(1,0)
O Pentium 4 foi um processador lançado pela Intel, que passou por três revisões: Willamette, Northwood e Prescott. As principais diferenças entre elas eram o processo de fabricação e o tamanho do cache L2. Sobre a revisão Prescott, assinale a alternativa que apresenta o seu processo de fabricação e o seu cache L2, respectivamente:
O Pentium III, lançado pela Intel, foi um processador que sucedeu ao Pentium II que, na verdade, foi aprimorado com a adição de instruções específicas, além de mais unidades de execução para o tratamento das mesmas. Quanto ao tipo de instrução que foi adicionado no Pentium III, assinale a alternativa correta.
O Debian GNU/Linux é um Sistema Operacional livre, ou seja, não é necessário pagar licença para sua utilização. Os programas de software em Debian são lançados em pacotes, de modo que facilitem a distribuição e o gerenciamento. Como o próprio nome sugere, a condição do pacote além de indicar o estado presente dele, também indica que o mesmo foi removido, mas os arquivos de configuração ainda existem no sistema. Assinale a alternativa que apresenta essa condição.
“O gerenciamento de pacotes no Sistema Operacional Linux, distribuição Debian, pode ser feito de várias formas. Um dos gerenciadores mais conhecidos é o APT (Advanced Package Tool), sendo que no Debian ele é voltado para a distribuição e não apenas para a versão da distribuição Debian instalada. Para instalação, desinstalação e atualização, este comando é iniciado sempre com: apt-get [condição]. Uma dessas condições é utilizada para desinstalar o pacote e todos os seus arquivos de configuração.” Qual é o comando com a condição apresentada?
Nos Sistemas Linux para se trabalhar com arquivos e diretórios são necessárias permissões especiais. Por questões de segurança, é preciso que determinado usuário tenha a devida permissão, seja para executar, criar, alterar, ler etc. nos arquivos e diretórios. As permissões são definidas através do comando [chmod], onde: x = execução de arquivos/acesso a diretórios; w = criação/alteração/deleção de arquivos e diretórios; r = leitura de arquivos e diretórios; e, - = nada. Também são representados por números: x = 1; w = 2; r = 4; e, - = 0. Normalmente, os arquivos/diretórios estão relacionados ao dono, grupo ou outros, sequencialmente. De acordo com o exposto, analise o comando a seguir:
# chmod 745 /etc/ppp
(Considere que: 745 refere-se às permissões para o dono (7), grupo (4) e outros (5).)
Todo arquivo e/ou diretório nos Sistemas Linux pertence a um usuário (dono) e a um grupo. Grupo e dono são entidades diferentes, mesmo que os dois possuam o mesmo nome. A prioridade, sequencialmente, sempre será dono, grupo e outros, nessa ordem. Numa eventual situação, pode ser necessário efetuar a troca do dono e do grupo de um determinado arquivo e/ou diretório. Para essa finalidade um comando deve ser utilizado, desde que o respectivo usuário e/ou grupo esteja registrado no sistema. Quanto ao comando utilizado para alterar o dono e o grupo de um determinado arquivo e/ou diretório no Linux, assinale a alternativa correta.
Muitos equipamentos de informática, às vezes, apresentam problemas que podem estar relacionados à energia elétrica. Neste caso, é muito importante utilizar um estabilizador, no mínimo, a fim de garantir que a energia, caso apresente muita oscilação, não acarretará problemas no equipamento. Proteção, principalmente relacionada à energia elétrica, é essencial para evitar que o equipamento se queime. Os estabilizadores, filtros de linha e, em alguns casos, nobreaks, são muito importantes. “Uma dessas proteções desliga a fonte caso a mesma esteja puxando uma potência da rede elétrica acima de um valor configurado pelo fabricante.” O tipo de proteção definido refere-se à:
Identificar algum problema, quando um computador não está inicializando de maneira correta, ou não se tem muita experiência no assunto, pode não ser uma tarefa muito tranquila. Diversos autores trazem algumas dicas muito interessantes quando os problemas estão relacionados com memória, vídeo, teclados, entre outros. Vários contratempos podem ser identificados apenas com o tipo de bip que é emitido quando se liga o computador. Dependendo da BIOS do equipamento pode ter alguma variação, mas, no geral, alguns bips são bem definidos. “Imagine que ao ligar o computador escuta-se alguns bips com o seguinte padrão: três bips longos.” Qual é o tipo de ERRO que está sendo indicado?
