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As chamadas revoluções atlânticas marcaram a transição da História Moderna para a História Contemporânea. A respeito de tais revoluções, assinale a opção correta.
Tomemos o exemplo da industrialização da Grã-Bretanha, digamos, por volta de 1780 a 1870. De fato, todo historiador tratará a Revolução Industrial, provavelmente sem discussão, como uma realização grande e progressista. Ele também descreverá a expulsão dos camponeses da terra, o arrebanhamento de trabalhadores em fábricas insalubres e residências anti-higiênicas, a exploração do trabalho infantil. Mas presumirá, mais uma vez sem reconhecê-lo, que, seja como for, as medidas de coerção e exploração nos primeiros estágios fora uma parte inevitável do preço da industrialização.
E. H. Carr. Que é história? São Paulo: Paz e Terra, 1985, p. 69 (com adaptações).
Tomando como referência inicial esse texto, assinale a opção correta.
O capitalismo é um sistema econômico, mas também social e mesmo cultural, que, tendo suas origens ainda na Idade Média européia, difundiu-se globalmente. Autores modernos de orientação liberal bem como autores dos séculos XIX e XX, como Marx e Weber, estudaram as características desse sistema. A respeito do capitalismo e do processo de sua formação, assinale a opção correta.
A conquista da América ocorre no contexto mais amplo de grandes transições na Europa. Na América, a existência de sociedades mais evoluídas, como os astecas e os incas, fez que o processo colonial levasse em conta as heranças de tais forças sociais, políticas e culturais anteriores à chegada dos colonos. A respeito de tais sociedades, assinale a opção correta.
O feudalismo era, na Idade Média, um sistema não apenas econômico mas também social, marcado por forte ressonância na formulação do poder político de quase toda a Europa Ocidental. Com relação a esse sistema, assinale a opção correta.
A história da Antiguidade Clássica é marcada por continuidades e descontinuidades em relação ao mundo diversificado da Antiguidade Oriental. Povos da Mesopotâmia e do Nilo demonstraram que o processo histórico que unia o Oriente e a África ao Mediterrâneo europeu não era estanque, isolado e sem comunicação com o que viria a ser a pujança de Grécia e Roma. A propósito da riqueza dos povos da Antiguidade Clássica e de suas heranças, assinale a opção correta.
Com relação ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado do Pará, Lei n.º 5.810/1994, assinale a opção correta.
Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.
Acerca de planejamento educacional, assinale a opção correta.
Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.
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