(1,0)
Se fosse em um edifício, o administrador não teria sossego. Mas quando o condomínio mede 8,5 milhões de quilômetros quadrados e abriga 170 milhões de moradores, a situação se agrava. É o caso do Brasil. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Atlas do Saneamento mostra que no país há 102 milhões de pessoas sem acesso à rede de esgoto. Na região Norte, a situação é mais grave. Somente 2,4% dos municípios dispõem desse tipo de serviço.Correio Braziliense, 23/3/2004, p. 15 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos às atuais condições sociais brasileiras.Muitas doenças estão ligadas à falta de cobertura de saneamento, isto é, a deficiências quanto à rede geral de esgoto, coleta de lixo e tratamento de água.
Se fosse em um edifício, o administrador não teria sossego. Mas quando o condomínio mede 8,5 milhões de quilômetros quadrados e abriga 170 milhões de moradores, a situação se agrava. É o caso do Brasil. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Atlas do Saneamento mostra que no país há 102 milhões de pessoas sem acesso à rede de esgoto. Na região Norte, a situação é mais grave. Somente 2,4% dos municípios dispõem desse tipo de serviço.Correio Braziliense, 23/3/2004, p. 15 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos às atuais condições sociais brasileiras.Os lixões a céu aberto são, comprovadamente, a melhor alternativa para o tratamento do lixo.
Se fosse em um edifício, o administrador não teria sossego. Mas quando o condomínio mede 8,5 milhões de quilômetros quadrados e abriga 170 milhões de moradores, a situação se agrava. É o caso do Brasil. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Atlas do Saneamento mostra que no país há 102 milhões de pessoas sem acesso à rede de esgoto. Na região Norte, a situação é mais grave. Somente 2,4% dos municípios dispõem desse tipo de serviço.Correio Braziliense, 23/3/2004, p. 15 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos às atuais condições sociais brasileiras.Apesar da ausência do adequado esgotamento sanitário, a grande maioria das cidades brasileiras é bem provida de serviços de coleta e de correto armazenamento do lixo.
Se fosse em um edifício, o administrador não teria sossego. Mas quando o condomínio mede 8,5 milhões de quilômetros quadrados e abriga 170 milhões de moradores, a situação se agrava. É o caso do Brasil. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Atlas do Saneamento mostra que no país há 102 milhões de pessoas sem acesso à rede de esgoto. Na região Norte, a situação é mais grave. Somente 2,4% dos municípios dispõem desse tipo de serviço.Correio Braziliense, 23/3/2004, p. 15 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos às atuais condições sociais brasileiras.Os números fornecidos pelo texto permitem concluir que algo em torno de 60% da população brasileira carece de serviços regulares de rede de esgoto.
Se fosse em um edifício, o administrador não teria sossego. Mas quando o condomínio mede 8,5 milhões de quilômetros quadrados e abriga 170 milhões de moradores, a situação se agrava. É o caso do Brasil. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Atlas do Saneamento mostra que no país há 102 milhões de pessoas sem acesso à rede de esgoto. Na região Norte, a situação é mais grave. Somente 2,4% dos municípios dispõem desse tipo de serviço.Correio Braziliense, 23/3/2004, p. 15 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos às atuais condições sociais brasileiras.Pelo que informa o texto, infere-se que cerca de 97,6% dos municípios da região amazônica não têm acesso a redes de esgoto.
A baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer e reduz as chances de cura. É o que demonstra um estudo do Hospital do Câncer de São Paulo, que analisou a taxa de sobrevida de 2.741 pacientes adultos nos últimos três anos. Essa taxa indica a probabilidade de estar vivo no período de realização da pesquisa. O estudo, inédito no país, mostra que, entre os que descobriram a doença em fase mais avançada, 61% estudaram até a 8.ª série do ensino fundamental. O restante tinha concluído o ensino médio ou o superior. O peso da escolaridade no diagnóstico precoce fica bem claro no câncer de mama, o que mais mata as brasileiras: 73,3% das mulheres que detectaram o tumor em estágio inicial tinham o ensino médio ou o superior completo.Folha de S. Paulo, 15/6/2004, p. C1 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos a ele ligados, julgue os itens subseqüentes.Pelos números apresentados no texto, deduz-se que 39% dos pacientes que detectaram o câncer no estágio mais avançado da doença eram analfabetos.
A baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer e reduz as chances de cura. É o que demonstra um estudo do Hospital do Câncer de São Paulo, que analisou a taxa de sobrevida de 2.741 pacientes adultos nos últimos três anos. Essa taxa indica a probabilidade de estar vivo no período de realização da pesquisa. O estudo, inédito no país, mostra que, entre os que descobriram a doença em fase mais avançada, 61% estudaram até a 8.ª série do ensino fundamental. O restante tinha concluído o ensino médio ou o superior. O peso da escolaridade no diagnóstico precoce fica bem claro no câncer de mama, o que mais mata as brasileiras: 73,3% das mulheres que detectaram o tumor em estágio inicial tinham o ensino médio ou o superior completo.Folha de S. Paulo, 15/6/2004, p. C1 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos a ele ligados, julgue os itens subseqüentes.As estatísticas disponíveis informam que, na atualidade, provavelmente em decorrência do tabagismo, o câncer de pulmão é o que mais atinge homens e mulheres no Brasil.
A baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer e reduz as chances de cura. É o que demonstra um estudo do Hospital do Câncer de São Paulo, que analisou a taxa de sobrevida de 2.741 pacientes adultos nos últimos três anos. Essa taxa indica a probabilidade de estar vivo no período de realização da pesquisa. O estudo, inédito no país, mostra que, entre os que descobriram a doença em fase mais avançada, 61% estudaram até a 8.ª série do ensino fundamental. O restante tinha concluído o ensino médio ou o superior. O peso da escolaridade no diagnóstico precoce fica bem claro no câncer de mama, o que mais mata as brasileiras: 73,3% das mulheres que detectaram o tumor em estágio inicial tinham o ensino médio ou o superior completo.Folha de S. Paulo, 15/6/2004, p. C1 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos a ele ligados, julgue os itens subseqüentes.Ao contrário do que ocorria no passado, hoje os salários pagos aos professores brasileiros são elevados, comparáveis ao que é recebido pelos docentes do chamado Primeiro Mundo.
A baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer e reduz as chances de cura. É o que demonstra um estudo do Hospital do Câncer de São Paulo, que analisou a taxa de sobrevida de 2.741 pacientes adultos nos últimos três anos. Essa taxa indica a probabilidade de estar vivo no período de realização da pesquisa. O estudo, inédito no país, mostra que, entre os que descobriram a doença em fase mais avançada, 61% estudaram até a 8.ª série do ensino fundamental. O restante tinha concluído o ensino médio ou o superior. O peso da escolaridade no diagnóstico precoce fica bem claro no câncer de mama, o que mais mata as brasileiras: 73,3% das mulheres que detectaram o tumor em estágio inicial tinham o ensino médio ou o superior completo.Folha de S. Paulo, 15/6/2004, p. C1 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos a ele ligados, julgue os itens subseqüentes.Apesar das dificuldades que enfrentou, o Brasil pode-se orgulhar de seu atual sistema educacional, que, qualitativamente, nada fica a dever ao dos países mais desenvolvidos.
A baixa escolaridade atrasa o diagnóstico do câncer e reduz as chances de cura. É o que demonstra um estudo do Hospital do Câncer de São Paulo, que analisou a taxa de sobrevida de 2.741 pacientes adultos nos últimos três anos. Essa taxa indica a probabilidade de estar vivo no período de realização da pesquisa. O estudo, inédito no país, mostra que, entre os que descobriram a doença em fase mais avançada, 61% estudaram até a 8.ª série do ensino fundamental. O restante tinha concluído o ensino médio ou o superior. O peso da escolaridade no diagnóstico precoce fica bem claro no câncer de mama, o que mais mata as brasileiras: 73,3% das mulheres que detectaram o tumor em estágio inicial tinham o ensino médio ou o superior completo.Folha de S. Paulo, 15/6/2004, p. C1 (com adaptações).Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos a ele ligados, julgue os itens subseqüentes.Com o aumento do número de concluintes do ensino fundamental, como acontece na atualidade, a tendência é o aumento da demanda por vagas no ensino médio.
Com relação a conceitos, classificação, histórico e objetivos da bibliografia e das fontes jurídicas de informação nos diversos suportes, julgue o item subseqüente.A Legislação eleitoral e partidária, publicada pela Subsecretaria de Edições Técnicas do Senado Federal, inclui o Código Eleitoral, a Lei de inelegibilidades, a Lei Orgânica dos partidos políticos, legislação correlata e calendário eleitoral.
A respeito de políticas de seleção, aquisição e avaliação de coleções, julgue o item subseqüente.Os objetivos da avaliação de coleções em bibliotecas são a obtenção de subsídios para o planejamento da coleção; a identificação de materiais obsoletos ou pouco usados, para retirá-los do acervo e a compreensão mais exata sobre o campo, a profundidade e a utilização da coleção.
Quanto ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), julgue os seguintes itens.A forma de acesso online é caracterizada quando a inclusão dos documentos de uma unidade gestora é realizada por uma unidade denominada pólo de digitação.
Organização e métodos (O&M) é uma das funções especializadas de administração e uma das principais responsáveis pela modelagem da empresa. Envolve, primariamente, a institucionalização de uma infra-estrutura compatível com os propósitos do empreendimento e, complementarmente, a definição e(ou) redefinição dos processos e métodos de trabalho, mecanizados ou não, indispensáveis à efetividade organizacional. A função de O&M tem como objetivo final a renovação organizacional por meio da manipulação da empresa como um sistema social aberto, em permanente sintonia com as demandas de seu ambiente externo e(ou) interno.Considerando o texto acima, julgue o item seguinte, relacionados com possíveis atividades de O&M em bibliotecas. Organização ou reorganização estrutural e(ou) funcional inclui estudos e atividades implícitas no processo de análise, planejamento e operacionalização de unidades de informação, tanto no todo, quanto na parte.
A respeito da orientação a objetos, que é uma das técnicas mais utilizadas para concepção e desenvolvimento de programas, julgue os itens seguintes.Determinada operação definida em uma classe tem a restrição de somente poder modificar um único atributo dos objetos dessa classe.
Recuperar senha