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Concurso: UFES x
#116675
Concurso
UFES
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Técnico em Restauração
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Educação Artística Diversas
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(1,0)

Materiais como papel, produtos têxteis, plumas, couro, ossos, marfim e madeira são orgânicos. Os materiais orgânicos em obras de arte

#116674
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Técnico em Restauração
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(1,0)

Um pigmento é uma substância que passa o seu efeito de cor a outro material, quer quando misturado a ele, quer quando aplicado como uma camada fina sobre uma superfície. Um pigmento:

I. deve ser um pó macio e de granulometria fina.

II. deve ser insolúvel no médium em que é utilizado.

III. deve resistir à ação da luz solar e mudar de cor, sob condições às quais a pintura em que o pigmento foi aplicado pode geralmente estar exposta.

IV. deve ser quimicamente móvel e não se alterar quando misturado com outros materiais, ou quando exposto à atmosfera.

V. deve ter o grau apropriado de opacidade ou transparência para ajustar-se ao propósito para o qual foi concebido.

É CORRETO o que se afirma em

#116673
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O exame é uma etapa fundamental do processo de conservação e de restauração de obras de arte. Sobre o exame, é INCORRETO afirmar:

#116672
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Dois fatores importantes nos procedimentos de conservação e de restauração são o manuseio e a embalagem de obras de arte. NÃO é recomendação para o manuseio e para a embalagem de esculturas

#116671
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A umidade ambiental e a temperatura são dois fatores de degradação das obras de arte que se inter-relacionam e cujos efeitos se combinam e que provocam danos físicos à matéria orgânica, favorecem trocas químicas e criam o meio ideal à proliferação e à deterioração biológica ou biodeterioração. Sobre aspectos da umidade ambiental, é INCORRETO afirmar

#116670
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Sobre as intervenções preventivas ou curativas, é INCORRETO afirmar:

#116669
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São ações que correspondem ao conceito de preservação de obras de arte:

#116668
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No caso de uma obra que sofreu danos por meio da infestação de insetos, é necessário saber reconhecer os tipos de insetos e os danos nas obras causados por eles. As formigas

#116667
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Os conventos franciscanos construídos no Brasil “[...] caracterizam-se por uma organização espacial muito adequada ao nosso clima, à trama dos núcleos urbanos onde surgiram e, no que respeita à topografa e à paisagem [...]” Zanini (1983, p. 140). Sobre esses conventos é INCORRETO afirmar que

#116666
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(1,0)

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:

#116665
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Sobre a higienização de obra de arte, é INCORRETO afirmar:

#116664
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Em uma escultura, geralmente, as camadas de policromia de um estofamento são constituídas por

#116663
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Analise as descrições das etapas de aplicação da técnica do esgrafiado ou esgrafito em estofamentos:

I. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

II. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com guache, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, geométricos e mistos.

III. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, durante a fase de secagem os desenhos são conseguidos por meio da marcação de linhas delicadas sobre a preparação, com ferramentas de ponta fina.

IV. Depois da aplicação da folha de ouro e de seu brunimento, a superfície é pintada em geral com têmpera, e, quando em fase de secagem os desenhos são conseguidos removendo-se as partes da camada colorida com ferramentas de ponta fina e, no Brasil, os motivos utilizados são fitomorfos, e em sua maioria, zoomorfos.

É CORRETO o que se afirma em:

#116662
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Dentre os vários fatores que contribuem com a conservação de bens culturais móveis, o manuseio correto de obras de arte tem importância fundamental, já que qualquer descuido pode acarretar em desgaste da obra e em riscos de acidentes. Analise as afirmativas sobre uso de luvas como equipamento para esse manuseio:

I. A definição da espessura das luvas utilizadas para lidar com as obras de arte tem relação com a natureza da operação de manuseio a ser realizada.

II. O uso de luvas brancas de algodão leve é adequado para o manuseio de obras de arte sobre papel, telas e trabalhos emoldurados de médio porte e vários tipos de esculturas.

III. O uso de luvas mais grossas é apropriado para o transporte de obras de arte pesadas e aquelas em estado bruto, como chapas de metal ou estruturas de cimento aparentes.

IV. O uso de luvas ásperas é apropriado para o manuseio de peças muito lisas, o que evita que escorreguem com facilidade ao serem transportadas.

É CORRETO o que se afirma em:

#116661
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(1,0)

Analise as afirmativas, a seguir, sobre o manuseio e o transporte de pinturas em telas:

I. Pinturas de pequenos e médios formatos devem ser transportadas individualmene e com ambas as mãos.

II. Para transportar mais de uma obra, mesmo dentro da galeria, o ideal é que pinturas estejam convenientemente protegidas em carrinhos adequados.

III. O carregamento do carrinho para transporte e deslocamento das obras devem ser feitos, no mínimo, por duas pessoas.

IV. Telas sem molduras devem ser envolvidas em papelão, ou plástico bolha antes de serem colocadas no carrinho para transporte, e esse invólucro deve ser fechado e amarrado para completa proteção das pinturas.

É CORRETO o que se afirma em