(1,0)
Em relação às análises de lucratividade e de liquidez, julgue o seguinte item.
Considere que uma empresa tenha apresentado liquidez seca de 0,9 no ano X0, de 0,85 no ano X1 e de 0,50 no ano X2. Nesse caso, é correto afirmar que essa deterioração do indicador deve-se ao incremento no passivo circulante e à diminuição de investimentos em estoques de alta rotatividade.
A inadimplência, um aspecto que provoca reflexos na rotação dos ativos, não influencia na margem operacional.
Acerca da análise de estrutura de capitais e das informações obtidas nas notas explicativas, julgue o item subsequente.
Para uma análise do endividamento de uma empresa devem ser separados os passivos onerosos, geradores de encargos financeiros, dos passivos de funcionamento, que não produzem despesas financeiras. As notas explicativas contêm informações relevantes e necessárias para esse tipo de análise.
O fato de o indicador grau de imobilização dos capitais permanentes ser superior a 1 demonstra que há desequilíbrio financeiro na empresa, com indícios de que o passivo circulante esteja financiando parte dos investimentos permanentes.
A respeito da análise por meio de indicadores, julgue o próximo item.
Mudanças frequentes de critérios contábeis, especialmente aqueles relativos a depreciação e estoques, não interferem nos resultados do cálculo nem na análise dos índices em séries temporais: os efeitos decorrentes dessas mudanças são diluídos e os índices são medidas adimensionais que variam no tempo à mesma proporção das grandezas originais.
Julgue o item a seguir, a respeito de normas técnicas de auditoria.
Informações encontradas pelo auditor independente em ambiente externo àquele responsável pelas demonstrações contábeis não são tecnicamente consideradas evidências de auditoria.
Embora a opinião do auditor independente a respeito das demonstrações contábeis geralmente não modifique as decisões gerenciais, pode haver situações específicas em que ele deve expressar a sua opinião a respeito de outros temas que sejam relevantes para o alcance dos objetivos gerais do seu trabalho.
Com relação à terminologia de custos, julgue o seguinte item.
Em uma empresa industrial, a conta da energia elétrica consumida na fábrica é um gasto classificado como custo e a conta da energia elétrica utilizada pelo departamento de vendas é um gasto classificado como despesa.
A matéria-prima é considerada um investimento no momento de sua aquisição, e torna-se custo ao ser utilizada para a geração do produto.
Caso ocorra um incêndio de grandes proporções em um estoque de matérias-primas, o valor do material destruído deverá ser reconhecido como custo de produção do período em que ocorreu o sinistro.
A fábrica de uma indústria que produz bens diversos funciona em um imóvel alugado. O valor do aluguel é reajustado anualmente com base na variação do IGP-M. Cada tipo de produto é fabricado em espaço específico da fábrica, sendo do conhecimento da empresa a área destinada à produção de cada um desses produtos.
A respeito dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O aluguel da fábrica deve ser classificado como custo variável e indireto.
Com relação aos métodos de custeio variável e por absorção, julgue o item que se segue.
A margem de contribuição unitária de um produto é afetada pelo reajuste do valor dos custos fixos no período de sua produção.
Quando a produção é maior que as vendas no mesmo período contábil, o lucro líquido obtido por meio do custeio por absorção tende a ser maior que o lucro líquido apurado de acordo com o custeio variável.
No custeio por absorção, considerada a existência de custos fixos e respeitada a capacidade de produção da empresa, quanto maior for o volume de produção, menor será o custo unitário do produto.
Acerca do método de custeio ABC, julgue o item subsequente.
O método ABC é vantajoso porque, além de estar em conformidade com os princípios contábeis geralmente aceitos, elimina todas as distorções causadas pela arbitrariedade que envolve o processo de rateio dos custos indiretos.
Recuperar senha