(1,0)
Marque a alternativa CORRETA: Behring (2008), no artigo “Acumulação capitalista, fundo público e política social”, ao analisar as tendências na alocação do fundo público brasileiro no contexto de ajuste fiscal pós década de 1990, afirma que um dos grandes vilões do orçamento da seguridade social e das contas públicas de modo geral é:
Marque V para as afirmativas Verdadeiras, e F para as Falsas. Netto (1991) destaca que o sincretismo parece ser o fio condutor da afirmação e do desenvolvimento do Serviço Social como profissão, seu núcleo organizativo e sua norma de atuação. Nesse sentido, o autor indica que são fundamentos da estrutura sincrética do Serviço Social: ( ) O universo problemático original que se apresentou como eixo de demandas histórico-sociais. ( ) O horizonte do seu exercício profissional. ( ) A sua modalidade específica de intervenção. ( ) A disputa entre o projeto emancipatório e o projeto conservador. ( ) A relação público/privada na resposta aos “problemas sociais”. Marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa CORRETA. Netto (1991) observa que, para desvendar o sincretismo ideológico do Serviço Social, é necessário apontar as diferenças entre o caldo cultural europeu e norte-americano. No entanto, as grandes determinações que os vinculam numa mesma e ampla perspectiva teórico-cultural se refere:
Marque a alternativa CORRETA. Conforme Barroco (2008) a ética é entendida como:
Marque a alternativa CORRETA. Barroco (2008) sinaliza que as mesmas relações que ampliam as capacidades e possibilidades humanas produzem mecanismos de sua negação, impedindo sua realização concreta, o que se expressa, entre outros aspectos, na contradição entre o maior desenvolvimento do ser social e o maior grau de alienação em relação às sociedades precedentes à capitalista, dando lugar até mesmo para outras formas de alienação, como:
Marque a alternativa CORRETA. Forti (2010) informa que o Serviço Social gestou, ao longo das últimas décadas, uma direção social estratégica dissonante da hegemonia política capitalista, tendo como referências princípios cuja materialização só pode ocorrer por meio do estudo competente, suficientemente profundo e crítico:
Marque a alternativa CORRETA. De acordo com Vinagre (2010), o projeto profissional que rompe os pressupostos conservadores e com a ética da neutralidade, inspirada em postulados filosóficos neotomistas, tem como marco:
Marque a alternativa CORRETA. De acordo com Ribeiro (2010), o processo de formação dos assistentes sociais, por orientação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS/1996, tem seu eixo de formação voltado para:
Marque a alternativa INCORRETA: Segundo Iamamoto (2007), a subordinação da educação à acumulação do capital gera, EXCETO:
Marque V para as afirmativas Verdadeiras, e F para as Falsas. Para Iamamoto (2007), “a investigação, quando compromissada em libertar a verdade de seu confinamento ideológico, é certamente um espaço de resistência e de luta.” Neste sentido, a investigação é uma atividade fundamental para: ( ) Subsidiar a construção de alternativas críticas ao enfrentamento da questão social. ( ) Imprimir padrões de excelência acadêmica à instituição universitária, através de convênios para prestação de serviços. ( ) Subsidiar a consolidação de propostas profissionais que fortaleçam a ruptura com o conservadorismo. ( ) Contribuir para a formulação de políticas sociais alternativas aos dogmas sociais. ( ) Formar novas gerações de pesquisadores, voltadas à educação terciária moderna. Marque a alternativa CORRETA:
De acordo com Lima (2012), o desenvolvimento da educação superior brasileira ocorre sob as bases do padrão dependente de educação expresso na transplantação de conhecimentos e tecnologias dos países centrais. Estas análises indicam que: I . Inicialmente, a expansão da educação superior caracterizou-se pela marca de um intocável privilégio social, que começava e terminava nas fronteiras das camadas dominantes. II . No regime burguês-militar, essa expansão se deu pela ampliação de acesso para formação de um letrado com aptidões gerais, e pelo incentivo a um perfil empreendedor de trabalhador docente. III . No governo Cardoso, a expansão caracterizou-se pelo aumento do número de IES privadas e pela privatização interna das IES públicas, a partir dos cursos pagos e das parcerias universidades-empresas. IV . A expansão da educação superior no governo Lula pode ser identificada através de dois grandes eixos temáticos: a mercantilização da educação e a hierarquização em larga escala entre unidades e/ou universidades federais. Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa INCORRETA: Para Pereira (2012), o perfil do profissional formado na modalidade de Educação à Distância (EAD) será marcado, EXCETO:
Marque a alternativa INCORRETA: São algumas das indicações previstas no Código de Ética do(a) Assistente Social, EXCETO:
Complete a frase e assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a Resolução CFESS 568, de 15/03/2010, a Instituição de Ensino, quando notificada pelo CRESS sobre a aplicação de multa por descumprimento das normas estabelecidas na Resolução CFESS 533/08, tem o prazo de ______ dias corridos, a contar do recebimento da notificação para pagamento de multa e regularização da irregularidade ou apresentação de impugnação.
Marque a alternativa INCORRETA: São princípios fundamentais previstos no Código de Ética do(a) assistente social, EXCETO:
Recuperar senha