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Analise os trechos abaixo. “Se, porém, todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência” (Crítica da Razão Pura, B1) “Sem a sensibilidade, nenhum objeto nos seria dado; sem o entendimento, nenhum seria pensado. Pensamentos sem conteúdo são vazios; intuições sem conceitos são cegas [...] Só pela sua reunião se obtém conhecimento”. (Crítica da Razão Pura, B75) A respeito dos trechos assinale a alternativa incorreta.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Antes da invenção do logos e do saber filosófico havia outro saber, um modo de pensar que dava conta dos problemas concretos do cotidiano da vida do homem grego: o mito. II. Afinal, porém, o que é o mito? Como é e para que serve? A primeira questão nos remete a uma definição. Para tanto é importante destacarmos a etimologia da palavra. Em grego, mito significa uma “fala que narra” a origem dos fenômenos, tanto naturais quanto humanos. III. Diferentemente do que se pensa, o mito é uma lenda ou uma fantasia, ele surge como fruto do processo de compreensão da realidade, por isso podemos dizer que ele é verdadeiro. E se é uma fala, uma narrativa, quem é que o faz? É o poeta. IV. Havia, basicamente, dois tipos de poetas: o aedo (um criador de poemas que também recitava de memória, recriava e transformava o verso ancestral) e o rapsodo (simples repetidor, declamador, de uma versão já fixada). V. Vale lembrar que quando o poeta recitava o poema, apresentava-o cantando, com acompanhamento de música e dança. Eram estratégias utilizadas para uma melhor e mais rápida apropriação dos mitos e de toda a tradição, que por muito tempo foi conservada e propagada oralmente. Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Com o advento da escrita, a tradição oral passou a ser fixada como um patrimônio comum de que o poeta seria o guardião. Exemplo deste patrimônio cultural são as poesias de Homero (a Ilíada e a Odisseia, século 9º a.C.) e de Hesíodo (a Teogonia e Os Trabalhos e os Dias, 7º a.C). II. A questão central, então, passou a ser sobre a credibilidade e a veracidade da narrativa do poeta. O que garante que ele diz a verdade? Caso o poeta fosse escolhido e inspirado pelos deuses e desse testemunho inquestionável sobre a origem de todas as coisas, como se dá a gestação das coisas e dos próprios deuses? Quem são os deuses? III. Afinal, qual é a função do mito na sociedade e na vida do homem grego? A função primordial do mito era responder a questões fundamentais como: Qual a origem de todas as coisas? O que significa o homem e qual a sua relação com o mundo natural e com o mundo humano? IV. A narrativa explicava e significa a realidade, o modo de vida, a organização social, a conduta dos homens, os valores e normas, de modo que “os comportamentos e as atitudes que a sociedade quer preservar são condensados em paradigmas– exemplos idealizados e fixados em personagens – que os jovens devem incorporar”. V. Os valores que a sociedade elegeu como os melhores a serem observados e vivenciados por todos os membros da sociedade estão expressos nos deuses, semideuses e heróis contados pelos poetas: “o ideal heróico, representado por um Aquiles, ou por um Ulisses, em múltiplas situações concretas, consubstancia um código de valores objetivos.Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta:
“O modo de _______, como exercício da razão (logos) dos primeiros filósofos, é uma _________ acerca da origem, ordem e transformação da natureza e do ser ________. É um discurso que institui conceitualmente o princípio fundante que unifica e ordena a totalidade”. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Assinale a alternativa correta.
