(1,0)
Dois amigos ganharam, juntos, apenas um vale brinde numa loja de sapatos. A fim de decidir de forma justa quem ficaria com o vale brinde, eles resolveram inventar um jogo: pegaram uma vasilha escura e colocaram, dentro dela, 10 bolas azuis e 1 bola vermelha. O dono da loja segurava a vasilha e, a pessoa que tirasse a bola vermelha ao escolher uma bola aleatória de dentro da vasilha, venceria o jogo. Assim, o jogo começa e o primeiro amigo retira uma bola da vasilha. Assumindo que a primeira bola retirada não fosse vermelha, sem reposição, o segundo amigo retira outra bola da vasilha. O jogo continua, até que um dos dois retirem a bola vermelha e ganhe o vale brinde.
De acordo com as informações acima, as probabilidades do primeiro e do segundo amigo terem retirado a bola vermelha na primeira etapa do jogo descrita anteriormente são, em porcentagem, aproximadamente:
Uma escola está fazendo o levantamento da quantidade de alunos que praticam esportes, a fim de organizar um campeonato. Dentre os esportes praticados por alunos, os de maior prática são futebol, handball e natação. O resultado da pesquisa está indicado no diagrama abaixo, onde os números simbolizam as quantidades de alunos que praticam os esportes mencionados.
Baseado nas informações do diagrama acima, quantos alunos praticam, respectivamente, futebol, handball e natação?
O Sr. Progressão soltou 45 bolinhas de borracha ao solo, uma de cada vez e verificou que ao bater no solo e voltar, a primeira bolinha atingiu uma altura de 4cm, a segunda 6cm, a terceira 11cm, a quarta 19cm, e assim ele fez até a última bolinha.
A altura atingida pela última bolinha em decâmetros é:
João e Maria brincavam de adivinhar um número inteiro positivo n. João diz a Maria que n é um número perfeito quando a soma de seus divisores é igual ao dobro dele.
Sendo n maior do que 200 e menor do que 600, o número que Maria pensou foi:
Assinale a alternativa em que o segundo verbo não apresenta prefixo indicando sentido oposto:
“A intervenção da polícia não acalmou os ânimos. Foi, antes, o estopim do tumulto”.
O termo grifado corresponde a:
Os resultados superaram a expectativa.
Em relação ao sentido da frase, assinale a opção verdadeira
Marque a opção em que a regência verbal não está correta, sob a norma culta da Língua.
A polícia______________os delinquentes e não apareceu quem___________.
Complete corretamente a frase com os verbos de uma das opções:
Assinale a opção em que o uso da conjunção mas e do advérbio mais não está correto:
Assinale a opção que apresenta acentuação correta:
“Ao invés de ser um atleta de comportamento correto dentro e fora dos gramados, quer dizer, um profissional que se define antes de mais nada por suas ações sensatas, o ídolo parece sucumbir a atitudes que acabam manchando sua imagem pública”.
Sem alterar o sentido do trecho, as expressões destacadas podem ser substituídas por uma das alternativas a seguir. Assinale-a.
“Nunca é tarde”. O depois é o agora. O sempre, o depois. O sucesso é o presente que se investe no futuro. Nunca é tarde para quem faz do agora, o depois. O nunca já se foi, num começo que chegou. (...)
(Disponível em www.pensador.com/ator/Gleidsonmelo, acesso em 22.06.19).
Considerando que as palavras são categorizadas conforme seu uso, no texto acima os termos “depois”, “agora” e “sempre”, normalmente advérbios, são utilizadas com o artigo definido “o”, sendo, portanto, classificados como:
A única opção em que a concordância verbal pode se dar no singular ou no plural:
“Atentou contra a existência
Num humilde barracão
Joana de tal, por causa de tal João
(...)
Errou na dose
Errou no amor
Joana errou de João
Ninguém notou
Ninguém morou na dor que era o seu mal
A dor da gente não sai no jornal”
(Notícia de Jornal, samba de Haroldo Barbosa e Luiz Reis, gravado por Chico Buarque, 1975).
Assinale a afirmativa que está em desacordo com o conteúdo dos versos:
Recuperar senha