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Concurso: SEDUC-CE x
#52005
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Agente de Apoio em Educação Especial
Banca
FGV
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Matérias Diversas
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(1,0)

"Você não pode ter um lugar no mundo sem considerar o do outro, valorizando o que ele é e o que ele pode ser. Além disso, para nós, professores, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação". Entre os cinco termos sublinhados nesse segmento do texto, assinale aquele que não é explicitado dentro do próprio segmento.

#52004
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Agente de Apoio em Educação Especial
Banca
FGV
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(1,0)

"A escola tem que ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os estudantes não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos. A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade". Nesse segmento do texto, assinale o termo sublinhado que é substituído de forma inconveniente.

#52003
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Agente de Apoio em Educação Especial
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FGV
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(1,0)

As opções a seguir apresentam benefícios que a experiência com a inclusão traz para alunos e professores, à exceção de uma. Assinale-a.

#52002
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Agente de Apoio em Educação Especial
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FGV
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Matérias Diversas
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(1,0)

Assinale a alternativa que, segundo o texto, apresenta a oposição entre não inclusão e inclusão.

#52001
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Agente de Apoio em Educação Especial
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FGV
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(1,0)

Para a entrevistada, a escola adequadamente preparada para a inclusão social deve

#52000
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Agente de Apoio em Educação Especial
Banca
FGV
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Matérias Diversas
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(1,0)

A primeira pergunta encaminha a resposta para uma definição: "Inclusão social é a capacidade de entender e reconhecer o outro". O texto que é organizado em forma de definição tem a seguinte estrutura:

#51999
Concurso
SEDUC-CE
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Agente de Apoio em Educação Especial
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FGV
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(1,0)

"Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade". Pode-se inferir desse segmento do texto que

#51998
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Agente de Apoio em Educação Especial
Banca
FGV
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(1,0)

As recomendações dadas pela autora do texto são: "alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias". Assinale a opção que indica a recomendação que está no espaço de exercício dos próprios excluídos.

#51997
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Agente de Apoio em Educação Especial
Banca
FGV
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(1,0)

Ao dizer que a inclusão social ainda é "muito incipiente" no Brasil, a autora do texto quer dizer que esse processo

#51996
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Agente de Apoio em Educação Especial
Banca
FGV
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(1,0)

Leia o fragmento a seguir. "A Constituição garante o direito à educação para todos e a inclusão surge para garantir esse direito também aos alunos com deficiências de toda ordem, permanentes ou temporárias, mais ou menos severas." A partir do fragmento acima, assinale a afirmativa incorreta.

#50357
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
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CESPE
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Filosofia
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(1,0)

A educação atual deve contemplar o ensino das ciências, das artes, das letras e da cultura clássica de forma integrada e harmônica, desvinculada de mitos e preconceitos. A filosofia, por exemplo, se abordada desde o início do processo de escolarização, auxiliará professores e alunos a perceberem as relações existentes entre as diversas disciplinas. Contudo, para tanto, não se pode conceber uma disciplina de filosofia de maneira isolada, na qual são ensinados conceitos e sistemas sem diálogo com o conjunto dos saberes. Nesse sentido, o filósofo deve-se informar das múltiplas linhas de pesquisa em andamento na escola, construindo, assim, um diálogo inter e transdisciplinar com esses conhecimentos.

Vanderlei Carbonara. Concepções ético-epistemológicas que fundamentam a ação interdisciplinar e transdisciplinar no ensino fundamental e médio. In: Celso Candido & Vanderlei Carbonara (Orgs.). Filosofia e ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 103 (com adaptações).

 

Com referência ao assunto abordado no fragmento de texto acima, assinale a opção correta.

 

#50356
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
Banca
CESPE
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Filosofia
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(1,0)

Embora na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei n.º 11.684/2008, não se determine a presença de conteúdo de ética e cidadania no currículo de filosofia, esse conteúdo é exigido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Considere que, diante disso, uma professora de ensino médio de filosofia tenha decidido abordar, em sala de aula, o assunto violência contra a mulher como parte do conteúdo de ética e cidadania. Nessa situação, para que o referido assunto seja abordado de forma interdisciplinar, cabe à professora

#50355
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
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CESPE
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Filosofia
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(1,0)

O estudo sobre o episódio das sereias, concernente à Odisséia de Homero, é uma passagem emblemática da obra A dialética do esclarecimento, de Adorno e Horkheimer. Na Odisséia, Ulisses narra que, para sobreviver ao canto das sereias, tapou com cera os ouvidos dos marinheiros e mandou que o atassem ao mastro da nau sem, contudo, tapar seus próprios ouvidos. Amarrado, Ulisses ouviu o canto inebriante, mas não sucumbiu a ele. Seus nautas, por sua vez, não escutaram o canto e remaram incessantemente, surdos à beleza. Para Adorno e Horkheimer, as medidas tomadas por Ulisses quando seu navio se aproximou do território das sereias pressagiam alegoricamente a dialética do esclarecimento. Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta com base na teoria de Adorno e Horkheimer.

#50354
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
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(1,0)

O prognóstico sobre o fim da arte surgiu, inicialmente, em um sistema filosófico no qual a arte é vista como destinada a ser superada pela religião revelada e pela filosofia. De acordo com esse sistema, a religião e a filosofia são menos dependentes do sensível e do material que a arte, constituindo-se em momentos puramente espirituais. Desse modo, assinale a opção em que é apresentado o nome do filósofo que defende essas ideias.

#50353
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
Banca
CESPE
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Filosofia
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(1,0)

Em razão dos postulados de Heidegger, a relação entre arte e verdade assume um novo lugar na história da filosofia. Segundo ele, a essência da obra de arte é o pôr-se-em-obra da verdade. Cada ente que se torna manifesto na obra de arte é a expressão direta do modo como seu mundo é fundado. Desse modo, Heidegger tenta escapar de qualquer elemento subjetivista na arte. Considerando a relação entre arte e verdade, conforme a filosofia de Heidegger, é correto afirmar que esse filósofo