(1,0)
Observe o fragmento abaixo de um conto de Clarice Lispector:“Nas árvores as frutas eram pretas, doces como mel. Havia no chão caroços secos cheios de circunvoluções, como pequenos cérebros apodrecidos. O banco estava manchado de sucos roxos. Com suavidade intensa rumorejavam as águas. No tronco da árvore pregavam-se as luxuosas patas de uma aranha. A crueza do mundo era tranqüila. O assassinato era profundo. E a morte não era o que pensávamos. Ao mesmo tempo que imaginário – era um mundo de se comer com os dentes, um mundo de volumosas dálias e tulipas. Os troncos eram percorridos por parasitas folhudos, o abraço era macio, colado. Como a repulsa que precedesse uma entrega – era fascinante, a mulher tinha nojo, e era fascinante. As árvores estavam carregadas, o mundo era tão rico que apodrecia. Quando Ana pensou que havia crianças e homens grandes com fome, a náusea subiu-lhe à garganta, como se ela estivesse grávida e abandonada. A moral do jardim era outra. Agora que o cego a guiara até ele, estremecia nos primeiros passos de um mundo faiscante, sombrio, onde vitórias-régias boiavam monstruosas. As pequenas flores espalhadas na relva não lhe pareciam amarelas ou rosadas, mas cor de mau ouro e escarlates. A decomposição era profunda, perfumada... Mas todas as pesadas coisas, ela via com a cabeça rodeada por um enxame de insetos, enviados pela vida mais fina do mundo. A brisa se insinuava entre as flores. Ana mais adivinhava que sentia o seu cheio adocicado...O jardim era tão bonito que ela teve medo do Inferno.” (LISPECTOR, C. Amor. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. P. 25)A personagem Ana, uma dona de casa comum, tem um momento privilegiado de revelação quando desce errado do ponto e acaba indo parar quase sem querer no Jardim Botânico. Neste momento, várias imagens vão configurando um universo de sensações inesperadas em contato com uma natureza que sempre esteve no mesmo lugar. Por que agora a percepção desse mundo se torna diferente?
Quando o narrador descreve as percepções da personagem e seqüencia três sentenças conclusivas de um estado de espírito (A crueza do mundo era tranqüila. O assassinato era profundo. E a morte não era o que pensávamos), o verbo “ser” funciona como:
Nas sentenças “Os troncos eram percorridos por parasitas folhudos, o abraço era macio, colado. Como repulsa que precedesse uma entrega – era fascinante, a mulher tinha nojo, e era fascinante”, o travessão encerra uma relação íntima com a natureza ao mesmo tempo assustadora, já que ela:
Em “...o mundo era tão rico que apodrecia.”, a antítese revela uma extraordinária capacidade de percepção da personagem porque:
Quando a personagem pensa nas crianças e nos homens grandes com fome, há uma reversão de perspectiva de sentimentos em relação àquele universo que acaba lhe subindo uma náusea na garganta e a moral do Jardim Botânico se torna outra. Depois de uma série de novas percepções espantosas, ela termina com uma sentença terrível: “O jardim era tão bonito que ela teve medo do Inferno.” Desta maneira, fica estabelecido no fragmento que a personagem terá de:
The questions from 26 to 29 refer to TEXT Ientitled Google Instant promises live searchresults, by Maggie Shiels.TEXT I
Read the sentences below and judge them (T) TRUE or (F) FALSE:I. Google Instant makes the queries faster.II. With Google Instant query results will be revealed before the enter button is hit.III. Search terms will not be suggested anymore.IV. Mobile users will not have access until autumn.V. Initially the service will not be available for the British people.
By saying “We’ve actually been predicting what query you are likely to do and we’re giving you results for that”, Google’s vice-president means:
Choose the alternative that best completes the sentence:According to Google, it takes _________ seconds for a typical user to do a web search.
The questions from 26 to 29 refer to TEXT Ientitled Google Instant promises live searchresults, by Maggie Shiels.
In the sentence, “I think it is a pretty major leap forward but this means that Bing becomes far less interesting and they now have to step up”, the verb “to step up” would best be replaced by:
Choose the alternative that best completes the sentence:Charles normally ________ water, but now he ________ coke.
“They can’t put up with this any longer” means:
The questions 32 and 33 refer to TEXT II entitledStarting a new job, by Rose Walker.
Read the sentences below and judge them (T) TRUE or (F) FALSE:I. It’s not important to have a good understanding about the new company.II. Your way of thinking will become your way of acting.III. The first step in preparation for a new job is to let your fears go.
The text Starting a new job is about:
The questions 34 and 35 are related to the comic strip form It’s all about you, by Tony Murphy:
On the first square, the expression “getting on my nerves”, means:
“Wanna” in the second square is used in informal language, during conversation. It is the short form of:
Recuperar senha