do negócio que havia feito. Esse Joaquim Pinto foi o primeiro cambionegrista que aparece na nossa história. Outros vieram depois e hoje existem muitos.
(Nos bastidores da História de Mato Grosso. Cuiabá: SEC-MT; Integrar; Defanti, 2012.)

Sobre elementos coesivos no texto, analise as afirmativas.

I - Na linha 2, disso refere-se à ideia de que Cuiabá tem a vida mais cara do país.
II - Na linha 4, os pronomes lo, nas duas ocorrências, e o retomam o sentido do mesmo referente: jaú.
III - Na linha 6, Outros e muitos recuperam o sentido da palavra cambionegrista.
IV - Na linha 5, o pronome lhe refere-se aos bens dos deputados.

Estão corretas as afirmativas

#210525
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Leia o texto abaixo do historiador cuiabano Rubens de Mendonça e responda à questão.
A carestia em Cuiabá
Cuiabá sempre foi a terra de vida mais cara do BRASIL. Quem ler “Os Anais do Senado da Câmara de Cuiabá" certifica disso. Barbosa de Sá não fez segredo. Pintou as coisas com cores realistas. Conta o nosso primeiro cronista que, no ano de 1723, um tal Joaquim Pinto comprou um jaú no Porto Geral por uma quarta de ouro, fê-lo em postas e veio vendê-lo pelas lavras, em que dobrou a parada. Sabendo-o, os deputados confiscaram-lhe os bens para pagar o quinto a El-Rei do negócio que havia feito. Esse Joaquim Pinto foi o primeiro cambionegrista que aparece na nossa história. Outros vieram depois e hoje existem muitos.

(Nos bastidores da História de Mato Grosso. Cuiabá: SEC-MT; Integrar; Defanti, 2012.)


O pronome relativo pode estar acompanhado de preposição em função do termo ao qual se refere, como acontece no trecho Joaquim Pinto comprou um jaú no Porto Geral por uma quarta de ouro, fê-lo em postas e veio vendê-lo pelas lavras, em que dobrou a parada. Nesse trecho, o pronome relativo pode ser substituído corretamente por

#210523
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Leia o texto abaixo do historiador cuiabano Rubens de Mendonça e responda à questão.
A carestia em Cuiabá

Cuiabá sempre foi a terra de vida mais cara do BRASIL. Quem ler “Os Anais do Senado da Câmara de Cuiabá" certifica disso. Barbosa de Sá não fez segredo. Pintou as coisas com cores realistas. Conta o nosso primeiro cronista que, no ano de 1723, um tal Joaquim Pinto comprou um jaú no Porto Geral por uma quarta de ouro, fê-lo em postas e veio vendê-lo pelas lavras, em que dobrou a parada. Sabendo-o, os deputados confiscaram-lhe os bens para pagar o quinto a El-Rei do negócio que havia feito. Esse Joaquim Pinto foi o primeiro cambionegrista que aparece na nossa história. Outros vieram depois e hoje existem muitos.

(Nos bastidores da História de Mato Grosso. Cuiabá: SEC-MT; Integrar; Defanti, 2012.)


Sobre as ideias do texto, assinale a afirmativa correta.

#210521
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Leia o trecho abaixo de Clarice Lispector.

Na minha ânsia de ler, eu nem notava as humilhações a que me submetia: continuava a implorar-lhe emprestados os livros que ela não lia.

Sobre os sinais de pontuação empregados no texto, assinale a afirmativa correta.

#156947
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Sobre os princípios a serem adotados nas políticas de formação de professores para o ensino superior, considere: I - A gestão democrática, assegurada pela existência de órgãos colegiados deliberativos. II - A pesquisa como centralidade em detrimento do ensino e da extensão. III - A produção intelectual institucionalizada por meio de estudos sistemáticos de temas e problemas relevantes do ponto de vista regional e nacional. IV - A formação de docentes focada no ensino, conforme conceituação apresentada na legislação. São princípios a serem adotados:

#156946
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(1,0)

