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Concurso: SEDUC-CE x
#50322
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0)

Isonomia não significa que todos sejam iguais perante a lei nem que a lei seja igual para todos, mas sim que todos têm o mesmo direito à atividade política; e essa atividade na polis era de preferência uma atividade de conversa mútua. Por isso, isonomia é, antes de tudo, liberdade de falar e como tal é o mesmo que isegoria; mais tarde, em Polibios, ambas significam apenas isologia. Porém, o falar na forma de ordenar e o ouvir na forma de obedecer não eram avaliados como falar e ouvir originais; não era uma conversa livre porquanto comprometida com um fenômeno determinado não pela conversa, mas sim pelo fazer ou trabalhar. As palavras eram aqui como que o substituto do fazer e, na verdade, de um fazer que pressupunha o forçar e o ser forçado. Quando os gregos diziam que os escravos e bárbaros eram aneu logou, não dominavam a palavra, queriam dizer que eles se encontravam numa situação na qual era impossível a conversa livre. Na mesma situação, encontra-se o déspota, que só conhece o ordenar; para poder conversar, ele precisava de outros de categoria igual à dele. Portanto, para a liberdade, não se precisava de uma democracia igualitária no sentido moderno, mas sim de uma esfera limitada de maneira estreitamente oligárquica ou aristocrática, na qual pelo menos os poucos ou os melhores se relacionassem entre si como iguais entre iguais.

Hanna Arendt. O que é política? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, p. 49 (com adaptações).

 

Considerando as informações do texto acima, assinale a opção correta.

 

#50321
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0)

A justiça é um dos temas fundamentais da investigação política de Aristóteles. No capítulo 12 do livro III da Política (1282 b 14-22), ele afirma: "Uma vez que, em todas as ciências e em todas as artes, o fim é um bem, mas o bem maior e no sentido mais pleno é aquele que serve de fim na arte ou ciência é que é a mais soberana de todas, e essa é a capacidade política, mas o bem político é o justo (to dikaion), essa é, portanto, a vantagem comum que nos interessa". Para Aristóteles, a justiça é a ordem da comunidade política. Aristóteles, nesse contexto político, vê a justiça como "justiça distributiva", aquela que vigora na relação do todo (polis) com as partes (cidadãos), tem por princípio permitir e promover a participação dos cidadãos na promoção do bem comum da polis ou de forma absolutamente igual ou de forma proporcionalmente igual. A justiça vigora mais propriamente ali onde os homens são livres e iguais e, entre eles, subsistem relacionamentos regulados pela lei. Faz parte dessa liberdade os cidadãos poderem participar de maneira alternada do governo e das funções públicas, governando não em favor de si mesmos, mas em favor dos governados. A justiça na polis, portanto, culmina em uma convivência pacífica, baseada na philia (amizade em sentido amplo, solidariedade).

Com relação às ideias apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.

 

 

#50320
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Tipo
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difícil

(1,0)

Péricles, num discurso reportado por Tucídides, ao elogiar os combatentes mortos durante o primeiro ano da guerra do Peloponeso (431), fez uma ponderação sobre o sentido da democracia ateniense, com a seguinte declaração: "Nossa Constituição tem por nome democracia, porque não tem como interesse servir a um pequeno número de indivíduos, mas à maioria. No que toca às leis, todos, dentro das diferenças entre particulares, gozam de direitos iguais; no que toca às dignidades, porém, cada um, segundo o mérito que o distingue, é ordinariamente preferido para os empregos públicos, não por causa de seu partido, mas de suas virtudes; e nem mesmo a falta de conhecimento em razão da pobreza é excludente, se a gente é em grau de fazer algum serviço ao Estado".

Apud S. Wrublevski. A Justiça na Antiguidade Grega. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 34 (com adaptações).

 

A respeito das informações apresentadas no texto acima, assinale a opção correta.

 

#50319
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0)

Considerando o contexto histórico da democracia ateniense, assinale a opção correta.

