(1,0)
Numa instituição como o SESC, o bibliotecário integra equipes multidisciplinares para a realização da gestão da informação e do conhecimento. Neste sentido, as competências recebidas por meio de sua formação são caracterizadas como competências:
A elaboração de uma linguagem documentária é fundamentada, inicialmente, na análise detalhada do sistema de informação. Essa operação é realizada através do método a priori e do método a posteriori. O método a priori consiste em:
No contexto da Catalogação, estas definições aplicam-se, respectivamente, a:
Na indexação, a preocupação que os bibliotecários devem ter em saber para que tipo de usuário estão fazendo a indexação chama-se:
São instrumentos auxiliares do processo de indexação:
O Código de Ética Profissional estabelece que o bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:I. aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.II. tratar usuários e clientes com respeito e urbanidade.III. orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.IV. evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional.Das condutas citadas:
A pesquisa, alicerçada em catálogos e bibliografias de âmbitos nacional e internacional e o modo eficaz de localizar e obter documentos pertinentes requerem uma estrutura sistêmica de ações planejadas e articuladas, que envolvem especialistas e usuários. Essa estrutura, que implica a padronização internacional, a cooperação recíproca entre países e o desenvolvimento de redes de informação automatizadas, considera cada catálogo e cada bibliografia local como elemento potencial para a implementação, em nível nacional e universal, do sistema de:
Assinale a afirmação correta, relativa à área de responsabilidade, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-americano (AACR-2R) em vigor.
Um bibliotecário apresentou ao chefe da biblioteca do SESC um projeto de verificação da necessidade de todos os serviços da biblioteca, antes que fossem prestados. O bibliotecário-chefe indagou, então, sobre qual seria a justificativa para avaliar, por exemplo, a necessidade do serviço de referência se, em princípio, este serviço é essencial e se coaduna com os objetivos e a política de qualquer biblioteca. O questionamento levou à imediata reconsideração do projeto de avaliação indiscriminada da necessidade de serviços, à luz do princípio administrativo da:
Uma das preocupações de bibliotecários que gerenciam informações na Web é a quebra de vínculos de endereços de páginas que, embora organizadas e atualizadas, são removidas subitamente. Nessas circunstâncias, os bibliotecários recorrem a softwares específicos para o acompanhamento de alterações e notificação de mudanças. Tais procedimentos objetivam a qualidade das informações disponibilizadas para o usuário, fundamentada no critério da:
Considere o texto:
A proposição é ratificada pelo seguinte ponto de vista:
Considere os seguintes cabeçalhos para entidades coletivas:I. Brasil. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário.II. Bahia. Liceu Salesiano de Salvador.III. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Sergipe.IV. CNPq.V. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.VI. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (Brasil).VII. Instituto de Pesquisas da Marinha.VIII. Instituto de Pesquisas da Marinha (Brasil).IX. Liceu Salesiano de Salvador (Bahia).X. Universidade Federal de Sergipe.Estão corretos SOMENTE os cabeçalhos indicados em:
Considerando que o objetivo de qualquer sistema de recuperação da informação(SRI) é o uso e que, nesse contexto, a usabilidade diz respeito ao "grau com que usuários específicos podem alcançar metas específicas em determinado ambiente, com eficácia, eficiência, comodidade e de maneira aceitável" (BOOTH, 1989), as categorias de usuários usadas como estereótipos para faixas de experiência com sistemas de acesso público são:
Na terminologia da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, linguagem natural é:
Título corrente é a linha impressa ao alto de cada página do texto com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), do título da publicação e do título do capítulo ou seção. A NBR 6029/2006 nos oferece opções de combinação de pares:I. Autor(es) - título do livro ou folheto (página par); título da seção ou capítulo (página ímpar).II. Autor (es)- título do livro ou folheto (página par); autor(es)- título da seção ou capítulo (página ímpar).III. Autor(es) (página par); título do livro (página ímpar).IV. Autor(es) - título da seção ou capítulo (página par); autor(es) título do livro ou folheto (página ímpar).Pode-se afirmar que:
Recuperar senha