Na instalação e customização de um sistema Linux Debian, uma partição única pode ser utilizada, sendo que uma partição de swap deve ser configurada separadamente. A swap é uma área, um espaço zerado, que permite ao sistema usar armazenamento de disco como se fosse uma memória virtual. Usuários mais experientes criam partições separadas, por questões de segurança. Acerca de alguns dos diretórios de instalação do Linux Debian, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. boot.
2. dev.
3. etc.
4. proc.
5. sbin.
6. opt.
( ) Pacotes de aplicativos e programas adicionais.
( ) Diretório virtual contendo informações do sistema (kernels 2.4 e 2.6).
( ) Arquivos de dispositivos.
( ) Binários essenciais do sistema.
( ) Configurações de sistema específicas da máquina.
( ) Arquivos estáticos do gerenciador de partida.
A sequência está correta em
A configuração de rede nos Sistemas Operacionais pode ser feita de duas maneiras: estática e dinâmica. Na configuração estática o usuário deve definir, manualmente, as configurações de rede da estação. Na configuração dinâmica, quem se encarrega de realizar as configurações da estação é o protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol – Protocolo de Configuração Dinâmica de Hosts). Este protocolo deve estar habilitado no servidor. Na distribuição Linux Debian, o arquivo dhcpd.conf dever ser configurado. Assinale a alternativa que apresenta o caminho correto desse arquivo.
O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol – Protocolo de Configuração Dinâmica de Hosts) é um protocolo da camada de aplicação, responsável por atribuir endereços IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet) às máquinas da rede, desde que o mesmo esteja habilitado no servidor. É um protocolo cliente-servidor, onde o cliente envia uma mensagem de solicitação, sendo que o servidor retorna a mensagem de resposta. O DHCP utiliza duas portas na sua operação, uma para origem e outra para destino. Quais são as duas portas que o protocolo DHCP utiliza?
No Windows XP, após a instalação, a melhor maneira de visualizar seus arquivos e, caso necessário organizá-los, é utilizar o Windows Explorer, pois com ele é possível ter uma visão de toda a estrutura de diretórios do Windows. No Windows XP (Configuração Local, Idioma Português-Brasil) quando se está trabalhando com o Windows Explorer, duas teclas têm funções muito importantes que são: exibir a caixa de diálogo Localizar com a pasta atual exibida na lista Pesquisar; e, Abrir a lista suspensa da barra de ferramentas Barra de Endereços. Essas duas teclas de função são:
Eventualmente, o Windows XP pode apresentar algum problema na inicialização. Geralmente, quando isso ocorre é porque houve um desligamento incorreto do sistema. Problemas de inicialização podem atrapalhar muito, ainda mais para quem depende do computador para trabalhar. Quando o Windows XP é o único sistema do computador, ou seja, a máquina não está em dual boot, o problema é, de fato, relacionado ao Windows. Para solucionar isso, muitas vezes é necessário reiniciar a máquina em Modo de Segurança, pois, dessa forma, algumas ações podem ser desfeitas, como, por exemplo, a desinstalação de algum aplicativo, mudança de configuração do sistema, dentre outros. Para acessar o Modo de Segurança, deve ser acionada essa ação ao reiniciar a máquina, através de uma tecla de função. Qual tecla deve ser acionada para acessar o Modo de Segurança, do Windows XP (Configuração Local, Idioma Português-Brasil)?
O gerenciamento de impressoras nos sistemas Linux é feito por um programa denominado CUPS (Common UNIX Printing System). O CUPS se tornou padrão para impressão em sistemas Linux e em sistemas operacionais do tipo UNIX. A configuração do CUPS pode ser feita a partir de um navegador, pois oferece uma interface baseada na Web para adicionar e gerenciar impressoras. Com o serviço cupsd em execução, para o gerenciamento de impressão, basta digitar no navegador localhost:
Servidores proxy normalmente fornecem acesso a servidores web http:// e https://, além de servidores ftp://. Ao contrário da permissão de acesso total à Internet, um servidor proxy permite que se faça solicitações apenas para determinados serviços fora da rede local. O serviço de proxy pode ser detectado automaticamente, ou também configurado manualmente. Na configuração manual, alguns campos devem ser preenchidos, como o HTTP Proxy, Port etc. O campo Port refere-se à porta que o serviço Proxy vai utilizar, que já é definida por padrão, considerando que essa porta pode ser alterada nas configurações de sua rede. A porta padrão utilizada pelo serviço Proxy é:
Recuperar senha