#50318
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Filosofia
Banca
CESPE
Matéria
Filosofia
Tipo
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difícil

(1,0)

Em O que é isto: a filosofia, Heidegger declara: "A palavra philosophia diz-nos que a filosofia é algo que, pela primeira vez e antes de tudo, vinca a existência do mundo grego (...): A filosofia é, nas origens de sua essência, de tal natureza que ela primeiro se apoderou do mundo grego e só dele, usando-o para se desenvolver". Esse assenhoreamento ocorreu pelo despertar do espanto ou da admiração (thaumadzo) com o ser: "precisamente isto, que o ente permaneça recolhido no ser, que no fenômeno do ser se manifesta o ente; isto jogava os gregos, e a eles primeiro unicamente, no espanto. Ente no ser: isto se tornou para os gregos o mais espantoso". O thaumadzo é atestado como princípio (arkhé) da filosofia por Platão e Aristóteles. Primeiramente, Platão (no Teeteto 155d) afirma: "É verdadeiramente de um filósofo esse pathos - o espanto (thaumadzein); pois não há outra origem imperante (arkhé) da filosofia do que este". E Aristóteles (na Metafísica A 2, 982b 12ss) confirma o dito de Platão: "Pelo espanto, os homens chegaram agora e chegaram antigamente à origem imperante do filosofar".

Acerca do tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.

 

#50317
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0)

As práticas corporais podem ser vistas como expressão e linguagem de um determinado indivíduo ou de uma determinada cultura. Em relação à educação física escolar, a prática corporal como expressão de uma determinada cultura

 

 

#50316
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0)

Para dividir a turma em dois grupos e organizar as atividades de aula, utiliza-se com frequência o método em que dois alunos são escalados para escolher os demais, um por um, até que todos sejam escolhidos. Uma das consequências mais comuns dessa estratégia pedagógica é a exposição de alunos excluídos pelos colegas.
Considerando que, a fim de eliminar o constrangimento diante do fato de existir alunos escolhidos por último, um professor dividiu a turma em dois grupos, fazendo uma fila por ordem de tamanho. Em seguida, enumerou-os e pediu para que se agrupem em números pares e ímpares. Com essa estratégia pedagógica, o professor obteve como resultado

#50315
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0)

Um professor tem balizas de futsal e pretende ensinar o handebol fazendo com que seus alunos vivenciem o jogo de modo o mais próximo possível das regras oficiais. Entretanto, só dispõe das dimensões e das linhas oficiais da quadra do basquetebol como espaço para as aulas. A melhor adaptação que ele pode fazer, além de utilizar as linhas limítrofes, é

#50314
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0)

Em comparação com o handebol, a iniciação ao voleibol no ensino fundamental oferece dificuldades para que os alunos alcancem a dinâmica do jogo, principalmente por

#50313
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
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Múltipla escolha
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difícil

(1,0)

A cada nova unidade de ensino, o professor de uma turma de educação física do sexto ano de escola pública organiza uma eleição entre os alunos, a fim de selecionar a atividade a ser trabalhada.

Com relação a essa situação hipotética, e tendo em conta a intenção do professor de democratizar a seleção dos conteúdos, o problema dessa iniciativa está em 

#50312
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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Múltipla escolha
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(1,0)

Nas aulas de educação física, os jogos populares trazidos para as escolas pelos alunos

#50311
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
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Múltipla escolha
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(1,0)

Inserir o futebol como conteúdo exclusivo ou hegemônico nas aulas de educação física

#50310
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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Múltipla escolha
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(1,0)

Os educadores precisam estar atentos aos rituais escolares para que ali não se corra o risco de a educação conservar, valorizar e perpetuar padrões de comportamento diferenciados entre os sexos. Dessa forma, transfere-se para a escola todas as expectativas de resistência e superação de padrões relacionados a gênero, raça e classe, pensando na invenção de novos comportamentos que demarquem novos arranjos sociais e culturais em uma ação entre meninos e meninas.Pereira Mourão. Identificações de gênero: jogando e brincando em universos divididos. Motriz, Rio Claro, v. 11, n.º 3, p. 205-10, set./dez. 2005 (com adaptações).

A fim de contribuir para o processo de equidade de gênero na sociedade contemporânea, o professor de educação física, no plano de curso anual, deve 

#50309
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0)

Na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental, o professor deve observar aspectos do desenvolvimento da percepção visual infantil, como a percepção de profundidade. Nesse sentido, para o treinamento da interceptação de objetos, o professor pode manipular fatores do ambiente, como

#50308
Concurso
SEDUC-CE
Cargo
Professor de Educação Física
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0)

Durante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu "- Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida".
Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente ao