(1,0)
De acordo com Celso Vasconcelos (1998) há uma dificuldade no avanço das práticas de avaliação na escola, uma vez que para favorecer a mudança é importante a tomada de consciência das contradições entre nossas representações e prática individual, coletiva e institucionalmente consideradas.Algumas dessas contradições chegam a assustar pelo grau de naturalidade em que se dão:“Aceitamos o discurso da avaliação como diagnóstico e:... não nos incomodamos com o índices de reprovação de 20%,30%, 40% logo na 1° série do Ensino Fundamental.... consideramos que a reprovação é válida, pois, entre outrascoisas, é a forma de manter a qualidade de ensino...... afirmamos que a função da avaliação é verificar se o alunoaprendeu ou se os objetivos foram atingidos”.“Aceitamos o discurso da Avaliação Processual e...... trabalhamos com semana de provas sem a menor crise...... trabalhamos como uma metodologia meramente expositiva”.O que explicaria tais contradições?Analise as afirmativas abaixo, assinalando (V) para verdadeira e (F) para falsa:( ) O professor pode ainda não estar consciente da importância de assumir novas concepções.( ) O professor reconhece a importância da avaliação processual, mas não consegue fazer a transposição didática.( ) O professor entende que essas concepções não são aplicáveis na prática.( ) A escola nem sempre oferece ao professor acompanhamento pedagógico efetivo o que favoreceria uma reflexão crítica sobre sua prática e as orientações para a incorporação de novos paradigmas.( ) O professor considera que não tem condições de realizar a avaliação processual devido à dificuldade de introduzir mudanças diante dos princípios que orientam a proposta pedagógica da escola.A seqüência correta é:
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:
Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.
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