(1,0)
A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.
Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.
A sociedade produz saberes que vão orientar a ação do indivíduo nas relações sociais democráticas.
A cerca das características da tendência pedagógica desenvolvimentista, também presente no variado universo da educação física escolar brasileira, julgue o item abaixo.
Deve-se priorizar a aquisição e execução de habilidades motoras básicas, específicas e aquelas determinadas culturalmente.
A cultura tradicional da dança no Brasil expressa a imensa riqueza do caráter multifacetado e único do país. A dança é bastante diversificada quanto à sua natureza geográfica, étnica, histórica e cultural, e esse caráter legitima a importância regional e nacional das suas várias manifestações. Quanto às manifestações da dança no Brasil, julgue o item seguinte.
A festa do boi-bumbá da região Norte, como a da cidade de Parintins, no Amazonas, contém os mesmos componentes das festas do boi da região Nordeste.
As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
O homem era considerado holisticamente.
A prática da ginástica não era para todos.
Recuperar senha