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Conforme Rios (2001), a filosofia ao refletir sobre a educação e ao problematizar seus fundamentos e os valores presentes no comportamento humano em sociedade, reveste-se de uma feição peculiar, pois considera a educação sob a perspectiva:
Queiroz e Moita (2007) discorrem sobre os fundamentos sociofilosóficos da educação, a importância dos seus estudos na formação docente e explicam que Fundamentos são os princípios básicos, o alicerce para o entendimento das outras disciplinas.
Conforme as autoras, para a prática pedagógica, esses estudos representam
De acordo com Ropoli (2010), uma escola é reconhecida como inclusiva, quando tem, como um dos seus princípios,
Celina Alves Arêas, em uma palestra na Conferência Nacional da Educação Básica, falou sobre a Função Social da Escola e concluiu sua apresentação expressando sua concepção de que a função social da escola envolve
De acordo com a Constituição Federal de 1988 (art. 205), a Educação no Brasil visa
A figura a seguir representa as dobras feitas em um círculo de papel, dividindo-o em partes iguais (setores circulares congruentes).
A medida do ângulo x, indicado na parte sombreada da figura, é igual a
Considere as raízes da equação x² + 13x + 22 = 0. Subtraindo-se a raiz menor da maior, obtêm-se
De uma folha retangular, de perímetro igual a 89 cm, recorta-se um quadrado de área 361 cm², obtendo um retângulo de largura x, como mostra a figura.
A largura x do retângulo, sombreado na figura, é de
O gráfico a seguir apresenta a quantidade de alunos de uma escola de cada tipo de sangue: AB, B, A e O. Apresenta também a quantidade de alunos com sangue Rh positivo e com Rh negativo.
Analise as quatro afirmações a seguir.
I. 60% dos alunos têm sangue tipo A.
II. 40% dos alunos têm sangue com Rh negativo.
III. Dentre os que têm sangue tipo B, 25% têm Rh positivo.
IV. Dentre os que têm sangue com Rh negativo, 37,5% têm sangue tipo O.
As duas únicas afirmações corretas são
A figura a seguir representa um algoritmo da divisão de 831 por um número natural da ordem de dezenas. Cada quadrinho da figura representa apenas um algarismo. Os dois últimos quadrinhos, localizados no lado esquerdo, representam o resto da conta finalizada.
Sabendo-se que o resto da divisão é o maior possível, é correto afirmar que o divisor é
Júlia, ao fazer uma promoção em seu bazar na segunda-feira, colocou à venda 60 canecas por R$ 24,00 cada uma. Como ela não vendeu todas as canecas na segunda-feira, no dia seguinte, ela diminuiu ainda mais o preço e passou a vendê-las por R$ 18,00 cada uma. Dessa forma, ela vendeu todas as canecas restantes na terça-feira. Júlia arrecadou o total de R$ 1.188,00 com a venda de todas as canecas. Assim, é correto afirmar que a diferença entre o número de canecas vendidas na terça-feira e o número de canecas vendidas na segunda-feira é de
A distribuição dos salários dos funcionários de um setor de uma confecção, segundo as funções que exercem, é apresentada na tabela.
O salário médio mensal desses funcionários é de R$ 2.290,00. É correto afirmar que o salário mensal de uma Cortadeira é de
Para produzir 1500 m de um cabo telefônico, 36 operários trabalham regularmente durante 6 dias. Mantidas as proporcionalidades, o número de dias necessário e suficiente para produzir 3000 m com 16 operários é
Observe a sequência composta de oito figuras.
Supondo que a regra de formação das figuras seguintes permaneça a mesma, a figura que deverá ocupara 519ª posição, nessa sequência, será:
A figura a seguir representa um trecho da reta numérica em que estão destacados os números racionais 0, x, y e 1.
Analise as quatro afirmações seguintes a respeito desses números
I. x . y < x
II. 1/y>1/x
III. y/x > 1
IV. x/y < x
As únicas duas afirmações corretas são
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