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De origem inglesa, o Rúgbi ou Rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico entre os jogadores. Concebido inicialmente como uma variação do futebol e é disputado atualmente em mais de 120 países espalhados pelo mundo, sobretudo nas Ilhas Britânicas, Austrália, Nova Zelândia, França e África de Sul. O campo consiste em uma área de 144 metros de comprimento por 70 metros de largura e a sua superfície deve ser de grama, areia, barro, grama artificial e, em casos especiais, até na neve. Tendo uma partida com duração de 1 hora e 20 minutos divididos em dois tempos de 40 minutos, a quantidade de jogadores titulares por cada equipe que inicia uma partida no Rugby tradicional é de:
A maneira pela qual os esportes na natureza vêm sendo retratados pelos meios de comunicação, evidenciam sempre o caráter de excepcionalidade, sua dimensão fantástica e espetaculosa. São imagens acrobáticas, sensacionais, “de tirar o fôlego”, evocando certos caracteres comportamentais que o reforçam como algo além de um simples Esporte. Ao adaptar esse conteúdo para as aulas de Educação Física, há muitas razões para incluirmos os esportes de aventura na escola (Ferreira, 2016), sendo assim, a alternativa em que as atividades propostas tem relação com atividades de Esporte na Natureza é:
Os princípios do treinamento desportivo são utilizados como norteadores para a prescrição do treinamento. De forma geral, servem como guias e diretrizes para que os profissionais e professores possam organizar as sessões de treinamento, respeitando esses princípios. Por isso, é importante que o profissional de Educação Física os conheça para garantir uma prescrição segura, eficiente e adequada. De acordo com Dantas (2014), os princípios do treinamento desportivo são:
O ponto de vista dos alunos, os significados e valores que eles vinculam às várias atividades do ensino devem ser considerados pelo professor, pois a alteridade é um dos princípios pedagógicos que deve orientar a Educação Física (BETTI, 1999). Para Ricouer (1991), a alteridade implica numa dialética entre o “si” e o “diverso de si”: o outro (o aluno) é constitutivo do si mesmo (o professor) – ou vice-versa. Em outras palavras, o professor constitui-se em função do aluno – e vice-versa. Todorov (1991) estabelece três níveis nesse relacionamento:
Para Betti (1994 apud Ayala 2008), a Educação Física deve, progressiva e cuidadosamente, conduzir o aluno a uma reflexão crítica que o leve à autonomia no usufruto da cultura corporal do movimento. Formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando exercício crítico da cidadania e da melhoria na qualidade de vida, direcionado por alguns princípios pedagógicos, tais como:
A BNCC categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, os alunos podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las. São as 6 unidades temáticas categorizadas pela BNCC:
Na área de conhecimento da Educação Física, Adams et al. (1985) propõem que os objetivos da educação física devem envolver os aspectos social, emocional, interpretativo, orgânico e neuromuscular. Nesse sentido, a Educação Física pode se apropriar do conteúdo da natação para alcançar os objetivos propostos por Adams et al. (1985). Entre as diferentes metodologias para o ensino da natação, há o “conceito Halliwick”. Assinale a alternativa que corresponde à definição deste conceito.
A natação foi inserida nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, e as provas disputadas foram os 100, 500 e 1200 metros livre. Durante as décadas seguintes, principalmente após a fundação da Federação Internacional de Natação - FINA - em 1908, outras provas foram incluídas junto ao processo de composição desta modalidade, tais como 50, 200, 400, 800 e 1500 metros livre, havendo também o processo de divisão de categorias etárias (COSTA et al., 2015). A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, fundada em 21 de outubro de 1977, filiada à Federação Internacional de Natação e ao Comitê Olímpico Brasileiro, segue as regras da FINA para as competições de natação, conforme a CBDA (2017). Sobre as regras para competição de natação, a idade máxima dos oficiais (juízes, juiz de partida e árbitro geral) quando atuarem em campeonatos ou competições da FINA, exceto os oficiais de master e polo aquático, é:
As queimaduras são um grande problema de saúde pública, tanto pela gravidade de suas lesões quanto pelas complicações geradas. Assinale a alternativa correta sobre as queimaduras:
Sobre o tratamento das queimaduras e suas implicações na vida do indivíduo queimado, assinale a alternativa correta:
O AVC representa a primeira causa de morte e incapacidade no Brasil, criando grande impacto econômico e social. Assinale a alternativa correta sobre o AVC e a Terapia Ocupacional (TO):a TO desenvolve junto às pessoas com AVC atividades que propiciam maior independência e autonomia, mas com restrições na participação social.
O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) avalia os aspectos cognitivos das funções mentais de orientação, registro, atenção, cálculo, memória e linguagem. Assinale a alternativa correta sobre o MEEM:
A deficiência visual (DV) é a perda ou redução da capacidade visual de um indivíduo, podendo ser causada por fatores fisiológicos, neurológicos, congênitos ou adquiridos influenciando a rotina e as atividades de vida diária (AVDs) do indivíduo. Assinale a alternativa correta sobre a atuação do terapeuta ocupacional na DV:
O que é Tecnologia Assistiva?
Sobre o processo de intervenção da terapia ocupacional (TO) na enfermaria pediátrica em paciente desnutrido em situação de risco de atraso no desenvolvimento é correto afirmar:
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