(1,0)
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia:
Com frequência, é preciso verificar as condições dos arquivos para realizar a transferência de documentos. Com a verificação e análise de documentos, saberemos para onde os transferir, se para o arquivo inativo ou morto, ou se permanecem no arquivo ativo. Os processos de transferência de documentos se dividem entre:
O documento que tem a função global de mostrar a situação pedagógica de cada aluno de uma determinada série, turma, disciplina, chama-se:
Para a realização da transferência, a secretaria escolar recebe a solicitação do interessado e procede à preparação do ______________, que é o principal documento desse processo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Todo ano ou semestre é realizada a renovação de matrícula dos alunos que já estão na escola, pois todo aluno matriculado no ano anterior tem direito a essa renovação. Analise as seguintes assertivas sobre alguns procedimentos que devem ser organizados pelo secretário escolar e sua equipe para a realização da renovação de matrícula:
I. Divulgar na comunidade escolar, com antecedência, informações sobre período e normas para a renovação de matrícula e pedido de transferência.
II. Compor as novas turmas depois do encerramento do período de matrícula, preparando as listas de matrícula por série, modalidade, turma e turno.
III. Após a renovação, fazer levantamento do número de vagas disponíveis para matrículas novas.
Quais estão corretas?
A secretaria também possui seus gêneros textuais peculiares, isto é, o conjunto de textos com configurações específicas, que pertencem a um contexto específico e que servem a uma esfera social. Que esfera social é essa?
Cada instituição pública ou privada, prestadora de serviços específicos, tem documentos que marcam as atividades que são realizadas nesse determinado contexto. A esses documentos chamamos de gêneros textuais:
Há trabalhos que são específicos da secretaria escolar e que devem ser observados, tais como, EXCETO:
Analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto aos princípios éticos da profissão.
( ) Manter sigilo profissional, zelando pelos assuntos administrativos e que dizem respeito à direção, aos coordenadores, aos professores, aos alunos, isto é, a todas as pessoas envolvidas no processo educativo.
( ) Evitar omissões, negligências e atos irresponsáveis que prejudiquem a instituição e as pessoas.
( ) Zelar pelas normas e procedimentos institucionais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Nem sempre a formação técnica para lidar com o trabalho é o suficiente para desempenhar bem as atividades atribuídas a ele. Hoje, precisamos aprender a estabelecer uma boa relação e interação com as pessoas, principalmente no contexto escolar. Para isso, é necessário observar, primeiramente, as seguintes atitudes:
I. A sensibilidade para dividir tarefas de forma equitativa entre os colegas de trabalho.
II. O respeito às leis e à hierarquia.
III. O respeito às pessoas.
Uma das condições para que a escola trabalhe de forma eficiente é manter a escrituração escolar e arquivos atualizados e organizados, assegurando a sua conservação, assim como, possibilitar a qualquer momento a verificação da vida escolar do aluno e dos profissionais da educação e da própria instituição. Com base nessa informação, os arquivos são classificados em:
Qual o nome do documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes?
Segundo o Manual de Redação, clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização e uso da norma padrão da língua portuguesa são características do(a):
Para a boa execução de suas atividades cotidianas, o secretário escolar deve:
I. Organizar os arquivos com racionalidade, garantindo a segurança, a facilidade de acesso e o sigilo profissional. Ter atualizadas as coleções de leis, pareceres, decretos, regulamentos e resoluções, bem como as instruções – circulares, portarias, avisos e despachos que digam respeito às atividades da escola.
II. Conservar o regimento da escola em local de fácil acesso a toda a comunidade escolar. Oferecer visibilidade às concepções pedagógicas, às normas e às diretrizes da escola.
III. Gerenciar os processos de matrícula e de transferência dos alunos, observando a transcrição fiel dos documentos originais – documento legível sem rasuras e incorreções.
O secretário escolar é um profissional essencial para o estabelecimento de ensino. Suas atribuições compreendem algumas atividades essenciais. NÃO é uma delas:
Recuperar senha