(1,0)
Sobre os editais de contratação de obras, que seguem a Resolução no 70/2010, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho - CSJT, considere:I. O custo global das obras de engenharia será obtido a partir dos custos unitários de insumos ou serviços iguais ou maiores que a mediana de seus correspondentes no SINAPI.II. Para contratação de serviços de terraplenagem, pavimentação e drenagem em que não apresentem interferências urbanas, serão utilizadas como parâmetros de custo, preferencialmente, as tabelas do SICRO.III. Nos casos em que o SINAPI e o SICRO não ofereçam custos unitários de insumos ou serviços, poderão ser adotados aqueles disponíveis em tabela de referência formalmente aprovada por órgão ou entidade da Administração pública federal, incorporando-se os custos de insumos constantes do SINAPI às composições sempre que possível.IV. Os editais de licitação de obras e serviços de engenharia estabelecerão obrigatoriedade de as empresas contratadas absorverem o percentual mínimo de 2% de egressos do sistema carcerário e/ou cumpridores de medidas e penas alternativas.Está correto o que consta APENAS em:
No Manual de Obras Públicas da SEAP, as ações planejadas e sistemáticas a serem realizadas pela Contratada, durante a execução dos serviços, de modo a infundir no Contratante a confiança de que os produtos, fornecimentos ou serviços atendem aos requisitos de qualidade estabelecidos no Caderno de Encargos, caracterizam :
Os Programas e Ações da Secretaria do Patrimônio da União - SPU buscam resultados por meio da gestão compartilhada, na qual participam de sua implementação.
Sobre os estados-limites considerados nos projetos de fundações, ELU e ELS, considere:I. Deve ser assegurada segurança com relação ao Estado Limite Último - ELU, que corresponde ao colapso parcial da estrutura.II. Deve ser assegurada segurança com relação ao Estado Limite de Serviço - ELS, que corresponde a ocorrência de defor- mações que não comprometem o uso da obra.III. O ELU pode ser caracterizado por ruptura estrutural da fundação por flambagem.IV. Para a determinação do ELS devem ser consideradas vibrações caracterizadas como “inaceitáveis”.Está correto o que consta APENAS em :
O fenômeno físico-químico decorrente da reação entre os constituintes ácidos do meio com o líquido intersticial existente nos poros do concreto, que se encontra saturado por hidróxidos de cálcio provenientes da hidratação do cimento, e também com outros compostos hidratados do cimento em equilíbrio com o líquido intersticial, denomina-se :
A classe do concreto e a relação água/cimento utilizadas na dosagem e no projeto devem considerar a classe de agressividade onde o elemento estrutural será construído. Para o dimensionamento e dosagem do material a ser empregado para um elemento estrutural de concreto armado, a ser implantado em um ambiente industrial com agressividade forte (classe III), o valor mínimo a ser considerado no projeto para a classe do concreto e a relação água/cimento máxima são, respectivamente,
Para lajes nervuradas com espaçamento entre nervuras menor ou igual a 65 cm,
A agressividade do meio ambiente está relacionada às ações físicas e químicas que atuam sobre as estruturas de concreto. Em uma indústria química, os tanques industriais são estruturas que classificam o tipo de ambiente como industrial. Para esta situação, a classe de agressividade ambiental, o tipo de agressividade e o risco de deterioração da estrutura são, respectivamente,
Edificações térreas novas submetidas ao ensaio de estanqueidade à água de vedações verticais externas, ao final de um ensaio com duração de 7 horas, podem apresentar manchas de umidade na face oposta à incidência da água. O percentual máximo admitido para a área de mancha, em relação à área total do corpo de prova submetido a aspersão de água, é, em %, de :
Os blocos vazados de concreto simples são classificados como A, B, C e D, em função da resistência, dimensões e uso. Os blocos dos tipos A e B.
Sobre os prazos mínimos para aplicação de revestimentos de argamassa,
Sobre instalações elétricas considere:I. As pessoas, os animais e os bens devem ser protegidos contra os efeitos negativos de temperaturas ou solicitações eletromecânicas excessivas resultantes de sobrecorrentes a que os condutores vivos possam ser submetidos.II. Condutores que não os condutores vivos e outras partes destinadas a escoar correntes de falta devem poder suportar essas correntes sem atingir temperaturas excessivas.III. As pessoas e os animais devem ser protegidos contra choques elétricos, seja o risco associado a contato acidental com parte viva perigosa, seja a falhas que possam colocar uma massa acidentalmente sob tensão.IV. A instalação elétrica deve ser concebida e construída de maneira a excluir qualquer risco de incêndio de materiais inflamáveis, devido a temperaturas elevadas ou arcos elétricos. Além disso, em serviço normal, não deve haver riscos de queimaduras para as pessoas e os animais.Está correto o que consta em:
No esquema de aterramento TN, a denominação da segunda letra, N, representa:
Independentemente do esquema de aterramento, circuitos específicos devem ser objeto de proteção adicional por dispositivos a corrente diferencial-residual com corrente diferencial-residual nominal igual ou inferior a 30 mA. NÃO é obrigatória esta proteção em circuitos que :
Em um projeto de instalação predial de esgoto sanitário, o dispositivo destinado a permitir a junção de tubulações do subsistema de esgoto sanitário denomina-se caixa.
Recuperar senha