Leia as afirmativas a seguir: I. A Filosofa se expressa na busca da compreensão da totalidade do diverso percebido, por meio de um princípio unificador, mesmo que este seja entendido como pura processualidade. II. A Filosofa se expressa como atividade especulativa na busca e na análise dos pressupostos que pretendem fundamentar a imediatidade da vida. III. A Filosofa se expressa como atividade promotora do estabelecimento de relações entre todas as áreas do saber, em busca de uma possível visibilidade do todo pressuposto. IV. A Filosofa se expressa como atividade reflexiva na intenção de acompanhar pela compreensão toda a produção cultural humana. V. A Filosofa se expressa como atividade interlocutora do conhecimento estabelecido em forma de ciência tematizando a sua fundamentação, a sua justificação e o seu exercício como efetividade. Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. “ O equívoco de ________________, para ele, foi supor que a mudança se realiza sob a forma da contradição, pois a mudança ou transformação é a maneira pela qual as coisas realizam todas as potencialidades contidas em sua essência. Assim, quando a semente se transforma em árvore, nenhuma delas torna-se contrária a si mesma, mas desenvolve uma potencialidade definida pela identidade própria de sua essência”
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. “Cabe à Filosofa buscar responder: como e por que, sem mudarem de essência, as coisas se transformam? Como e por que há seres imutáveis? Se, por um lado,____________ tem razão ao defender que o pensamento e a linguagem exigem a identidade, por outro _________ também tem razão ao afirmar que as coisas mudam. Ambas existem, portanto, sem que seja preciso cindir a realidade em dois mundos, à maneira platônica”.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Aristóteles considera que a Filosofa e Ética dialética não é um procedimento seguro para o pensamento e a linguagem da Filosofa e da Ciência, pois parte de meras opiniões contrárias cuja escolha de uma delas não garante que se tenha chegado à essência da coisa investigada. II. Para Platão, à Filosofa e à Ciência interessa a demonstração ou a prova de uma verdade. Por isso ele criou a Lógica: enquanto a dialética platônica é um modo de pensar e conhecer que opera com os conteúdos do pensamento e do discurso, a Lógica é um instrumento para o exercício do pensamento e da linguagem que oferece procedimentos que conduzem a um conhecimento universal e necessário, cujo ponto de partida não são opiniões contrárias, mas princípios, regras e leis necessários e universais do pensamento. III. Somos seres de linguagem. Tal é a importância da linguagem na vida humana. A linguagem é o meio pelo qual o homem se expressa e expressa o mundo que o circunda. E isto nós fazemos mediante a arte, os gestos, as sentenças. IV. Os inúmeros modos possíveis de expressão linguística são diferenciáveis pela atribuição de regras e ordenamentos aos quais são submetidas. No mundo acadêmico assumimos algumas regras que definem a linguagem apropriada para este meio, reconhecidamente denominadas de sentenças, argumentos, proposições, proferimentos, enunciados. Estão corretas as afirmativas:
“A ________, desempenha um papel muito importante, não apenas na Filosofa, mas na construção de todo conhecimento que se pretenda ___________, ou ao menos, sustentável, qual seja: ajudar a analisar a própria estrutura formal e expressiva do conhecimento, de como pode ser bem estruturado e, assim, bem compreendido”. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
“Argumentos ____________. São aqueles que, a partir de dados singulares enumerados, levam à inferência de uma verdade universal. Chega-se à conclusão a partir dos dados particulares, de modo que o conteúdo da conclusão acaba excedendo o das premissas. Este argumento sacrifica o caráter de necessidade dos outros argumentos”. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Lemos e ouvimos muitas coisas a todo o momento. Muitas vezes, porém, estes discursos são ardilosos, enganadores, falsos, embora não pareçam. Trata-se da falácia: um tipo de argumento que parece correto, mas, na realidade, não é. As falácias podem ser classificas em 11 tipos. II. Este apelo consiste em ameaçar com consequências desagradáveis se não for aceita ou acatada a proposição apresentada. Ex: Você deve se enquadrar nas novas normas do setor. Ou quer perder o emprego? Trata-se portanto do apelo à misericórdia. III. Apelo ao povo: consiste em sustentar uma proposição por ser defendida pela população ou parte dela. Sugere que quanto maior o número de pessoas que defende uma ideia, mais verdadeira ou correta ela é. Incluem-se aqui os boatos, o “ouvi falar”, o “dizem”, o “sabe-se que”. Ex: Dizem que um disco voador caiu em Minas Gerais. IV. Consiste em citar uma autoridade (muitas vezes não qualificada) para sustentar uma opinião. Ex: O melhor antigripal é Benegripe, porque Pelé toma (ou diz tomar) Benegripe quando está gripado. Esta afirmação refere-se às generalizações apressadas. V. Ataque à pessoa ou argumento contra o homem, consiste em atacar, em desmoralizar a pessoa e não seus argumentos. Ex: Não deêm ouvidos ao que ele diz, ele é um beberrão, bate na mulher e têm amantes (Uma variação deste argumento é o “tu quoque” (tu também). Consiste em atribuir o fato a quem faz a acusação. Ex: alguém lhe acusa de algo, e você diz, “tu também”! (Isso, evidentemente, não prova nada).Estão corretas as afirmativas:
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