(1,0)
Homem de 67 anos de idade procura assistência médica referindo cefaleia há 2 meses. Relata que tem tropeçado em objetos que se localizam no lado direito do corpo. Há 2 semanas, tem apresentado piora da cefaleia pela manhã, associada a vômitos. Nega doenças prévias, febre ou etilismo; tabagismo há 35 anos (20 cigarros/dia). Exame físico: orientado, corado, afebril, eupneico e anictérico; força muscular normal nos 4 membros; visual: hemianopsia homônima direita.
A hipótese diagnóstica mais provável é de
Com relação à epilepsia, é correto afirmar:
No que diz respeito aos princípios fundamentais do Código de Ética Médica (Resolução CFM nº1.931/2009) previstos no Capítulo I, assinale a alternativa correta.
A imagem mostrada a seguir é observada em qual das seguintes doenças?
A esquistossomose mansoni constitui uma das mais disseminadas parasitoses afetando o homem. A doença constitui importante risco ocupacional em regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, representa um dos maiores problemas de saúde pública, estimando-se um total de 12 milhões de pessoas infectadas. Assinale a alternativa correta a respeito da esquistossomose.
Paciente do sexo masculino, 52 anos, diabético e hipertenso há 10 anos, deu entrada no pronto-socorro com dor lancinante em coxa direita há 2 dias associada a atrofia e fraqueza da mesma coxa. O diagnóstico provável é:
Em relação à síndrome de dor complexa regional tipo I (SDCR), assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo masculino, 50 anos, deu entrada no pronto-socorro com dor intensa ao redor do olho direito há 1 mês associada à parestesia da hemiface direita. Ao exame, observam-se miose e ptose do olho direito sem acometimento da sudorese. Qual o diagnóstico mais provável?
Em relação ao glioblastoma multiforme (GBM), assinale a alternativa correta.
Em relação à síndrome de Wernicke-Korsakoff, assinale a alternativa correta.
Homem, 67 anos, com cardiopatia isquêmica e fibrilação atrial, apresentou quadro súbito de hemiparesia incompleta proporcionada, hemi-hipoestesia táctil-dolorosa e hemianopsia homônima. Qual o diagnóstico?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome das estruturas indicadas pelas letras de A a E na imagem a seguir.
Homem branco, 53 anos, procurou o neurologista. A esposa relata alteração de memória, irritabilidade e episódios de hipomania associados a delírios persecutórios. Emagrecimento de 20 kg nos últimos 3 anos, segundo a esposa, decorrente de episódios frequentes de diarreia sem sangue e dor abdominal principalmente após alimentar-se. Ao exame neurológico, chama a atenção desorientação no tempo e espaço, agitação e presença de mioclonias em face e extremidades e oftalmoplegia vertical e horizontal. Qual o diagnóstico provável?
A meningite bacteriana (meningocócica, Haemophilus influenzae, stafilococo) representa emergência neurológica associada à significativa morbidade e mortalidade. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a idade ou fator predisponente ao tratamento indicado.
Homem de 34 anos apresenta ao exame neurológico as seguintes alterações: paralisia do neurônio motor superior ipsilateral e perda da propriocepção com perda da sensibilidade térmica e dolorosa contralateral. Qual o diagnóstico mais provável?
Recuperar senha