(1,0)
Entre as “10 novas competências para ensinar” propostas por Perrenoud, está a de organizar e dirigir situações de aprendizagem. Essa competência remete a competências mais específicas, quais sejam:
I. Descontextualizar as atividades propostas em sala de aula.
II. Construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.
III. Envolver os alunos em atividades de pesquisa.
Quais estão corretas?
Um dos conceitos mais importantes para compreendermos a obra de Vygotsky é o da:
Para Luckesi, avaliar é:
I. Diagnosticar.
II. Investigar.
III. Julgar.
IV. Selecionar.
Paulo Freire criticava uma concepção “bancária” de educação, que apresenta como características:
I. Relação de verticalidade entre professor e aluno.
II. Processo de ensino centrado na narração.
III. Valorização da memorização mecânica dos conteúdos.
IV. O educando é sujeito ativo do processo educativo.
De acordo com Celso Vasconcellos, são características de um Projeto de Ensino-Aprendizagem:
I. Planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula.
II. Quanto ao nível de abrangência, está subdivido em Projeto de Curso e Plano de Aula.
III. Possibilidade de reflexão da prática pedagógica.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular, _______________ é definida(o) como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
A Lei nº 9.394/1996, que dispõe as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Art. 3º, estabelece que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I. Respeito à liberdade e combate à tolerância.
II. Valorização da experiência extraescolar.
III. Vinculação entre educação escolar e práticas cívico-partidárias.
Quais estão corretos?
O Art. 28 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I. O sistema educacional inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como o aprendizado ao longo da conclusão do ensino médio.
II. A participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar.
III. As pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.
A Base Nacional Comum Curricular define um conjunto orgânico e progressivo de:
De acordo com o Plano de Carreira do Magistério do Município de Sapucaia do Sul, o Sistema Municipal de Ensino compreende as instituições mantidas pelo Poder Público Municipal de:
I. Educação Infantil.
II. Ensino Fundamental.
III. Ensino Médio.
Qual o tempo necessário para encher um reservatório de 10m³ de água, em que o abastecimento é feito com uma rede com vazão de 200 litros por minuto?
Para calcular o preço de venda de um serviço de pintura, um engenheiro, com base em uma composição unitária, apropriou como custo de mão de obra R$ 10,00/m² e de materiais R$ 10,00/m². Sabendo que a taxa de encargos sociais é de 100% e que o BDI é de 50%, qual o preço de venda do serviço por m²?
De acordo com o Ministério da Saúde – Saúde da Criança - Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar (2009) –, se a mãe apresentar Varicela, vesículas na pele cinco dias antes do parto ou até dois dias após o parto, recomenda-se o seu isolamento até que as lesões adquiram a forma de crosta. A criança deve receber Imunoglobulina Humana Antivaricela Zoster (Ighavz), disponível nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIES), que deve ser administrada em até:
Em relação ao tratamento da Tuberculose, qual das alternativas abaixo relacionadas não contempla as recomendações do Ministério da Saúde em Tratamento Diretamente Observado (TDO) da Tuberculose na Atenção Básica – Protocolo de Enfermagem (BRASIL, 2011)?
Analise as assertivas a seguir relativas à segurança industrial, marcando V, se verdadeiro, ou F, se falso.( ) Verificar a reatividade e incompatibilidade química de materiais armazenados.( ) Conhecer as classes e a simbologia de risco que estão normatizadas pela ABNT NBR 7.500/2011, mesma adotada pela ONU em convenção internacional.( ) Conhecer conceitos, como Limite de Exposição Ocupacional (ou Limite de Exposição), que é a intensidade ou concentração do agente de risco na qual a maioria dos trabalhadores pode se expor repetidamente, durante toda sua vida laboral, sem sofrer danos à saúde.A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Recuperar senha