Quem paga pelo ensino? Se o colapso das finanças públicas desnudou a urgência de reformar o sistema de aposentadorias, transformações não menos importantes se impõem em uma das despesas mais importantes do Estado brasileiro – a educação. O país investe em torno de 5% do PIB em educação, percentual compatível com padrões internacionais, no entanto, esse dispêndio mostra-se insuficiente e mal distribuído. Afora desperdícios associados à gestão falha e outros problemas, uma distorção que se observa com clareza é o peso excessivo conferido à educação superior em detrimento da educação básica. Calcula-se que o gasto por aluno nas universidades públicas em 2014 tenha chegado a R$ 26 mil (valor corrigido), ante R$ 7.000,00 nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio. Embora a educação terciária seja por natureza mais complexa e custosa, a diferença entre uma cifra e outra no Brasil está muito acima das verificadas na OCDE, que reúne os países em estágio de desenvolvimento mais avançado. Tal discrepância acentua o desequilíbrio de oportunidades entre estudantes de famílias ricas e pobres – os primeiros, como se sabe, têm mais chances de alcançar níveis elevados de escolaridade. Reconheça-se que houve melhoras nos últimos anos, com maior democratização do acesso às universidades e aumento das verbas direcionadas à educação básica. A nova realidade de severa restrição orçamentária, porém, demanda uma agenda mais corajosa. (FOLHA DE SÃO PAULO, 2017. Adaptado.)
O texto acima evidencia e problematiza as disparidades no financiamento da educação básica e superior no Brasil. Sobre as políticas públicas de financiamento da educação superior, analise as afirmativas. I - As Instituições Federais de Educação Superior (IFES) são financiadas com recursos do tesouro nacional provenientes da vinculação constitucional de recursos de impostos em percentuais fixos. II - As instituições públicas estaduais de educação superior são financiadas com recursos do tesouro estadual provenientes da vinculação constitucional de recursos de impostos fixada para os estados, e ainda recursos provenientes de acordos ou convênios com organismos públicos ou privados nacionais e internacionais. III - As instituições de educação superior da iniciativa privada são financiadas exclusivamente com os recursos da cobrança de mensalidades e recursos captados no mercado de capital aberto. IV - As instituições públicas de educação superior podem captar recursos de empresas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação tecnológica de acordo com o marco legal da ciência e tecnologia.
Está correto o que se afirma em

#156945
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As políticas educacionais, como se apresentam hoje, estão atreladas

#156944
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De acordo com o que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as avaliações dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior devem fazer dois movimentos: a avaliação interna (autoavaliação), realizada pela própria comunidade acadêmica, e a avaliação externa, realizada por comissões constituídas por especialistas que realizam visitas in loco. Sobre as finalidades dessas visitas, considere: I - Garantir a fidelidade das informações prestadas. II - Mobilizar a comunidade acadêmica para manter a documentação em ordem. III - Estabelecer um diálogo construtivo entre o Ministério da Educação e a respectiva comunidade acadêmica. IV - Desencadear esforços para intervenções tópicas.
São finalidades:

#156943
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Em 25 de junho de 2014, foi sancionada pela Presidente Dilma Roussef a Lei n.º 13.005, que aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024. Sobre o PNE (2014-2024), analise as afirmativas.
I - Determinou que os estados, Distrito Federal e municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos de educação já aprovados em lei tendo em vista a premissa de que os planos estaduais e planos municipais de educação constituem peças mutuamente complementares do esforço comum a ser desenvolvido pela melhoria da educação. II - Estabeleceu como uma de suas metas a implantação imediata do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) como referência para o financiamento de todos os níveis e modalidades de educação e a necessidade de alcançar a meta de aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. III - O conjunto de metas e estratégias do PNE tem como eixo norteador o regime de colaboração, o que implica uma ação conjunta da União, dos estados, Distrito Federal e municípios pela universalização do atendimento escolar e melhoria da qualidade do ensino. IV - Para fins de cumprimento da meta 12, que prevê elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, o PNE (2014-2024) criou o Fundo de Financiamento da Educação Superior (FUNDES).
Está correto o que se afirma em

#156942
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Sobre o planejamento educacional no Brasil, assinale a afirmativa correta.

#156941
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Sobre a gestão universitária de instituições federais de educação superior, é INCORRETO afirmar:

#156940
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As instituições públicas de educação superior, no que se refere aos processos de gestão, deverão obedecer ao princípio da gestão democrática, que pressupõe

#156939
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As competências para as funções de regulação, supervisão e avaliação da educação superior no sistema federal de ensino são exercidas de forma articulada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Compete ao INEP, de acordo com o Decreto n.º 5.773/2006:

#156938
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(1,0)

De acordo com as perspectivas epistemológicas das abordagens qualitativas de pesquisa, é necessário reconsiderar a