(1,0)
Em:
“... depois foi preciso fazê-lo compreender que...” A função sintática do termo em destaque em relação ao verbo compreender é
“Ocorre que no país apareceu um homem honesto. “ A oração em destaque é subordinada
“Vinham os ladrões, viam a luz acesa e não subiam. ” O período acima é
Em: “Mas, se paravam de roubar, ficavam pobres...” No período, a oração em negrito é subordinada
“Fizeram-se os contratos, estabeleceram-se os salários. ” Os termos em destaque classificam-se, respectivamente, como
Ainda sobre gênero, é correto afirmar que uma característica predominante nos gêneros textuais é a
Considerando a classificação de gênero primário e gênero secundário (Bakhtin, 1979), assinale a alternativa contendo exemplos desses dois gêneros, respectivamente.
A coerência e a coesão são mecanismo da textualidade que se estabelecem no texto a partir da:
Segundo o Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional), analfabeto funcional é aquele que, mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas do seu dia a dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente. De acordo com as teorias de compreensão como atividade inferencial, compreender o texto é, essencialmente, uma atividade de relacionar conhecimentos, experiências e ações em um movimento interativo e negociado. Concebendo a compreensão como processo, a leitura realiza-se a partir de diferentes horizontes. Nesse sentido, é correto afirmar que o processo inferencial está:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o texto como unidade básica do trabalho com o ensino de Língua Portuguesa e os gêneros não se desvinculam dos textos. Sobre esse propósito é possível afirmar:
Ⅰ ‒ Não é possível construir um texto (oral ou escrito) sem que se realize um gênero textual.
Ⅱ ‒ O domínio dos gêneros pode contribuir para uma participação social mais ampla, com vistas a um exercício mais pleno da cidadania.
Ⅲ ‒ A escola deve, prioritariamente, se ocupar dos gêneros primários, já que os secundários podem ser mais facilmente aprendidos noutras esferas mais cotidianas.
Ⅳ ‒ Quando se domina um gênero textual, domina-se uma forma linguística e não uma forma de realizar objetivos específicos em situações sociocomunicativas.
Das proposições pode-se afirmar que estão corretas apenas:
choque e edema cerebral.
A técnica anestésica que pode diminuir complicações perioperatórias e prover melhor analgesia pós-operatória em muitas cirurgias ortopédicas é a anestesia:
A redução do movimento ciliar e do fluxo mucoso na árvore respiratória está associada a complicações pulmonares no período pós-operatório. Com base em estudos feitos em animais, pode-se afirmar, analogamente para os seres humanos, que o anestésico com menor interferência no movimento ciliar, isoladamente, nas células epiteliais da traqueia é o:
A verificação mais importante do equipamento de anestesia, antes do início da mesma, é observar se existe:
O anestésico venoso que provoca mínimos efeitos na respiração e preserva a função cardíaca é
Recuperar senha